Como escrever os votos de casamento perfeitos: 11 dicas SUPER efetivas!

Os votos de casamento personalizados são a dose extra de emoção em uma cerimônia de casamento. É praticamente impossível segurar as lágrimas de felicidade a cada palavra dita pelos noivos no altar. É um momento único, especial e inesquecível para noivos e convidados.

Veja 10 votos de casamento inspiradores que vão te emocionar. Aproveite e assista aos vídeos de casamento mais emocionantes de todos os tempos. É muito AMOR!

Dri Castro FotografiaSaiba mais sobre “Dri Castro Fotografia”
Foto: Dri Castro

Se você também quer surpreender o seu amor com uma declaração de tirar o fôlego mas não sabe por onde começar, fique atento às nossas dicas para escrever os votos de casamento perfeitos. Mãos à obra!

1. Todas as ideias são válidas!

Antes de escrever a versão final dos seus votos de casamento, anote todas as suas impressões sobre a pessoa amada, assim como todas as ideias de texto que surgirem ao longo do processo. Algumas perguntas podem dar a direção sobre o conteúdo do discurso:

  • Quais são as principais características dela?
  • Quais são as melhores qualidades?
  • O que fez você se apaixonar por ela?
  • Qual memória de vocês juntos é a mais marcante e feliz? Se existem várias, qual o emocionaria ao ser recordada?
  • Em que situações ela é a melhor companheira?
  • Existe alguma frase que ele te diz que poderia ser usada no discurso?
  • Quando você descobriu que gostaria de ficar ao lado dela para sempre?
  • O que você sentiu quando vocês se beijaram pela primeira vez?
  • O que você sentiu quando aceitou/fez o pedido de casamento?
  • O que vocês gostam de fazer juntos: assistir séries de TV, cozinhar, viajar?
  • O que você gostaria de continuar fazendo com ele a vida inteira?
  • Vocês têm alguma música-tema? Existe algum verso dela que poderia ser usada nos votos?
  • Você quer prometer algo a ele? O quê? Faça promessas reais e que você esteja disposto a cumprir.

Depois de escrever tudo, selecione as melhores ideias com uma caneta marca-texto.

Saiba quais são as 28 realidades que os casais SÓ descobrem quando vão morar juntos

Thay Rabello FotografiaSaiba mais sobre “Thay Rabello Fotografia”
Foto: Thay Rabello Fotografia

2. Estabeleça um prazo

Sabemos que muitos noivos preferem o calor da emoção do grande dia para escrever os votos de casamento, mas essa é uma atitude arriscada. Imprevistos podem acontecer e não dar tempo de elaborar a sua declaração de amor com calma. No caso das noivas, ainda é preciso se preocupar com cabelo, roupa e maquiagem.

Evite o estresse! Você pode escrever a versão final dos seus votos alguns dias antes do casamento. No dia, se achar necessário, faça algum ajuste.

25 coisas que os “casais perfeitos” fazem para seguir sendo perfeitos!

Foto: Carol RitzmannSaiba mais sobre “Foto: Carol Ritzmann”
Foto: Carol Ritzmann

3. Faça as suas anotações sempre no mesmo lugar

Reserve um espaço exclusivo para escrever tudo o que vier à sua mente: pode ser num caderninho de anotações, num arquivo do computador, numa pastinha dentro do seu e-mail, ou até mesmo uma nota de texto no celular. O importante é juntar as ideias num mesmo local, para que nada se perca e fique tudo organizadinho.

Foto: Lidiane GomesSaiba mais sobre “Foto: Lidiane Gomes”
Foto: Lidiane Gomes

4. Escolha um local calmo

QUE EMOÇÃO! Você está prestes a compor a declaração de amor mais importante da sua vida. Portanto, é preciso preparar o ambiente para esse momento tão especial. Vá para um local calmo (parque, margem de um rio, orla da praia, seu canto preferido da casa), ouça músicas que tenham a ver com o amor de vocês, leve uma foto da pessoa amada e inicie seus votos de casamento sem pressa.

Imagine-se diante do seu amor e pense: se eu pudesse dizer apenas uma frase para essa pessoa, qual seria? Você pode começar o seu texto com essa frase. Depois, use suas anotações grifadas para escrever o restante do discurso.

5. Abra o seu coração

Leia em voz alta tudo o que escrever. Quanto mais natural for o discurso, mais emocionante ele será. Use palavras simples, frases curtas e parágrafos objetivos.

6. Suas palavras devem expressar seus sentimentos

Não procure fórmulas prontas para escrever o seu texto. Respeite seu estilo na hora de elaborá-lo e diga o que sente vontade. Sinceridade e autenticidade são imprescindíveis para tocar o coração do seu noivo ou noiva.

INSPIRAÇÃO TOTAL! Casamento dos Rafas: a declaração de amor mais linda do planeta.

Amô de FotografiaSaiba mais sobre “Amô de Fotografia”
Foto: Amô de Fotografia

7. Seja positivo

Por um momento, esqueça que seu amor tem algum “defeitinho”. Exalte as qualidades dele, tudo o que você sente de bom quando está perto dessa pessoa e por que está se casando com ela.

Também evite colocá-lo em alguma situação constrangedora. Se você optar por falar algo mais descontraído, não diga nada que possa constranger o seu aor. Os convidados devem sorrir com vocês, e não DE vocês.

8. Seja breve

Declarações longas podem cansar os convidados e fazer com que eles comecem a pensar na no buffet. Queremos que eles prestem atenção em cada palavra dita. Por isso, evite uma declaração com mais de dois minutos. Isso ajuda, inclusive, os fornecedores de vídeo na hora da edição do filme do casamento.

Você sabe quais são as 12 diferenças entre o eterno namorado e o futuro marido?

Lentes Claras FotografiaSaiba mais sobre “Lentes Claras Fotografia”
Foto: Lentes Claras Fotografia

9. Pratique o discurso

Quando o texto estiver pronto, pratique uma, duas, três, dez vezes… Até que ele seja declamado espontâneamente. Faça isso, de preferência, de frente para o espelho.

10. Escolha um papel lindo. Capriche!

Passe o texto para um papel bem bonito (ele pode virar um quadro depois da cerimônia) e entregue-o para um dos padrinhos ou para a assessora de casamento. Ela ficará responsável em devolvê-lo no momento certo. Se quiser garantir, também envie os votos para o seu e-mail.

Definitivas: 9 pistas para saber se o seu amor pode ser a sua alma gêmea!

Foto: William Bucholtz Fotografia

11. Respire fundo. Chegou a hora!

Chegou o momento tão esperado! Respire fundo e faça a sua declaração olhando nos olhos do seu amor. Se você ficar nervoso e gaguejar, não se preocupe. Todos já estarão emocionados o suficiente para achar esse gesto fofo demais. Dê uma pausa, sorria e continue!

Estão a ponto de inaugurar a casa nova? 40 dicas para recém-casados entrarem na casa nova com o pé direito!

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação