Como NÃO se transformar em uma “bridezilla”: 10 dicas básicas!

Você está chegando lá, mas a sua sensação é de nunca chegar, sempre faltam milhões de coisas para fazer e você sente que não dará conta do recado. A lista de afazeres cresce, tanto quanto a sua ansiedade e o seu cansaço. CALMA!

Como podemos manter tudo sob controle, sem transformar-nos em vítimas do famigerado stress?

Como dormir em paz, quando a data se aproxima e a lista de coisas pendentes parece nunca diminuir?

Como não brigar com o seu amor, com a família e com os amigos íntimos durante a organização do seu grande dia?

Como ter outro assunto, que não o seu casamento, se o único que importa para você, neste momento, é precisamente o seu casamento?

Resumindo em uma palavra, muito bem inventada pelos americanos: Como não se tornar uma “Bridezilla“? – Sim, você entendeu bem: bride= noiva, zilla= Godzilla) Parece óbvio que você não quer parecer um dinossauro gigante e furioso!

Foto: www.brides.com

Talvez você esteja pensando: “comigo não vai acontecer”, mas saiba que é muito mais comum do que você imagina. Ser uma noiva monotemática e estressada é tudo o que você não quer, mas como fugir disso?

Veja estas 10 dicas imprescindíveis e coloque as mãos à obra. Com a nossa ajuda, você jamais será uma “Bridezilla!”

  • 1. Manter sua agenda atualizada e disponível

As famosas listinhas, que tanto amamos! Na verdade, recomendamos que você faça uma pasta virtual com todas as suas planilhas, orçamentos, fotos de inspiração, ou seja, tudo o que você necessita para a organização do seu casamento, e leve sempre com você. Faça cópias da pastinha e leve no seu tablet, no seu celular, no seu notebook.

Organizar um casamento é uma linda missão e jamais deve pegar você desprevenida. E mais: quanto mais prevenidos, mais relaxados você estará durante os preparativos, evintando ao máximo a metamorfose de bride, em “bridezilla“!

Se você tem pouco tempo e quer que saia tudo lindo, leia o artigo como organizar um casamento perfeito em 6 meses: conselhos das melhores assessoras e veja como é possível fazer tudo sair como você quer em tempo recorde.

Foto: Filippo Gabutti
  • 2. Fornecer orientações claras e precisas sobre o dress-code

É muito importante que os convidados saibam que tipo de festa vão encontrar. Já imaginou se você se casa à beira mar, com os pés na areia, na Pousada dos Sonhos, mas algumas convidadas não sabem e aparecem com sapatos de salto vertiginosos?

A primeira imagem que seus convidados vão ter do estilo do seu casamento são os convites, e o dress code deve vir especificado nele, para que os seus convidados se sintam confortáveis e à vontade. Deixe claro, onde será e como será!

Foto: Pousada dos Sonhos
Foto: Pousada dos Sonhos
  • 3. Organizar as mesas do buffet com antecedência e critério

Studio Fotografico di Giovanni Federico
Foto: Giovanni Federico

Lembre-se que as mesas mal organizadas são das coisas que os convidados mais reclamam nos casamentos! Depois de escolhido o local do casamento, é fundamental preparar, com amor e dedicação, a distribuição de todos os convidados nas mesas da recepção.  Tenha especial atenção com os convidados que vão sozinhos e não conhecem muita gente; tente colocá-los juntos, ou então em uma mesa com pessoas que você pensa que podem ser compatíveis com eles.

Foto: Blanca Gelo

Você sabia que dentro do site de casamento do Zankyou você pode criar seções gratuitas e ilimitadas que podem incluir um presente especial para os padrinhos e madrinhas, a organização  das mesas – que possibilitam adicionar indicações sobre os convidados, dress code e muito mais?

  • 4. Pensar em um menu especial

Algumas vezes estamos tão entretidos com o resto dos preparativos, que esquecemos de uma parte muito importante: o buffet. Anos depois do seu casamento, é provável que os seus convidados ainda lembrem da festa e possivelmente, da comida – para bem, ou para mal.

Portanto, se esmere nesta questão e antes de começar a pensar no menu, descubra se você tem algum convidado vegetariano, celíaco, vegano ou diabético – se você tem muitas crianças, também é bom pensar em um menu infantil que agrade à todos os pequenos, já que se eles gostarem da comida, estarão um bom tempo entretidos e deixarão que os seus pais (e o resto de convidados da mesa) desfrutem de uma refeição tranquila.

Foto: Buffet França
Foto: Buffet França
  • 5. Divertir os convidados

A ideia aqui é ter um convidado feliz e satisfeito que lembre do seu casamento como um dia divertido e maravilhoso. Veja algumas dicas de divertidos jogos e brincadeiras para seu casamento.

Foto: Dri Castro
Foto: Dri Castro
  • 6. Não deixar os seus convidados esperando muito tempo

Jamais deixe os seus convidados esperando. De pé, menos ainda! Se a sua família é enorme e você vai ter que ficar um bom tempo no local da cerimônia para terminar as fotos de família, certifique-se de que os convidados cheguem à recepção e encontrem um coquetel esperando por eles. Ao menos as bebidas devem estar disponíveis.

Foto: Patricia Figueira
Foto: Patricia Figueira
  • 7. “Hasta la lista, baby!”

Não receba presentes repetidos, nem coisas que você não quer ou não necessita. Dentro do site do Zankyou você pode criar diferentes listas de casamento:

  • Lista de casamento para a Lua de mel

  • Lista de casamento para convidados internacionais

  • Lista de casamento solidária

  • Lista de casamento ecológica

Com todas elas você poderá receber, em dinheiro, a totalidade do valor do presente direto na sua conta bancária e ainda criar os seus próprios presentes e cotas de lua de mel. Portanto, nossa recomendação é que você faça a sua lista com antecedência e organização.

Foto: Lista no Zankyou
  • 8. Ter sempre um “plano B”

Encare a organização do seu casamento de frente e assuma que no mundo, não há nada perfeito, e que justamente por não ser perfeito, é interessante e estimulante. Exemplos de “plano B“?

Por mais que você saiba que o seu casamento ao ar livre será no verão, e que a probabilidade de chuva é mínima, certifique-se de dispor de tendas ou de um local interior que possa abrigar confortavelmente a todos os convidados.

A sua rota de casa à igreja – sem congestionamento – dura 30min? Saia com 45min de antecedência e espere para entrar ao local, a umas poucas quadras da cerimônia.

A ideia aqui é se certificar de que nada saia errado, apesar de sair errado. O plano B é bom para tudo e uma noiva precavida vale por 1000 – e o melhor: fica quase nula a possibilidade de virar uma bridezilla!

Foto: Ezio Philot
Foto: Ezio Philot
  • 9. Ler, ir ao cinema, praticar esportes, VIVER!

O perigo da noiva monotemática não é apenas para os amigos e familiares, é para ela mesma. Quando somente pensamos em uma coisa, no lugar de conseguir organizar e desfrutar, a transformamos em obsessão, e as obsessões são contraproducentes já que nos fazem ver através de uns olhos contaminados: só vemos uma faceta, aumentamos problemas, enxergamos defeitos onde só existem virtudes, enfim, mergulhamos em um mundo irreal e feio – o contrário do que deve ser a organização do nosso casamento!

Para que esta obsessão não aconteça, siga com os seus hábitos de sempre, tente relaxar vendo um bom filme e leia um livro que te deixe totalmente apaixonada e pratique o seu esporte favorito.

Se você gosta de cinema, pode unir o útil ao agradável relaxando e se inspirando para o seu casamento. Veja o artigo ideeias fantásticas de casamento: 7 filmes para copiar a atmosfera, cores e detalhes!

Foto: Patricia Figueira
  • 10. Respirar e Relaxar

Ao aproximar-se a data, a tensão aumenta, e é certo que a noiva tem uma única preocupação: não estar preocupada. O stress pode causar perda de cabelo, oleosidade na pele, ansiedade, fazer com que você se alimente demais ou de menos, e durma pouco. Portanto – há que evitá-la ao máximo!

Nossa dica, neste sentido, é uma só: faça tudo o que você puder, e se ao chegar o dia, você não cumpriu com as suas metas, relaxe e desfrute do momento. Pense que os problemas não são verdadeiramente problemas, e sim a nossa atitude diante deles.

Os seus convidados não vão estar atentos se o topo do bolo não saiu como você queria, ou se o bar não está montado no lugar que você queria. Eles vão lembrar do seu sorriso, de quanto se divertiram e da felicidade que vocês irradiavam.

Com essas dicas simples, tenha certeza de que você se parecerá a uma Bride-angel e jamais a uma Bridezilla“!

Leia o artigo 10 hábitos saudáveis de casais felizes: o número 5 faz toda a diferença! E se prepare para viver uma eterna lua de mel ao lado do seu amor.

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação