BR Login
BR

Como conquistar um coração no primeiro encontro: 7 dicas que funcionam!

A primeira impressão é a que fica. Todos conhecem a velha máxima que tem sido usada também por especialistas que estudam a ciência e o comportamento humano. E eles garantem: é possível conquistar o seu amor logo no primeiro encontro.

A coach internacional Carol Kinsey Goman explica que é justamente no primeiro contato com um desconhecido que o cérebro provoca uma série de perguntas tais como: essa pessoa é confiável? Ou é melhor ser precavido? A partir daí nos preparamos para agir.

Descubra também porque a Ciência afirma: quem decide o SEU futuro amoroso é o seu NARIZ!

Foto: Lentes Claras

1. Saber ouvir

Uma das melhores maneiras de cair nas graças de um desconhecido logo no primeiro contato é ser um bom ouvinte. Quem garante é o chefe do Programa de Análise do comportamento do FBI (Isso mesmo! O pessoal do seriado Criminal Minds!). O primeiro conselho do especialista é “conhecer as opiniões da outra pessoa sem julgar”. A tática funciona mesmo porque as pessoas, em geral, gostam de falar sobre si. O investigador afirma que quando alguém nos escuta o cérebro produz um prazer ilimitado, semelhante ao que produz a comida ou o dinheiro. Portanto, fique atento ao que vocês conversam desde o primeiro encontro. Aproveite a oportunidade para mostrar que você sabe ouvir.

2. Mostrar interesse

Não adianta nada ficar apenas quietinho escutando. Para cair nas graças do seu interlocutor você precisa mostrar interesse. É importante não interromper e demonstrar que está escutando com interesse e atenção, balançando a cabeça de vez em quando e fazendo perguntas. Mesmo que você não domine o assunto, pequenos gestos ajudam a ser simpático e dar a impressão de que você realmente está interessado em ouvir atentamente o que o outro tem a dizer.

Foto: Ricardo Ranguetti

3. Criar conexões

O neurocientista David Rock explica que um simples aperto de mãos, ou a existência de amigos em comum podem produzir oxitocina (hormônio associado à confiança e ao amor). Na prática, isso acaba criando uma conexão com a outra pessoa. “Quando conhecemos uma pessoa, o primeiro que queremos saber é se ela é do nosso meio”, explica. Procure descobrir as origens de vocês dois, o que vocês têm em comum, que tipo de música e comida apreciam, pra onde viajaram ou gostariam de ter viajado, livros ou filmes também são uma ótima maneiras de estabelecer pontes.

Quer saber mesmo se ele é sua cara metade? Veja 9 pistas para saber se o seu amor pode ser a sua alma gêmea!

4. Cuidar da aparência

Para causar uma boa impressão logo no primeiro contato é essencial cuidar bem do seu visual. Um estudo realizado pelo Departamento de Psicologia da Universidade de York em 2014 provou que os traços faciais são determinantes nos primeiros encontros. Os pesquisadores provaram que o formato das bochechas, a separação dos olhos e a distância entre as sobrancelhas são determinantes para decidir se uma pessoa é considerada amável e confiável.

Foto: São Paulo Fotografia

5. Sorrir

Além de caprichar na apresentação, vale a pena sorrir bastante. O pesquisador italiano da Universidade de Parma, Giacomo Rizzolattu, descobriu que o riso é contagioso. O cientista conseguiu provar que quando você sorri, provoca um sorriso na outra pessoa também. Isso acontece por conta dos neurônios espelho descobertos por acaso num experimento com macacos. Sorria sempre! Pense somente em coisas boas durante o encontro com esse adorável desconhecido. Vocês certamente vão dar boas risadas juntos e, quem sabe, podem virar muito mais do que amigos.

Para nunca deixar de sorrir, preparamos um post especial! Veja como Ser FELIZ: 45 ações cotidianas para dizer sempre SIM

6. Não revelar TODO o interesse

Seja discreta! Manter o mistério sobre o seu interesse aumenta as possibilidades de conquista. Essa foi a conclusão de um estudo dirigido por Daniel T. Gilbert nas universidades da Virgínia e de Harvard, com ajuda da rede social Facebook.

Foto: Dantas Jr. Fotografia

7. Ter empatia

Se você seguir essas dicas da ciência certamente conseguirá ter empatia na primeira oportunidade. Ou seja, além da confiança básica, mais adiante, você aumenta seu poder de influência na relação. As pessoas que têm empatia uma pela outra estão mais abertas e receptivas à comunicação e isso é possível graças ao respeito e à influência mútuas.  A cofundadora da The School of Change, Adelina Ruano afirma que é possível treinar essas habilidades para criar uma sintonia no primeiro encontro.

Lembre-se de que essas dicas servem para te ajudar. Com esses dados científicos você com certeza pode se preparar para colocar em ação o cupido que vive dentro de você!

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação