A mesa de doces do seu casamento: saiba tudo!

Tudo sobre a mesa de doces do seu casamento. Foto: Monica Dantas

O Zankyou conversou com a Carol Melo, da Carol Melo doces, que nos esclareceu tudo sobre a mesa de doces de um casamento. Veja as perguntas mais frequentes sobre um dos protagonistas da sua festa: o doce do casamento!

1. Quanto doces por convidados?
Calculamos de 5 a 6 doces por convidado. Leve em consideração o posicionamento da mesa. Quando colocada na entrada ou saída, os convidados comem menos doces; no centro do salão, a mesa tem acesso mais fácil e os convidados ficam mais a vontade para se servirem.

2. Qual a variedades de sabores?
Uma média de sabores é de 8 a 10 tipos. Variem em opções com chocolate, opções com frutas e opções de castanha. Lembre-se que se trata de um casamento no qual a variação de idade é grande. Os jovens preferem os chocolates, mas os mais velhos gostam de frutas e castanhas.

Tudo sobre a mesa de doces do seu casamento. Foto: Gabriel and Carin Photography

3. Qual o doce preferido nos casamentos?
Para o paladar brasileiro, o brigadeiro em casamentos, continua sendo o doce preferido. Pode ter outras variações como caixinhas recheadas com brigadeiro, brigadeiro caramelado, brigadeiro coberto com chocolate e a sensação do momento, brigadeiro com chocolate belga.

Give a GiftSaiba mais sobre “Give a Gift”
Tudo sobre a mesa de doces do seu casamento. Foto: Give a Gift

4. Os doces precisam combinar com a decoração?
Os doces não precisam combinar com a decoração. O que deve ter uma harmonia são as forminhas com a paleta de cores do casamento.

5. Que tipo de bandeja (suporte) deve usar na mesa de doces?
A bandeja deve combinar com o estilo da festa. Se for uma festa rústica, utilize suportes feitos de ratan, madeira, vidro. Para uma festa romântica e provençal, abuse de porcelanas brancas, ou verdes, ou até com estampa floral. Para uma decoração clássica, a melhor combinação são bandejas de prata e cristal. E para as mais modernas, espelhos e vidros.

Carol MeloSaiba mais sobre “Carol Melo”
Tudo sobre a mesa de doces do seu casamento. Foto: Carol Melo doces por Jeff e Gal

6. Que tipo (modelo) de forminha valoriza mais o doce?
As forminhas dão um toque especial à mesa dos doces, mas precisam ser bem escolhidas. Para as românticas utilize opções com renda e cores delicadas. Para as clássicas, formatos de flores e folhas e para as modernas, modelos assimétricos. Lembre que a forminha é apenas para valorizar o doce. Esta não deve esconder o principal. Abuse do contraste! Para os doces claros, forminhas escuras, para doces escuros forminhas claras. Isso ajudará a enxergar o doce!

7. As forminhas devem combinar com a decoração?
É de extrema importância que a forminha combine com a decoração. Converse com seu decorador sobre as cores sugeridas. Estas ajudarão a levantar a paleta de cores da sua festa.

Forminhas com cores claras para contrastar com os doces. Foto: Mariana Ortigão
Forminhas coloridas. Foto: Mariana Ortigão

8. É importante contratar uma copeira? Qual a função desta?
A copeira tem um papel fundamental na mesa de doces, além dela arrumar com habilidade os doces nas bandejas, também está pronta para tirar dúvida dos convidados sobre os sabores dos doces, retira as forminhas que sobram, reorganiza as bandejas durante a festa para que a mesa permaneça limpa e arrumada. Assim, em qualquer momento que o convidado for a mesa dos doces terá o prazer de comer, pois a mesa estará sempre apresentável.

9. Devo colocar placas indicando cada doce?
Esta pergunta deve ser feita ao seu decorador. Dependendo da decoração pode ficar exagerado colocar as plaquinhas indicando o sabor do doce. Em outros casos pode casar muito bem. Mais uma vez, veja qual o estilo da sua festa e que tipo ficará melhor como: mini lousa, placa com manuscrito (fonte) igual do convite e toda a papelaria da festa, ou outro tipo de tag.

10. Gostaria de colocar caixinhas para os convidados levarem os doces embora, como fazer?
A opção de deixar caixinhas para os convidados se servirem dos doces preferidos é muito interessante, mas exige cuidado. Primeiro, é necessário aumentar o número de doces por convidado. Lembre-se que além dos doces que comerão na festa, também levaram na caixa. Conte uma caixa por convidado. Mantenha 1 ou 2 copeiras na mesa dos doces e mais 1 copeira distribuindo as caixinhas.

11. Há uma preferência de sabores conforme a estação do ano?
A mesa de doces não necessariamente precisa combinar com sobremesas ou estação do ano, mas há uma tendência das pessoas procurarem doces mais leves de açúcar nos dias mais quentes e doces mais pesados, com chocolate amargo, canela em dias mais frios. Mas não se preocupe com isso! Monte os sabores de acordo com o gosto dos noivos e dos convidados!

O Zankyou agradece a Carol Melo por suas dicas preciosas, que sem dúvida, irá ajudar muitas noivinhas!

Carol Melo. Foto: Mariana Ortigão

Zankyou: novidades e tendências para noivas conectadas!

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Comentários (9)

dione-rios
26 jan de 2014

Olá, gostaria de saber se tem uma quantidade exata de modelos de forminhas para decorar a mesa?
Grata!

Responder
Rafaella
3 fev de 2014

Oi Dione!
Na verdade depende do tamanho da sua mesa e do número de convidados.
Se você quer mais informações escreva para
http://www.zankyou.com.br/f/carol-melo-1187

simonegonzaga25042014
4 jun de 2014

hum muito bom adorei!!como arruma uma mesa de doce para casamento?

Responder
arte.arteira
30 set de 2014

Olá gostaria de saber quem fica com responsabilidade de arrumar a mesa de docinhos… É o bufê… é o fornecedor dos docinhos e bolo…?

Responder
lais2
20 fev de 2015

Dicas valiosas! É importante tbm saber quais os cuidados que devemos tomar ao contratar um serviço de buffet. Para complementar a ideia

Responder
marlene
23 abr de 2015

gostaria de saber quais os docinhos que pode ir nos copinhos se fica bem para decoração casamento

Responder
Lissa
13 nov de 2015

Matéria mais que perfeita! Toda noiva deveria consultá-la.
Muito obrigada, tirou muitas dúvidas.

Responder
Renata Vazquez
16 nov de 2015

Muito obrigada pelo seu comentário. Ficamos felizes em saber que você gostou!

Vera Maria
19 nov de 2015

Posso usar mini bandejas/porta-joias/cúpulas para decoração de casamento??

Responder

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação