Como combinar terno e LAPELA: dicas dos experts para ser o noivo mais elegante!

Buquê, arranjos, acessórios e uma infinidade de delicadas flores por todos os lados. São diferentes aromas deliciosos misturados com as mais belas cores os responsáveis dar ao ambiente uma atmosfera mágica. Na verdade, não dá para imaginar um casamento sem flores.

Até os noivos estão aderindo à “onda florida” e usando e começando a compor o look com lapelas. Entrevistamos o Espaço São Caetano, o Atelier Alessandra Mitteldorf e o Decorart Buquês e Decoração Floral para esclarecer todas as dúvidas sobre a combinação de flores e ternos.

Veja também: Flores para o terno do noivo: O toque perfeito para personalizar o look.

Foto: Andrea Medrano

A lapela mais cogitada 

A tendência é chamar pouca atenção e valorizar o traje, segundo os especialistas da conhecida loja de ternos Espaço São Caetano  

Hoje em dia, um dos detalhes de destaque no traje do noivo, e que tem virado tendência, é o boutonniere, aquela tradicional florzinha no bolso, que dá um toque refinado para o noivo e serve como peça complementar os acessórios da noiva”.

Os especialistas em floricultura da empresa Decorart concordam. 

“A lapela mais usada pelos noivos é discreta, com flores menores“.

E a expert no assunto Alessandra Mitteldorf completa: Geralmente com uma flor e uma folhinha.”

Decorart Buquês e Decoração FloralSaiba mais sobre “Decorart Buquês e Decoração Floral”
Decorart – Foto: Rogério Jr.

O cravo e a rosa

Lapelas que combinam com o buquê realçam os tons e  fortalecem a decoração, mas não são um must have. Combinar ou não, é uma decisão do casal e ambas as escolhas ficam magníficas.

Alessandra Mitteldorf “É comum achar que a flor da lapela deve combinar com as flores do buquê da noiva, mas isso não é necessário. Elas devem ser feitas com flores mais leves e delicadas”.

 Espaço São Caetano “O mais utilizado para as lapelas ainda é o cravo.” 

Portanto, se o noivo opta por uma lapela, não fiquem quebrando a cabeça para tentar combinar o buquê, deixem a imaginação e o gosto de cada um fluir!

Foto: Fabijan Vuksic Photography

Padrinhos e pais dos noivos

Só porque o noivo vai usar lapela não significa que os padrinhos e pais também tenham que usar o acessório e nem que todos tenham que usar o mesmo. O importante neste assunto é que os noivos entrem em consenso entre eles e comuniquem aos demais envolvidos.

Isso fica a critério dos noivos, alguns gostam de padronizar, deixando todos iguais. Outros querem destacar somente o noivo. Há ainda os pajens, que também ficam lindos de lapela” ressalta o expert da Decorart.

Mas e a tradição? O que diz?

Se for decidido que os padrinhos irão usar flor na lapela para completar o visual, ela precisará ser diferente da escolhida para o noivo”. Espaço São Caetano 

E para os mais supersticiosos Alessandra Mitteldorf explica: reza a lenda que a lapela do noivo e do pai da noiva devem ser brancas e as demais devem ser vermelhas, inclusive a do pai do noivo

Foto: The Love Hunters

Combinação lapela e horário do casamento

Não estamos dizendo que os noivos devem usar os mesmos estilos de lapela sempre, aliás, ao contrário, temos certeza que inovar pode ser o máximo! Mas para os noivos que não têm ideia de como selecionar a combinação perfeita, aí vão algumas dicas!

Os especialistas do Espaço São Caetano afirmam: As Combinações perfeitas seguem principalmente o horário do casamento.

Casamentos diurnos:  tons claros, como gelo, areia , cinza e casacos mais curtos e sem brilho

Casamentos noturnos:  tons escuros, podendo usar também tons claros, mas com mais detalhes em cetim para efeito de brilho 

Foto: Matthew Morgan

Combinação lapela e estilo do noivo

O responsável pela Decorart complementa com um tema importantíssimo: o estilo do noivo!

Noivos modernos: a lapela deve seguir o estilo da roupa do noivo e os mais despojados e rústicos podem combinar sementes ou suculentas

Noivos clássicos: os mais clássicos pedem flores mais nobres. “Isso sim, quando o noivo opte por lenço no bolso, deve dispensar o uso da lapela”

Se a lapela do terno for de cetim também dispensamos o uso da flor na lapela, mas cabe aos noivos a decisão final”, completa Alessandra Mitteldorf.

Vai casar na praia?  Dicas incríveis para facilitar a escolha do traje do noivo!

Foto: B&E Photographs
Foto: Leonie Capello Photography

Detalhes importantes

Se os experts no assunto dizem, nós assinamos embaixo!

É imprescindível estar atento à durabilidade das flores. Elas precisam ser resistentes aos abraços e não necessitar muita hidratação”, alerta a principal empresária da Decorart.

 Alessandra Mitteldorf recomenda prender a lapela com alfinete de costura. O alfinete de fralda dificulta o manuseio na hora de prender a lapela. Se a lapela do terno for de cetim, evite prender a lapela de flor nessa região para não marcar o tecido”.

Foto: Ja ich will Hochzeits fotografie

Se você curtiu o post e quer saber mais sobre tendências para o traje masculino não deixe de ler Para noivos estilosos: 7 excelentes razões para apostar na gravata borboleta!8 acessórios para noivos 2016: um charme! e Não quer usar um terno tradicional? Saiba como ser um noivo com estilo e elegância!

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação