Como calcular o orçamento do seu casamento: 9 dicas para não dar errado!

Convite, local, buffet, vestido de noiva, traje do noivo, bolo, docinhos, foto e vídeo, assessoria, lembrancinhas, música e iluminação, lua de mel… Não são poucos os itens de um que fazem parte da organização de um casamento! Por isso, uma das maiores preocupações dos noivos é o gasto com a festa. Mas não fique assustado com tantos detalhes e valores. Nós reunimos 9 dicas para te ajudar a não desistir do casamento por causa do dinheiro e fazer uma festa de casamento incrível sem sair do orçamento inicial.

Faça uma pausa com seu amor para traçar um planejamento financeiro, realizar cotações dos serviços e descobrir quais fornecedores são imprescindíveis para o dia. Assim, vocês não precisarão abandonar a ideia de fazer uma linda celebração e vão poder curtir muito ao lado das pessoas que vocês amam.

Foto: Antonio Galealba

1. Orçamento e divisão de gastos

Antes de definir data, local e número de convidados, conversem sobre a participação da noiva e do noivo no orçamento da festa de casamento e se os familiares irão ajudar de alguma maneira. Façam a soma dos valores disponíveis e definam o gasto total do evento.

É muito importante também organizar como as tarefas do casamento serão divididas entre o casal. Leia essa matéria Como dividir as tarefas do casamento: 7 dicas para subir ao altar com amor e sem estresse e leve o planejamento do casamento de forma tranquila!

2. Lista de convidados

Esse item dá muito trabalho, mas é primordial que seja feito logo no início do planejamento do casamento. A partir da lista de convidados, serão feitas as cotações dos principais fornecedores e começará a ser desenhada a planilha de custos.

Cuidado com a empolgação! Antes de fazer convites informais por aí, veja as 7 perguntas para saber quem deve estar na sua lista de convidados de casamento.

Giovani Garcia
Foto: Giovani Garcia

3. Definam prioridades

Depois da definição da lista de convidados, chegou a hora de estabelecer uma ordem de prioridades. Faça uma lista de tudo aquilo que vocês querem no casamento e, ao lado, escreva “imprescindível”, “importante” ou “dispensável”. Sabemos que é muito difícil abrir mão de algo que adoramos, mas é necessário abdicar de alguns itens quando o orçamento está apertado. Essa lista vai ajudá-los bastante!

4. Fazer cotação de TODOS os serviços

O gasto total de um casamento depende de muitos fatores, como o local da cerimônia e da festa, a época do ano, o dia da semana, o estilo da decoração, logística e dimensão do evento. Por isso, é preciso fazer uma cotação detalhada de todos os itens do casamento antes de assinar os contratos. Isso evita surpresas desagradáveis.

Confira alguns serviços que você deve fazer orçamento:

É muito importante estar atento a todos os detalhes do casamento, pois por mais pequenos que sejam, juntos fazem toda a diferença no orçamento final! Para isso confir8 itens que os casais sempre esquecem de incluir no orçamento do casamento e não passe por isso!

Amô de Fotografia
Foto: Amô de Fotografia

5. Peça a descrição de todos os serviços oferecidos

Saiba especificamente quais são os serviços prestados por cada um dos fornecedores contratados: o local ou o buffet disponibilizará móveis, quais tipos de flores a decoração fornece, a empresa de doces inclui as embalagens no serviço, o celebrante realiza casamento com efeito civil? Não deixe escapar nenhum detalhe!

6. Planeje os pagamentos

Agora que você já sabe qual o orçamento total da festa de casamento, é o momento de organizar como e quando pagarão cada um dos serviços. Converse com cada fornecedor sobre condições e formas de pagamento para que vocês não percam os prazos.

Alguns profissionais pedem um valor para reserva da data e pagamento total do valor do serviço até o dia do casamento. Outros, aceitam parcelar no cartão de crédito. Verifique todas as possibilidades e escolha a que melhor se adequa a sua realidade. 

7. Imprevistos: eles acontecem

Além do orçamento, reserve um valor para contingências – que podem surgir durante os preparativos ou na última hora. Essa atitude pode salvá-los em situações inesperadas, como pagamento de convidados extras, monitores infantis, hora adicionais de profissionais de foto e vídeo, bebidas etc.

É sempre muito importante que os noivos pensem também em um Plano B para o casamento. Separamos 8 soluções para 8 imprevistos que você não pode deixar de ver! Seja sempre uma noiva antecipada!

Foto: Kalina Grabowski Love & Life Photography

8. Tenha uma forte aliada, a assessora de casamento

Acredite! A assessora ou cerimonialista de casamento é uma das maiores aliadas dos noivos. Os profissionais de planejamento de casamento ajudam o casal a tomar as melhores decisões e a não cair em armadilhas que o mercado pode proporcionar. Valorizar o serviço de uma assessoria experiente é primordial para selecionar uma equipe organizada, pontual e confiável.

“Quando o casal contrata um bom cerimonial percebe que o serviço da equipe acaba se pagando, pois evita possíveis prejuízos através de um RSVP eficiente, fornecedores com os melhores custo-benefícios, excelente dimensionamento de comidas, bebidas e mobiliários para o evento, entre outros”, afirma Vanessa Aune Cerimonial.

Confira as 7 dicas certeiras para escolher uma cerimonialista perfeita para você e preocupar-se apenas em CURTIR MUITO sua festa de casamento.

9. Tenha calma!

Sua mãe resolveu dar de presente o vídeo do casamento ou o vestido de noiva. Isso é ótimo, mas não significa que você pode acrescentar aquele item que ficou de fora imediatamente. Guarde um valor para a reserva e espere até o último momento para definir se será possível adquirir o detalhe extra.

Foto: Monica Dantas

Outra dicas importantes:

  •  Evite realizar o pagamento total a um fornecedor antes do prazo estabelecido.
  • Compartilhe um aplicativo ou planilha de pagamento com seu noivo e assessora. Será muito útil!
  • Atualize a planilha toda vez que um pagamento for efetuado.
  • Se for necessário fazer qualquer tipo de pagamento no dia da festa, peça para que uma pessoa de sua confiança faça isso para você.
  • Seja realista! Calcule quanto vocês têm naquele momento e quanto vocês terão até a data do casamento. O orçamento é quanto vocês podem gastar no total, nem mais nem menos.

Siga esses conselhos e não terão dores de cabeça nem motivos para estresse ao longo dos preparativos!

Fotos: Aline Lelles Fotografia

Viu como é possível preparar uma festa de casamento sem desesperar-se quando os noivos traçam uma estratégia juntos? Dessa forma além de fácil, vai ser super divertido organizar um casamento econômico e lindo.

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação