BR Login
BR

9 GASTOS que você NÃO incluiu no orçamento do seu casamento, mas eles EXISTEM!

Decidir o quanto será investido na realização do seu sonho é fácil, o difícil é não ter surpresas com gastos inesperados, aqueles que você nem imaginou que existiam ou simplesmente esqueceu de incluir na sua planilha! São vários detalhes, como documentos, taxas e até mesmo a limpeza do salão após a festa, que podem acabar pesando (e muito!) no seu bolso!

Foto: Matthew Morgan

Informe-se sempre sobre cada detalhe, e preste muita atenção em todos os contratos oferecidos por fornecedores! Algumas taxas podem não estar descritas nestes documentos, como as de serviço cobradas por hotéis e buffets, aumentando consideravelmente o valor combinado!

Se possui um orçamento apertado, Aproveite Tudo o que o Zankyou oferece e organize o seu casamento 100% online e de forma gratuita!

Daniel Henrique FotografiaSaiba mais sobre “Daniel Henrique Fotografia”
Foto Daniel Henrique Fotografia

1.Ajustando o vestido

De uma forma geral, quando o vestido é alugado, os gastos com ajustes já se encontram dentro do valor do aluguel, mas quando a noiva opta pela compra, pode se deparar com custos não previstos, principalmente se decidiu perder aqueles quilinhos extras antes da cerimônia! O tipo de ajuste irá determinar o valor, que poderá se apresentar bem “salgado”, caso o vestido passe por uma grande modificação!

Conheça nosso Miniguia para aprender a correr em 8 semanas: noivas na medida!

Noivas na MedidaSaiba mais sobre “Noivas na Medida”
Foto divulgação Noivas na Medida

2.Burocracias e afins

Se o casamento tiver uma cerimônia religiosa, informe-se sobre as taxas cobradas pela igreja! Se ela não for a paróquia da sua região, poderá apresentar valores mais altos, os chamados custos de locação! No caso do cartório, os noivos devem se precaver, buscando informações sobre os documentos necessários, certidões e autenticações! Em alguns casos, estes valores podem ser bem altos, principalmente quando um dos noivos é estrangeiro!

Sergio Ronaldo FotografiasSaiba mais sobre “Sergio Ronaldo Fotografias”
Foto Sergio Ronaldo Fotografias

3.Uma pequena… Taxa de serviço

Alguns fornecedores, como buffets e hotéis, não costumam incluir as taxas de serviço quando passam seus valores para os noivos. De uma forma geral, estas taxas costumam estra entre 10% e 22% sobre o valor total do serviço oferecido, por isso, sempre busque informações claras, perguntando sobre possíveis custos extras para que não haja nenhuma surpresa negativa no momento de fechar o contrato.

Conheça os 9 passos para conseguir o melhor dos seus fornecedores: dicas TOP de uma coach de noivas!

Foto: Danielle Capito

4. Já não vou querer

Floristas, decoradores, cerimonialista, DJ’s, e outros tantos fornecedores devem ser contratados com bastante antecedência para evitar problemas na organização do seu casamento. Porém, com o passar do tempo, pode ser que os noivos não fiquem satisfeitos com algum tipo de serviço, e aí vem a dúvida: mudo, ou não, de fornecedor?

Se resolver mudar, o casal terá que arcar com o valor da rescisão e poderá, inclusive, perder parcelas que já foram pagas! Por isso, o ideal é procurar empresas especializadas e com muitas avaliações positivas visando minimizar qualquer tipo de erro.

5.Que a festa continue!

A maioria dos espaços onde são realizadas as recepções, oferecem pacotes básico com entre 6 e 8 horas, tempo que pode ser prorrogado. Neste caso, o ideal é perguntar sobre o valor referente às horas extras com certa antecedência para, posteriormente, decidir se o “show must go on” ou não

Outros profissionais, como fotógrafos, buffet e bandas também costumam cobrar por estas horas, por isso fique atento, pois todos estes gastos podem elevar consideravelmente seu orçamento!

Foto: Miluska Zavaleta

6. Desce dois, desce mais

É lógico que os noivos sempre vão querer o que há de melhor para os seus convidados, inclusive quando pensam em relação às bebidas que serão oferecidas! Desta forma, o contrato fechado com o buffet deve estar bem claro em relação ao que será oferecido. Geralmente, bebidas não alcoólicas fazem parte do contrato, mas vinhos, certos tipos de cerveja, coquetéis e champanhe são cobrados à parte! Peça um orçamento prévio com todos os valores discriminados e converse com seu cerimonialista para ter uma ideia da quantidade que deverá ser oferecida para evitar um possível susto no momento de pagar a conta!

Dica: Alguns estabelecimentos têm a famosa  “taxa de rolha” cobrada sobre as bebidas fornecidas pelos noivos. A taxa é cobrada em cada garrafa aberta durante a recepção, com a justificativa de que há o trabalho de servir estas bebidas. Por isso, fique de olho e informe-se sobre os valores!

Não deixe de oferecer Drinques sem álcool no seu casamento: seus convidados vão adorar!

Ana Paula AguiarSaiba mais sobre “Ana Paula Aguiar”
Foto: Ana Paula Aguiar

7. Ai, o vinho caiu!

Móveis, copos, pratos e outros objetos decorativos geralmente são alugados e podem ser quebrados ou sofrer danos durante a recepção! Neste caso os noivos devem pensar nas seguintes possibilidades:

  • Contratar um seguro: um gasto extra que vale a pena! Principalmente se tiver um número grande de convidados e uma festa regada à muita bebida e diversão!
  • Guardar um fundo para emergências: lembre-se que podem ocorrer vários acidentes, como louças quebradas ou vinho derramado no sofá! A cobrança pode surpreender com um valor relativamente elevado, por isso, pergunte para o seu fornecedor quais são os valores caso haja algum dano e guarde dinheiro suficiente projetando que 10% dos objetos poderão ser danificados.
Aline Lelles FotografiaSaiba mais sobre “Aline Lelles Fotografia”
Foto Aline Lelles Fotografia

8. The day after

A festa acabou e teve final feliz, mas isto, infelizmente, não significa o fim dos gastos. Consulte o local escolhido e certifique-se de que a limpeza e a retirada da decoração façam parte do contrato. No caso de festas em casa de amigos ou parentes, é de bom tom contratar alguém para fazer a limpeza e evitar que o seu anfitrião tenha qualquer desgaste após a recepção. Desta forma, o casal poderá partir para a lua de mel, sem se preocupar com a bagunça que ficou para trás!

9. Vou de táxi, cê sabe

Parece bobagem, mas não é! A vida muda durante a organização de um casamento e os noivos passam a se deslocar muito mais do que em dias normais! São visitas a fornecedores, lojas, provas de doces e, não necessariamente, estes locais serão próximos à sua casa. O gasto com gasolina, táxi e outros meios  de transporte acabará pesando no orçamento, por isso, lembre-se de incluir estes valores do dia a dia no orçamento geral.

Sergio Ronaldo FotografiasSaiba mais sobre “Sergio Ronaldo Fotografias”
Foto Sergio Ronaldo Fotografias

Ter uma reserva para emergências é sempre uma boa ideia! Procure determinar qual será o orçamento que pretende utilizar no seu casamento e guarde, pelo menos, entre 5% e 10% deste valor! Desta forma, estará evitando dívidas e preocupações no início de sua nova vida!

Pensando em sua vida futura, aprenda Como passar BATIDO por TODAS as crises do casamento: experts dão as dicas!

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação