Guia completo para casar em São Paulo: TUDO que você precisa saber!

Quando o pedido de casamento acontece e o “sim, aceito” é dito, os noivos mergulham no mundo de sonhos, é verdade, mas também no universo das checklists do casamento. Até o dia da celebração, muitas etapas devem ser planejadas, organizadas e decididas.

Para facilitar os preparativos de quem pretende casar na cidade de São Paulo, criamos um verdadeiro guia para o casamento dos sonhos na terra da garoa! Você vai descobrir TUDO o que precisa saber: desde a documentação necessária para começar os preparativos, até os fornecedores de lembrancinhas.

Conheça os melhores profissionais no nosso Guia de Fornecedores de casamento de São Paulo.

Foto: Ivan Silva

Em primeiro lugar, vocês precisam definir o tipo de cerimônia que desejam realizar: civil ou religiosa, além de  questões burocráticas, como o regime de divisão de bens. Saiba escolher com qual regime de bens vai casar.

Casamento civil em São Paulo

Para marcar o casamento civil em São Paulo, os noivos devem comparecer ao cartório do bairro de residência de qualquer um dos dois, com pelo menos, um mês de antecedência da data pretendida. Consulte o  localizador de cartórios do site oficial de cartórios do Estado de São Paulo.

Foto: Nilson Versatti

É necessário apresentar:

  • Documento de identificação com foto (como RG ou CNH válida) e
  • Levar duas testemunhas maiores de idade e conhecidas dos noivos, também portando seus documentos.
  • Certidão de nascimento original, no cartório.

Atenção: divorciados precisam levar a certidão do casamento anterior com averbação do divórcio. Viúvos precisam da certidão do casamento anterior e da certidão de óbito do ex-marido, ou ex-mulher.

Descubra os 101 passos para organizar seu casamento sem stress!

Foto: Nelson Alves Jr.

Para o casamento civil os noivos têm duas opções:

  1. Casar no próprio cartório onde fizeram a habilitação;
  2. Casar em “diligência” – no lugar escolhido por eles, como por exemplo, na própria residência ou em uma casa de festas.

Neste caso, o cartório cobra uma taxa extra: confira os valores cobrados pelos cartórios de São Paulo.

Também é possível casar primeiro no religioso, para depois registrar o casamento no civil. Para isto, é necessário que depois da cerimônia religiosa, os noivos compareçam no cartório com as duas testemunhas e documentos:

  • Certidões e R.G.
  • Requerimento de Religioso com Efeito civil feito pela a Igreja
  • Termo de Religioso com Efeito civil

Na data e horário marcados, os noivos e as testemunhas devem comparecer ao local para as assinaturas diante do juiz de casamento, ou do ministro religioso.

Veja como acontece o casamento religioso com efeito civil.

Foto: Duo Borgatto

Casamento religioso em São Paulo

Os ritos variam de acordo com cada religião. O ideal é que o casal se informe na igreja, ou no centro religioso que deseja casar, para obter toda a informação detalhada.

Se vocês optaram por casar na igreja católica, conversem com o padre para entender as regras da paróquia, como por exemplo o número máximo de padrinhos permitido. Outro ponto importante é a aprovação das músicas que serão usadas.

Depois verifique as datas e horários disponíveis e faça o pagamento da taxa. Documentação necessária:

  1. Documento de identidade dos noivos e padrinhos
  2. Certidão de batismo dos noivos e protocolo do processo civil

Atenção: Os noivos devem participar do curso de preparação para o casamento!

Os preparativos

Os preparativos começam pelos convites de casamento em São Paulo. Eles são o anúncio da festa de vocês e dão o tom de como será a celebração.

As empresas Papel & EstiloConviteria Nacional são referências no assunto. Você também pode optar pela Estúdio Amora e pela Invitt Convites com convites super especiais e sofisticados. Cada convite de casamento é confeccionado individualmente e reflete a personalidade dos noivos em cada convite!

Atenção: lembrem-se de colocar o endereço do site de casamento de vocês, no convite. Aprenda a fazer um site de casamento exclusivo e personalizado para seu grande dia!

Além da data, é preciso escolher o local do casamento para preencher os dados do convite. Por isso, é necessário ter em mente o estilo de festa que vocês desejam.

Confira 10 locais impecáveis para casar em São Paulo e organize um casamento de filme!

Foto Divulgação Invitt Convites
Foto Divulgação Conviteria Nacional

Casamento ao ar livre em São Paulo

Você sabia que é possível fazer uma celebração linda e ao ar livre na capital paulista? Confira tudo que precisa saber para o seu casamento ao ar livre sem sair de São Paulo. O Alto das Palmeiras, Maison Saint Germain, Espaço Sausalito e a Casa Quintal são locais em que os seus convidados vão esquecer que estão em São Paulo e curtir cada minuto do casamento.

Foto Divulgação Maison Saint Germain
Foto Divulgação Casa Quintal

Hotéis para Casamentos

Vocês preferem a sofisticação e o conforto de um hotel? Saibam quais são os 6 melhores hotéis para se casar em São Paulo.

Casar em um hotel oferece muita praticidade e conforto para você e seus convidados. Os hotéis Pullman Ibirapuera e Tivoli Mofarrej  vão atender muito bem os noivos que buscam a elegância e a sofisticação que só um hotel pode oferecer.

Foto Divulgação Hotel Pullman Ibirapuera
Foto Divulgação Tivoli Mofarrej

Mini wedding

Para os noivos que preferem comemorar o grande dia apenas com os amigos mais próximos e a família, o mini wedding é a modalidade perfeita, mas sabemos que não é fácil encontrar lugares lindos ideais para festas pequenas. O Quinta da Canta, Casinha Quintal e o Espaço Quintal vão te surpreender não apenas por comportar eventos pequenos, mas também pelo charme e romantismo dos locais.

Foto Divulgação Casinha Quintal
Foto Divulgação Espaço Quintal

Espaços práticos para casamento em São Paulo

Preferem praticidade e um lugar que ofereça vários serviços? Vejam 9 espaços práticos para seu casamento: oferecem vários serviços incríveis, como buffet, decoração e assessoria, entre outros. Conheça o Tiella Eventos, Vila da Mooca e o Bistrô Maria Rosa e não se preocupe com mais nada para o seu grande dia.

Quer o melhor que a cidade pode te oferecer? Saiba quais são os 10 lugares mais bacanas para casamento em São Paulo!

Foto Divulgação Tiella Eventos
Foto Divulgação Bistro Maria Rosa

A Escolha do Fotógrafo

Outro ponto importantíssimo na hora de realizar uma festa de casamento é a escolha do fotógrafo, afinal de contas, as imagens eternizarão o grande dia.  Se uma imagem vale mais que mil palavras, veja as lindas imagens de fotógrafos incríveis de São Paulo e escolha o que mais combina com você e com o seu amor.

Foto: Coletivo 3
Foto: Lucas Lima Fotografia
Foto: Nilson Versatti
Foto: Ricardo Hara
Foto: Buzetti Fotografia e Filme
Foto: Juan Cogo
Foto: Samuel Campos Fotografia
Foto: São Paulo Fotografia by David Balantonfüredi
Foto: Ivan Silva

Filmes de casamento 

Os filmes de casamento estão em alta e vocês não podem perder o melhor filme da vida de vocês! Videomakers e ótimas empresas de filme para casamento em São Paulo não faltam. Lembrem-se que a maioria desses profissionais atende em várias cidades, Estados e até países!

A Casa Mais 360 oferece uma maneira nada convencional para filmar o seu casamento: 360 graus! A HRT Filmes tem uma linguagem artística e cinematográfica e com certeza, vocês serão os verdadeiros astros do filme do ano!

Você também precisa conhecer o trabalho da Umbrella Media Production e de Fábio Nomura. Impossível não se apaixonar!

Foto: Fábio Nomura

Assessoria e Cerimonial

Para que tudo saia da melhor forma possível e para que vocês não tenham nenhuma dor de cabeça no dia do casamento, é recomendável que vocês contratem uma boa assessoria e cerimonial de casamento em São Paulo. Entre os profissionais que recomendamos está a UP Eventos, Rose Ogata e Fabi Abrantes.

Up Assessoria de Eventos – Foto: Maya Brasiliana

Decoração e flores com o estilo dos noivos!

A decoração vai dar o toque especial à festa de casamento e servirá como cenário para fotos e vídeo. Portanto, caprichem! Vejam nossa lista de fornecedores de decoração de casamento em São Paulo e elejam a empresa que tenha mais a ver com vocês.

O Zankyou conhece e recomenda o trabalho da Tutti Flora, Cris Flor, Feitiço das Flores, Plantation – Doca Melão e Alessandra Miteldorf. Se você quer personalizar os tecidos da sua festa, conheça o lindo trabalho da Tissu.

Foto Divulgação Cris Flor
Foto Divulgação Alessandra Miteldorf

Vestido de noiva em São Paulo

Noiva: todos estarão ansiosos pela sua entrada, no dia do casamento. Isso significa que você deverá encarnar uma verdadeira diva!

Os estilistas Geraldo Couto, NatkatKaren Rodrigues, Lourdinha Noyama, Samuel Cirnansck e a Pó de Arroz podem desenvolver o seu vestido de noiva exclusivo e sob medida!

Outra opção maravilhosa são os vestidos na pronta entrega para mini weddings e casamentos no civil da Black Tie Noivas.

Não tenha nenhuma dúvida: seja qual for a sua decisão, você brilhará como nunca!

Foto divulgação Karen Rodrigues

Se você quer dar um toque de modernidade e elegância, pode optar por grinaldas, casquetes, fascinators, véus e voiletes sofisticados para que seu dia seja mais-que-perfeito. A chapeleira Graciella Starling é referência na matéria!

As joias de casamento devem acompanhar o glamour do look. O trabalho da designer de joias Rosana Chinche e da grife Rosana Negrão Atelier é atender às expectativas das noivas e realizar os sonhos de cada uma delas. E elas conseguem!

Foto divulgação Rosana Chinche
Foto divulgação Rosana Negrão Joias

Maquiagem e Penteado para noiva em São Paulo

Para deixar seu look ainda mais poderoso, contrate a Ateliê de Maquiagem e os melhores profissionais de cabelo e maquiagem em São Paulo. Confira nossa lista com os 10 profissionais super recomendados de cabelo e maquiagem para noivas em São Paulo.

Foto Divulgação Ateliê da Maquiagem

Trajes para noivos em São Paulo

E os noivos? Eles devem estar à altura de uma estrela e para isto, devem escolher um traje bem cortado e favorecedor. Espaço São Caetano e Camargo Alfaiataria são experts no assunto!

 Veja outras lojas de trajes masculinos para casamento em São Paulo.

Foto Divulgação Espaço São Caetano

Bandas e Djs em São Paulo

E que noivos não querem coroar a festa de casamento com todos os convidados dançando a noite inteira?

Contratem uma banda de casamento em São Paulo ou um bom DJ  e dancem, dancem, dancem até o último minuto, ao lado das pessoas que vocês mais amam. Banda PrimeBanda M7,  Groove Samba,  Banda Boadway, Banda Shine, Banda Roxy, Galocantou e Banda SP3 animarão a festa de vocês até o sol raiar! A Beauty Music vai agitar sua festa com saxofone de uma maneira super inusitada.

Se você também quer um Dj para casamento em São Paulo, confira nossa seleção com uma lista variada de profissionais!

Foto: Ricardo Jayme

Buffets e Doces para casamento

Esse dia é muito especial, então escolha seus fornecedores do buffet, doces e bebidas, com muita cautela. Afinal de contas você, seu noivo e seus convidados merecem um verdadeiro banquete no grande dia, com pratos que fiquem guardados na memória de todos, eternamente! Se você quer oferecer um buffet diferenciado no seu casamento, conheça o trabalho dos buffets Chamié Gastronomia, L´Espai Banqueteria, Vivi Barros e Buffet Saint Morit´s.

Para os bolos e doces de casamento em São Paulo, destacamos as delícias da Fleur de Sucre Pâtisserie e da Nina Veloso.

Foto Divulgação Buffet Saint Motit´s
Foto: Fleur de Sucre

Lembrancinhas

As lembrancinhas são o pedacinho da festa que os convidados levarão para casa. Como você quer que o seu casamento seja lembrado?  Que tal as fotos-lembrança divertidas e eternas da Tagsquare e da WeFun. Se você está procurando brindes em caixas personalizadas para os padrinhos e convidados, a  Yara Roldão oferece modelos lindos.

Bebidas 

Mas quando o assunto for bebida e serviços de bar para casamentos, as empresas Trends Bar – Caipis e Drinks e Adega Demel são especialistas em refrescar noivos e convidados até o amanhecer! VERAVIN, por outro lado serve vinhos incríveis em taças – perfeito para uma festa ao ar livre, descontraída.

Saúde aos noivos e que sejam realmente muito felizes, em São Paulo, para SEMPRE!

Foto: Trends Bar – Caipis e Drinks

Quer conhecer outras empresas de São Paulo? Confira o guia de fornecedores de casamento do Zankyou.

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação