BR Login
BR

Como acertar em cheio no presente de casamento: dicas de assessoras!

Dar um presente de casamento para um amigo, familiar ou colega de trabalho pode parecer uma missão complicada em alguns casos, pois são muitas dúvidas em torno do tema: quanto gastar, o convidado deve presentear mesmo que não vá à festa, é preciso comprar presentes se o evento for em outra cidade ou país, padrinhos e madrinhas devem mesmo dar os presentes mais caros, o que dar de presente, como entregá-los, é obrigatório comprar algo ou contribuir com uma cota de lua de mel?

Foto: Chris Yeo Photography

Para responder a todas essas perguntas e fazer você acertar em cheio no presente de casamento, pedimos ajuda das profissionais que têm mais contato com noivas e noivos durante os preparativos, as assessoras. Confira as dicas das assessoras de casamento Juliane Paixão e Fernanda Pradella para surpreender seus amigos ou familiares. 

O que escrever no cartão do presente de casamento? Dicas inspiradoras!

Mira CerviñoSaiba mais sobre “Mira Cerviño”
Foto: Mira Cerviño.

Confira a lista de presentes

Antes de comprar o primeiro objeto que você gostaria de ter na sua casa, confira a lista de presentes. Provavelmente, o casal deixou essa informação no próprio convite ou no site do casal justamente para facilitar a vida dos convidados e evitar a constrangedora troca de presentes. 

“Quando não localizar qualquer informação sobre lista de presentes, verifique se existe um número para a confirmação de presença e entre em contato com a cerimonialista. Certamente, ela terá a informação certa para você”, comenta Fernanda Pradella.

Adeus aos presentes de casamento inúteis: faça a sua lista de casamento no Zankyou!

Tempo DigitalSaiba mais sobre “Tempo Digital”
Foto: Tempo Digital

Como escolher os melhores presentes

Você está diante da lista de presentes selecionada pelo casal, mas quer caprichar na escolha. Confira algumas dicas certeiras:

  • Confira se os noivos já foram presenteados com algum objeto parecido com o que você deseja dar a eles. Se alguém já escolheu algo similar, aposte noutro item.
  • Faça as contas para saber quanto poderá gastar. Com o valor em mãos, veja qual presente o deixaria mais feliz!
  • O presente que está pensando em comprar é realmente útil? Se você já mora sozinho ou é casado, faça essa pergunta antes de levar o item.
  • Aposte nos elementos de decoração inseridos na lista ou em presentes que provavelmente não serão trocados.
  • Compre um cartão bem bonito e envie uma mensagem especial à nova casa dos noivos. Imagine só a felicidade que eles terão quando chegarem à nova casa e receberem a surpresa?
Foto : Pauline Franque

‘Quero presenteá-los com algo especial!’

Se você tem intimidade com o casal e gostaria de presenteá-los com algum item que não compõe a lista, certifique-se de que os noivos irão curtir o presente. Caso vocês  não sejam tão próximos, melhor não ousar no presente e acatar alguma das sugestões inclusas na lista dos convidados.

“O convidado pode perguntar para eles o que precisam para a casa ou até mesmo se já compraram todos os pacotes para a lua de mel. Hoje em dia, é comum que alguns convidados deem dinheiro aos noivos para completar a cota da lua de mel. Na minha opinião, é algo válido – desde que seja dentro do limite do orçamento do convidado – pois qualquer quantia destinada à lua de mel será muito bem aproveitada”, diz Juliane Paixão. 

Juan Cogo FotografiaSaiba mais sobre “Juan Cogo Fotografia”
Foto: Juan Cogo

Quanto gastar? Existe um valor mínimo?

Não existe uma regra de valores para presentes de casamento, principalmente em tempos de crise. Se a lista de presentes ou de cotas tiver opções com menor valor, significa que os noivos também querem receber aqueles itens. Para a assessora de casamentos Juliane Paixão, o correto é respeitar o orçamento: “Endividar-se para dar um presente fora do orçamento não é uma opção. Essa decisão ainda poderá constrangê-los, caso eles fiquem sabendo disso posteriormente”.

O convite foi repassado para toda família? “Caso o convidado for acompanhado de toda a família e tiver condições, o presente poderá ter um valor proporcional à quantidade de convidados”, aconselha a assessora Fernanda Pradella.

Robson FreireSaiba mais sobre “Robson Freire”
Foto: Robson Freire

Padrinhos e madrinhas devem dar o presente mais caro?

“Os melhores presentes que podem ser dados para os noivos são os que vêm do coração e não os que são dados pela obrigação, seja pela obrigação da função de padrinho ou simplesmente porque ganhou um convite“, afirma Paixão. “Essas pessoas foram escolhidas a dedo e o que menos importa é o valor que investirão como presente. A importância delas é muito maior: representam as pessoas que compartilharão da vida dos dois para sempre”, acrescenta Pradella.

Se você foi convidado para ser madrinha ou padrinho e tem vontade e condições financeiras de dar um ótimo presente, perfeito, vá em frente! Mas se você não pode investir em um presente caro, mostre-se presente em todas as fases dos preparativos, dê apoio nos momentos difíceis, ofereça ajuda quando eles precisarem… Eles jamais esquecerão da sua participação!

Renata Philipo FotografiaSaiba mais sobre “Renata Philipo Fotografia”
Foto: Renata Philipo Fotografia

É obrigatório comprar presentes de casamento?

Nem o próprio casamento é obrigatório, o que dizer sobre comprar presentes? O presente não é obrigação, mas sim uma forma de participarmos da nova fase da vida do casal, seja com objetos de decoração para a casa nova ou um jantar na lua de mel.

Se você não poderá comparecer ao casamento, tente comprar alguma lembrança para o casal. Eles ficarão felizes em perceber seu empenho e carinho.

A crise chegou à sua conta bancária? Tudo bem! Você pode mostrar seu amor pelo casal de diversas maneiras, de acordo com o grau de intimidade:

  • Um cartão desejando felicidade ao casal
  • Mostrando-se interessada nos preparativos
  • Oferecendo ajuda com decoração, entrega de convites ou até mesmo RSVP
  • Dar aquela mãozinha nos detalhes DIY
  • Fazendo um lindo scrapbook com fotos do casal
  • Oferecendo algum presente feito por você mesmo
  • Gravando um vídeo bem lindo para enviar ao casal na manhã do casamento
MeliessSaiba mais sobre “Meliess”
Foto: Meliess

Vou gastar com passagens e hotel. E agora?

Quando uma festa de casamento é realizada em outra cidade ou país, os noivos já têm consciência de que os convidados gastarão com passagem aérea, hospedagem, alimentação, turismo e que – provavelmente – sobrará pouco ou nada para a compra de um presente. Portanto, não se sinta culpado senão conseguir comprar algo. Mas – é claro – um presente será sempre bem vindo.

Cinquenta, cem, mil ou dez mil reais: não importa! É claro que todos amam ganhar presentes, mas o que todos os noivos querem mesmo é contar com a sua presença e entusiasmo num dia tão importante da vida deles. Não há presente melhor do que a sua alegria na pista de dança!

Confira também os fornecedores especializados em listas de presentes em enxoval e decoração e 8 ideias de presentes para o NOIVO no dia do casamento: ELE vai se apaixonar!Conheça os 10 dos melhores fotógrafos de Destination Wedding do Brasil!

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação