BR Login
BR

Calendário do casamento mês a mês: noivos organizados não sofrem de stress!

Existe um momento onde duas pessoas se encontram, se apaixonam e decidem que querem construir um futuro juntas. Se este momento já chegou e você acabou de ser pedida em casamento, não pense duas vezes e comece desde já a planejar o seu grande dia!

Meio do MatoSaiba mais sobre “Meio do Mato”
Meio do Mato. Foto: Paulo Frota Photography

12 meses antes do casamento

  • Orçamento, lista de convidados, definição de local e de alguns profissionais como o cerimonialista

Antes de mais nada, defina quanto pretende investir na sua cerimônia e recepção. Esta decisão deverá ser tomada pelo casal, evitando dívidas que possam interferir no início da vida juntos.

Lembre-se de que você está prestes a se deparar com muitas decisões e preparativos que irão mudar completamente a sua vida até o dia do casamento! Desta forma, o ideal é ter um prazo confortável de pelo menos um ano, principalmente se planeja realizar seu grande dia em um local disputado e de grande concorrência. Esta dica também serve para maquiadores, cerimonialistas, decoradores e outros profissionais renomados.

Espaço InfînittoSaiba mais sobre “Espaço Infînitto”
Foto: Divulgação Espaço Infînitto
Meio do MatoSaiba mais sobre “Meio do Mato”
Meio do Mato – Foto: Flash Moments

Escolha algumas datas da sua preferência, próximas entre si e dentro da estação do ano que você mais gosta Consulte os locais onde pretende realizar sua cerimônia, como igrejas ou templos, conferindo quais datas estão disponíveis, e faça logo sua reserva!

Os noivos devem começar a fazer uma lista preliminar de convidados, lembrando que este é um passo importante, pois se torna a base para a escolha do local onde será realizada a recepção!

Com a lista em mãos, começa então a busca pelo local da festa, que deverá coincidir com a data da cerimônia, caso os noivos tenham optado por realizá-las em locais separados. Mas se pretende casar em um sítio, hotel, praia ou restaurante, unindo os dois eventos, a lista de convidados deverá ser o primeiro passo do seu planejamento!

Tatiana MattosSaiba mais sobre “Tatiana Mattos”
Tatiana Mattos – Foto: Muniz e Maia

10 meses antes do casamento

  • Definir estilo da festa, os 4 itens principais e começar a preparar os papéis 

Este é o momento onde o casal deve decidir pelo estilo que será adotado! Se preferem um casamento descolado ou são adeptos do estilo clássico, qual tipo de serviço será utilizado no buffet, decoração, música, etc… Todos os detalhes devem ser escolhidos de acordo com o budget disponível, lembrando de dar ênfase para 4 pontos principais:

Com a lista definitiva dos convidados em mãos – tomara! - o casal já pode começar a anunciar seu evento entre amigos e familiares! Uma boa forma de divulgação, é criar um site divertido, onde o casal pode postar fotos, vídeos e comentários sobre os preparativos! Uma forma fácil, rápida e gratuita de criar seu próprio site de casamento, você encontra aqui no Zankyou!

Carol ChocolatesSaiba mais sobre “Carol Chocolates”
Carol Chocolates – Foto: Divulgação
Citron GastronomiaSaiba mais sobre “Citron Gastronomia”
Citron Gastronomia – Foto: Divulgação

Informem-se sobre cursinhos pré nupciais, caso tenham decidido realizar uma cerimônia religiosa. Para casamentos no civil, esta é a hora de começar a se atualizar em relação a lista de documentos necessáriostaxas cobradas pelo cartório.

A noiva deve começar a procurar um dos itens mais importantes de seu grande dia: o vestido de noiva! Consulte sites, revistas, tendências, e comece a visitar lojas e ateliês, experimentando os modelos que mais lhe agradam e que estejam de acordo com seu estilo. Após a escolha do vestido, deve começar a busca pelo profissional de make up e penteado. Segue a regra: bons profissionais têm a agenda cheia, por isso, não deixe para última hora.

inspire-se em Marry. Me: um editorial de noivas para mulheres reais!

Nouveau por Giselle NasserSaiba mais sobre “Nouveau por Giselle Nasser”
Nouveau por Giselle Nasser – Marry. Me. – Foto: Luiz Paulin

8 meses antes do casamento

  • Lua de mel, convites, detalhes

É chegada a hora de pensar em todos os detalhes da celebração, como flores, menu, lista de músicas, decoração, surpresas e lembrancinhas para seus convidados! Você pode deixar sua recepção mais animada inserindo jogos e brincadeiras, criando um candy bar ou tirando fotos divertidas utilizando Photo Booth!

Faça entrevistas com fotógrafos e cinegrafistas, conheça seus trabalhos e peça orçamentos! Lembre -se de que estes registros, serão uma lembrança eterna de seu grande dia, por isso não deixe de contratar bons profissionais, que possuam um estilo que esteja de acordo com seu gosto e personalidade!

Conheça A beleza da luz natural: dicas para conseguir fotos perfeitas para o seu casamento

Dantas Jr. FotografiaSaiba mais sobre “Dantas Jr. Fotografia”
Foto: Divulgação Dantas Jr. Fotografia

Se pretende sair em lua de mel, o momento da escolha e definição do roteiro é agora! Não deixe para adquirir passagens e estadias em cima da hora, evitando gastos elevados e desnecessários! Na dúvida, procure por agências especializadas, deixando seus sonhos na mãos de profissionais que cuidarão de todos os detalhes!

B Blue BeachhousesSaiba mais sobre “B Blue Beachhouses”
B Blue Beachhouses – Foto: Divulgação

Com data e locais definidos, o casal deve começar a escolher os convites, save the date e todos os outros detalhes referentes a identidade visual que será adotada! Tags, lágrimas de alegria, menus, entre outros detalhes, devem seguir o mesmo padrão dos convites, além do estilo e cores que serão utilizados em seu casamento!

Dona AmélieSaiba mais sobre “Dona Amélie”
Dona Amélie. Foto: Maiatos

6 meses antes do casamento

  • Save the date, últimas verificações e cambios de look, convites dos padrinhos, daminhas e pajens

O casal deve começar a enviar seu save the date, principalmente para familiares e amigos que vivem em outras localidades. Aproveite para convidar padrinhos, damas e pajens, oferecendo tempo suficiente para a escolha dos trajes.

Se pretende casar no civil, veja se há a necessidade de expedir algum documento e entregue tudo ao cartório o quanto antes, caso ocorra qualquer tipo de problema, o casal ainda tem tempo suficiente para encontrar a solução.

Aposte em um Save the Date com fotos divertidas: ninguém vai esquecer a data do seu casamento!

Sítio de FátimaSaiba mais sobre “Sítio de Fátima”
Sítio de Fátima. Foto: Photoduo

Caso o noivo tenha optado por confeccionar o traje do grande dia, deve começar a fazer as provas e ajustes durante este período. Pode não parecer tão complicado quanto a elaboração do vestido, mas também demanda tempo e cuidado. 

Este é o momento certo para a noiva alterar a cor do cabelo, fazer mechas e outros tipos de descoloração. Se não gostar do resultado, terá tempo suficiente para modificá-lo sem prejudicar os fios.

Tatiana Mattos Assessoria & CerimonialSaiba mais sobre “Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial”
Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial. Foto: Erika Machado

4 meses antes do casamento

Já decidiu como será sua entrada triunfal? Se pretende alugar um carro antigo, moto, ou até mesmo um ônibus, comece a pesquisar valores em empresas especializadas. Em alguns casos, os convidados também precisamde transporte, então tente fechar todos os veículos em apenas um local, aproveitando para negociar descontos.

Se ainda não definiu todos os doces da festa, este é o momento! Tempo de definir também o serviço de bar e os drinques que serão oferecidos.

Trends Bar - Caipis & DrinksSaiba mais sobre “Trends Bar - Caipis & Drinks”
Trends Bar – Caipis & Drinks – Foto: Artistic Foto

Os noivos devem começar a procurar os acessórios que darão aquele toque especial no seu look!

  • Para ele: sapatos, lenço, gravata, boutonniere, meias, e outros acessórios que estejam de acordo com seu estilo!
  • Para ela: buquê, sapatos, joalheria e acessórios como coroas e véus, que complementem seu penteado!
Nouveau por Giselle NasserSaiba mais sobre “Nouveau por Giselle Nasser”
Nouveau por Giselle Nasser. Foto: Flavia Valsani

2 meses antes do casamento

Depois de meses de correria, algumas noivas podem ter perdido ou adquirido peso, por isso a primeira prova do vestido se faz tão importante durante este período. Aproveite a proximidade da data para fazer os ajustes necessários! Se ainda não temas alianças, comece a providenciá-las, gravando um lindo texto no seu interior!

Comece a distribuir os convites, seja em mãos ou via correio! Mesmo após receberem o save the date, todo mundo deve ser convidado formalmente. Aproveite para pedir a confirmação através do RSPV, pois assim terá uma ideia aproximada de quantos convidados estarão presentes, facilitando o cálculo de bebidas e doces da festa!

Dantas Jr. FotografiaSaiba mais sobre “Dantas Jr. Fotografia”
Foto: Dantas Jr. Fotografia

Entre em contato com o buffet escolhido e faça uma prova do menu! Neste caso, leve seu noivo, pais ou amigos mais chegados para ajudá-los a decidir sobre os pratos e bebidas que serão oferecido. Fiquem atentos a pequenas taxas cobradas por fora do valor negociado – como a “taxa de rolha” – que pode aumentar significativamente seus gastos!

Se decidiu passar sua lua de mel em outro país, verifique quais são os documentos necessários.

  • Viagens pela América do Sul pedem identidade com emissão menor de 10 anos.
  • No caso do passaporte, há uma variação entre 3 e 6 meses de validade, após a data do retorno.
  • Não esqueça de consultar se existe a exigência de visto ou vacinas no país de destino.

Conheça as 5 viagens de lua de mel para 5 tipos de casais: escolha a sua!

Frederico Santa RosaSaiba mais sobre “Frederico Santa Rosa”
Foto: Frederico Santa Rosa

1 mês antes do casamento!

Faça a última prova do vestido o mais próximo possível da cerimônia! Se puder unir esta prova ao teste de cabelo e maquiagem, melhor ainda, pois terá uma noção exata de como ficará seu visual para o grande dia! Tente buscar seu vestido bem pertinho da data marcada,para mantê-lo impecável e distante de pequenos acidentes!

Se algum de seus convidados ainda não confirmou a participação, aproveite para entrar em contato. Em alguns casos, surgem convidados de última hora e você poderá aproveitar para incluí-los na festa, evitando novos gastos com o buffet!

Frederico Santa RosaSaiba mais sobre “Frederico Santa Rosa”
Foto: Frederico Santa Rosa

Confirme todos os serviços contratados:

  • Local da cerimônia e recepção,
  • músicos e Dj,
  • Decoração, floristas,
  • Reservas de hotel, buffet, viajem, etc.
  • Comece a enviar seus agradecimentos pelos presentes recebidos, evitando acumular funções próximo a semana de seu casamento!

Outro detalhe importantíssimo que você não pode esquecer: sua despedida de solteira! Marque uma pequena viagem, um piquenique ou um jantar com suas amigas! Aproveite para relaxar após tantos meses de correria!

B Blue BeachousesSaiba mais sobre “B Blue Beachouses”
Foto: Divulgação B Blue Beachouses

1 semana antes do casamento

Tudo pronto, então é hora de pensar na sua beleza e paz! Procure  tratamentos que te deixem ainda mais linda e relaxada. Esfoliações leves, hidratação corporal, depilação e massagem anti – stress são alguns dos procedimentos mais indicados para esta semana.  Não descuide das suas unhas, lembrando que as mãos se destacam em vários momentos da cerimônia, como a hora da assinatura dos documentos ou troca de alianças! Relaxe, beba muita água e tente ter uma boa noite de sono um dia antes do seu casamento!

Aio Foto e VideoSaiba mais sobre “Aio Foto e Video”
Foto: Aio Foto e Video

Todos estes preparativos costumam gerar um grande stress para a noiva! Se isto acontecer, pare TUDO! Tire um dia de folga, vá ao cinema, tome um sorvete ou simplesmente faça um pequeno passeio com a sua melhor amiga! Apesar de toda a tensão, tenha certeza que ao final desta jornada tudo dará certo! Leia também Como economizar no casamento mantendo a qualidade: 5 dicas efetivas!

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação