8 dicas para um casamento tradicional

Buquê de rosas, terço, véu, grinalda e o pai acompanhando até o altar. Foto: Rafael Porto

Quando se fala em casamento, e a expressão usada é “casar de véu e grinalda“, isso significa que o casamento será como “manda o figurino” e vai cumprir todos os rituais dos casamentos realizados há décadas. Nesse caso, o que teremos pela frente é um casamento tradicional.

Embora, atualmente, exista um mercado que vem oferecendo inúmeras opções para a personalização e modernização do casamento, ainda existem muitos casais que optam por manterem as tradições na hora de oficializar a sua união.

Do noivado (com o pedido formal da mão da noiva ao seu pai) até os assuntos pós festa, cada passo é tomado com base naquilo que as gerações anteriores já faziam.

1- Convites:

Os convites para um casamento tradicional vem com a caligrafia de letra cursiva, o texto escrito totalmente por extenso. Os pais dos noivos convidam para a cerimônia e recepção. Papel claro, neutro e discreto, dentro de um envelope, tudo bem clássico.

Tons claros e simplicidade nos convites para um casamento tradicional. Foto: Papel e estilo

2- Roupas:

O vestido evasê, o sapato branco discreto, o véu e a grinalda, são itens indispensáveis para compôr o visual da noiva tradicional. O noivo, de fraque e cravo na lapela, como se casou seu avô.

Idéias de sapatos lindos, sem fugir aos tradicionais. Foto: Wedding Aces

3- Decoração:

As flores mais comuns são as rosas, por exemplo. Os arranjos são bem arrumados e simétricos. As cores costumam ser discretas e os tons são mais neutros, sem muita ousadia.

Rosas em arranjos bem arrumados para decoração. Foto: Rafael Porto

4- Buffet:

Nada de finger food, de sushi ou qualquer comida mais moderna ou original. O cardápio básico servido à inglesa, por garçons, é o mais adequado para os casamentos tradicionais.

5- Música:

Na cerimônia, um coral regido por um maestro, canta um repertório de músicas clássicas, típicas desse tipo de evento. Na festa, também é usado um repertório tradicional de casamentos, mas a abertura fica por conta da valsa, com a qual o casal terá sua primeira dança.

A tradicional valsa é a primeira dança do casal. Foto: Carlos Leandro

6- Doces:

O bem casado é indispensável e não devem ser substituído pelos famosos cupcakes ou macarons. Eles devem ser embalados em papel crepom e são presença garantida nas celebrações tradicionais.

O bem casado não pode faltar em um casamento tradicional. Foto: Carlos Leandro

7- Fotos:

O álbum terá muito mais fotos em que o casal, padrinhos e convidados estarão posando do que em momentos de descontração. O roteiro de fotos deve ser repassado com o fotógrafo para não faltar nenhuma foto clássica.

8- Convidados:

Durante a festa, os recém-casados passam de mesa em mesa cumprimentando todos os seus convidados e agradecendo suas presenças nesse momento tão especial.

Casamento tradicional pede foto tradicional. Foto: Rafael Porto

Depois de ler todas essas dicas sobre um verdadeiro casamento tradicional, o que você decide? Seguir os passos de sua avó em seu casamento ou inovar é mais a sua cara?

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Comentários (6)

Raquel
10 ago de 2011

As novidades estão aí, mas ainda existem muitas noivas com o sonho de se casarem ao modo tradicional!

Responder
Dea
10 ago de 2011

O mais gostoso é mesclar o moderno com o tradicional :)

Responder
Pricarvalho
10 ago de 2011

Sou 100% a favor do casamento à moda antiga!

Responder
Mari Barbosa
10 ago de 2011

Nada contra casamentos modernos, só não acho legal quando nenhuma característica dos tradicionais é mantida…

Responder
Carol
3 nov de 2015

Eu irei me casar basicamente 100% em um casamento tradicional!!!
Sem muitos “frufrus” ou “funks” no meio da Valsa!!!

acho muito mais elegante, pois é um momento sério…. deixamos as brincadeiras para os “chás” que são bem-vindos rsrsrsrrs

Responder
Rafaela
3 dez de 2015

O meu casamento será no estilo tradicional, mas toda regra tem sua exceção né!?
Nada de valsa e nem de sair mesa em mesa comprimentando convidado, perdemos toda a festa fazendo isso. Quero fotos descontraídas também, o álbum tem que ser composto por emoção e não por fotos “padrões”. Acredito que algumas coisas podem ser modernizadas nas cerimônias tradicionais..

Responder

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação