Publicidade

7 conversas pré casamento que evitarão um futuro divórcio: a 4 é básica!

Há assuntos que alguns casais preferem evitar a todo custo. Mas se você quer ter um casamento feliz, é melhor criar coragem para tratar destes 7 temas antes de subirem ao altar.

7 conversas pré casamento que evitarão um futuro divórcio: a 4 é básica!
Foto: Renata Philipo Fotografia
  • Vida a dois
  • Conselhos
  • Noivos

Um casamento é sempre uma boa notícia. Casais de namorados ficam tão animados com a ideia de celebrar seu amor e dar um novo passo na vida a dois, que muitas vezes deixam passar aquelas questões que parecem pequenas na rotina de quem ainda não vive junto.

Conversas antes do casamento para evitar o divórcio

Publicidade

A má notícia? Esses “detalhes” podem crescer e virar um grande problema depois do casamento. Para ajudar você a identificar os pontos críticos de uma relação a dois, listamos sete pontos fundamentais que merecem uma conversa séria antes do “sim, aceito”.Não perca:  9 regras básicas da ‘DR’ construtiva: a 4 é fundamental

1. Filhos, eu?

Essa é uma das conversas mais importantes para se ter antes do casamento. Vocês dois querem filhos? Quantos? Em que momento? De que forma desejam educar as crianças? São perguntas que devem ser discutidas para evitar decepções futuras. Vale lembrar também que, embora a maior parte das pessoas sonhe em ter a sua própria família, existem homens e mulheres que não têm essa certeza, ou ao contrário, que estão seguros de que não querem ter filhos. É fundamental vocês terem bem claras as expectativas um do outro nesse aspecto.

2. Quem casa quer casa?

Parece bobagem falar sobre esse assunto, mas é fato que a rotina da casa desgasta o dia a dia e é uma das principais razões de discussões frequentes entre casais. E, acredite, vocês não querem chegar cansados do trabalho e ainda ter que brigar porque um não lavou a louça e o outro não tirou a roupa do varal. Os cuidados com a casa costumam ter maior impacto para casais que sempre moraram com os pais. Sentar e ter uma boa conversa antes do problema surgir entre vocês, é o melhor caminho.

Veja os 51 compromissos de amor que vocês devem assumir antes do casamento: o 22 é importantíssimo!

salvar
Foto: Samuel Campos Fotografia

3. Dinheiro não traz felicidade, mas que ajuda, ajuda!

Essa pode ser uma conversa delicada, especialmente se vocês têm situações financeiras diferentes. E por essa mesma razão, ela é necessária. O que é importante para vocês? Ter uma casa? Trocar de carro todo ano? Viajar o máximo possível? Guardar dinheiro para uma emergência? E as contas da casa, serão divididas igualmente ou pagas por quem ganha mais? Muita gente evita falar em dinheiro, mas esse é um assunto bem mais fácil de se discutir antes de os problemas aparecerem.

4. Fidelidade ou  lealdade?

É bem possível que, como namorados, vocês já tenham estipulado os termos do relacionamento: se é exclusivo ou se trata de uma relação mais aberta. Mas, para muitas pessoas, uma traição não se dá apenas quando o parceiro se envolve amorosamente com outra pessoa. O que acham de conversas com estranhos no facebook? Flertes ‘inocentes’ com colegas de trabalho? Deixem claro os limites de cada um com relação à infidelidade e sejam sempre sinceros e leais um com o outro.

Confira 7 dicas para os recém-casados organizarem as suas finanças: a 3 é infalível!

salvar
Foto: Stefano Aguiar Fotografia e Casamentos

5. Almoço de domingo

Você faz questão de almoçar com seus pais todo domingo. Ele não abre mão de ficar com a família no Natal. Agora que vocês têm uma vida a dois, como resolver isso? Para evitar discussões sérias, sentem-se e conversem sobre o quanto cada um está disposto a abrir mão dos seus hábitos familiares. Pode ser que um decida acompanhar o outro em tudo. Pode ser que vocês decidam manter as coisas exatamente como sempre foram. O importante, sempre, é chegarem, numa boa, a um consenso.

Família: TUDO o que você precisa saber sobre ELES antes do casamento!

6. Liberdade individual

Essa é uma questão que dificilmente surge entre recém-casados. Quando ainda estão na fase de lua de mel, homens e mulheres tendem a abrir mão de suas atividades individuais pelo prazer de estar com o outro. Mas uma hora, a vontade de retomar aqueles momentos só seus, volta. E aí é importante que os limites estejam estabelecidos. Com que frequência vocês acham aceitável que cada um saia com os amigos? Que programas vocês não abrem mão de fazer um com o outro? Dar espaço e ter o seu próprio espaço dentro de uma relação é algo fundamental para que ela seja saudável e longeva. Afinal, quem ama quer ver o outro feliz, não é verdade?

salvar
Foto: Samuel Campos Fotografia

7. Carreira

Às vezes a convivência como namorados não é suficiente para que um entenda o quanto o outro está disposto a se sacrificar pela carreira. Você tem planos de fazer uma pós, aproveitar as próximas férias para fazer um curso no exterior, vai ficar até mais tarde no trabalho o quanto for necessário para mostrar para o chefe que merece uma promoção? Esses comportamentos podem ser facilmente compreendidos se vocês têm trabalhos e ambições semelhantes. Se não têm, podem ser o início de um problema. Cada pessoa lida com o trabalho e a carreira de uma forma. Esclarecer seus planos e expectativas e sua disponibilidade para o trabalho pode poupar discussões futuras.

salvar
Foto: Diogo Gaspar

Antes do casamento é fundamental que vocês deixem claro quais são os hábitos que incomodam um ao outro. Entenderem juntos o quanto cada um está disposto a ceder e ajustar seu comportamento e sua rotina. A vida a dois é uma constante negociação. Ou, de forma mais poética, uma dança em que os dois precisam ter os passos bem ensaiados para manter a harmonia e celebrar uma vida juntos.

Publicidade

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Comentários (3)

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!