BR Login
BR

Como decorar o seu casamento DIY em 2017: dicas lindas, fáceis e econômicas

Se você quer um casamento maravilhoso e cheio de detalhes, que tal seguir a linha DIY na sua decoração? O conceito do it yourself, “ou faça você mesmo, é um verdadeiro fenômeno entre noivas americanas e vem conquistando um enorme número de fãs brasileiras com suas ideias de fácil elaboração e efeitos sensacionais!

Confira também, as ideias mais TOP para decoração de cerimônia em 2017: dicas incríveis e surpreendentes!

Alê Loureiro Assessoria & Cerimonial Saiba mais sobre “Alê Loureiro Assessoria & Cerimonial ”
Alê Loureiro Assessoria & Cerimonial – Foto Blessends Foto e Vídeo

Um pouco de cola, pedaços de fita e muita imaginação podem transformar o seu mundo! Aquela velha garrafa de refrigerante ou as poucas peças que sobraram da porcelana da sua avó, transformam-se em objetos originais e divertidos, trazendo ao seu casamento, um toque da sua personalidade!

Aprenda Como fazer um casamento DIY perfeito: 10 dicas TOP da Estela, do blog Casar é um Barato!

Um Amor de PapelSaiba mais sobre “Um Amor de Papel”
Foto Divulgação Um Amor de Papel

Flores suspensas

As flores são peça fundamental nos casamentos, desde a cerimônia, até a recepção! para decorar com flores, você pode utilizar vários recipientes que você já tem em casa, como garrafas, louças antigas, gaiolas, baldes e até mesmo regadores!

  • Como fazer: no caso das louças antigas, utilize um conjunto de pires e xícara, acomode as flores e faça uma amarração com fitas transpassadas formando um X! Em relação aos outros recipientes, é só decidir quais flores você vai utilizar e posteriormente, pendurá-los em vários lugares!

Saiba, também, como fazer um mini wedding perfeito: TODAS as dicas!

Antique et RomantiqueSaiba mais sobre “Antique et Romantique”
Antique et Romantique – Foto: Noz Fotografia
Foto We Heart It
TJK EventosSaiba mais sobre “TJK Eventos”
TJK Eventos – Foto Tais Abrahão
Ideias FestasSaiba mais sobre “Ideias Festas”
Ideias Festas – Foto Claudio Fotografia

Taças e Louças antigas

Sabe aquele conjunto de taças ou louças antigas que já não estão mais completos, mas você não jogou fora porque eram da sua mãe ou avó? São verdadeiras relíquias que vão proporcionar maravilhosas decorações no seu casamento! Você pode criar torres e castiçais adicionando flores e outros pequenos objetos, que resultarão em lindos centros de mesa!

  • Como fazer

1. Torre de porcelana: utilize 3 pratos de tamanhos diferentes, uma xícara e duas taças. O prato maior servirá como base, com uma taça no centro. Coloque o prato médio sobre a taça e deixe a outra taça invertida, apoiando o último prato com a xícara. Caso não pretenda mais utilizar esta louça, você poderá colar os objetos, ganhando maior firmeza.

2 Castiçal: simples de fazer, consiste em uma taça invertida cobrindo uma flor. Pode mos colocar uma pequena vela na cor que você desejar na base da taça.

Saiba como usar chalkboard na decoração do seu casamento: detalhe DIY maravilhoso!

Auroras DecorSaiba mais sobre “Auroras Decor”
Foto Divulgação Auroras Decor
Foto Newcastle Locanto
Antique et RomantiqueSaiba mais sobre “Antique et Romantique”
Antique et Romantique – Foto Paulo Miranda

Aproveitando a sua bike!

Se você ama andar de bicicleta, que tal utilizar a sua “magrela” como uma peça de decoração do seu casamento? Ela pode ser utilizada ao ar livre ou até mesmo dentro do salão de festas, dependendo do espaço! Não há necessidade de pinturas ou qualquer outro elemento que a danifique!

  • Como fazer: você pode comprar uma cestinha de vime e enchê-la com flores, pendurar fitas e plaquinhas ou enrolar luzinhas pisca-pisca por toda a bike! Dica: aproveite para utilizar outras peças que já têm em casa: patins, guitarras, malas antigas, quadros, podem compor um lindo cenário junto à sua bicicleta!

Quais são as cores que você mais gosta? Como escolher as cores para a decoração do seu casamento: todas as dicas!

Mara Perez - Arquitetura de FestasSaiba mais sobre “Mara Perez - Arquitetura de Festas”
Foto Divulgação Mara Perez – Arquitetura de Festas
Auroras DecorSaiba mais sobre “Auroras Decor”
Foto Divulgação Auroras Decor

Pequenas lâmpadas

As lâmpadas pisca-pisca, utilizadas em decorações natalinas, são baratas e trazem vida à sua decoração! Elas podem ser utilizadas de diversas formas afim de destacar um, ou várias áreas do casamento. Podem estar suspensas sobre a mesa dos noivos ou simplesmente penduradas em uma parede.

  • Como fazer: se quer dar destaque à sua mesa, pendure o fio com as lâmpadas formando um zigue-zague e complemente com ramos de plantas ou flores. Dica: a cortina de lâmpadas dá um toque super charmoso quando colocada na parede atrás da mesa de doces.

Inspire-se em Decoração de casamento com fitas: tendência TOP que vai do RÚSTICO ao LUXO total!!

Duo Borgatto Boutique FotográficaSaiba mais sobre “Duo Borgatto Boutique Fotográfica”
Foto Duo Borgatto Boutique Fotográfica
Alê Loureiro Assessoria & CerimonialSaiba mais sobre “Alê Loureiro Assessoria & Cerimonial”
Alê Loureiro Assessoria & Cerimonial – Foto Blessends Foto e Vídeo

Fotos antigas

Muitos decoradores utilizam fotos antigas em porta retratos pendurados em árvores ou colocados sobre as mesas. Porém, existem várias outras possibilidades, como por exemplo, fazer um caminho de mesa ou um moderno mural. 

  • Como fazer:

1. Mural de coração: sobre uma grande cartolina, cole um papel de presente com a estampa da sua preferência e recorte um coração de forma geométrica, escaneie fotos antigas e logo cole no papel. Dois furinhos, um cordão e pronto! Que tal pendurar esta obra de arte na entrada de sua recepção?

2. Caminho de mesa: as queridas Tharcilla e Denise, donas do ateliê Antique et Romantique explicam:

“Você pode escanear fotos antigas e imprimir algumas em preto e branco, outras em sépia com filtro esverdeado para dar mais destaque! Elas devem ser coladas sobre um molde de papel branco de forma aleatória, deixando as pontas irregulares e conseguindo, desta forma, um visual romântico e contemporâneo!

Aproveite para conhecer a Fórmula do álbum de casamento perfeito: cliques fundamentais + fotos espontâneas!

Antique et RomantiqueSaiba mais sobre “Antique et Romantique”
Antique et Romantique – Foto Fabricio Sousa
Casa CoisaSaiba mais sobre “Casa Coisa”
Foto Divulgação Casa Coisa

Escadas 

Neste caso são utilizadas duas escadas com as seguintes funções:

  • Varal para fotos ou recados
  • Apoio para doces 

Esta é uma excelente pedida para casamentos ao ar livre, em estilo rústico, boho ou vintage!

  • Como fazer: coloque duas escadas lado a lado com a distância que desejar. Amarre cordões na altura dos degraus e utilize pregadores de roupa para pendurar as fotos ou os recados escritos por seus convidados!

Você pode utilizar tábuas de madeira entre os degraus como suporte para doces, bolos, fotos, flores ou outras peças de decoração! Dica: se vai casar à noite, envolta as escadas com pisca-pisca ou coloque pequenas velas nos degraus. Puro charme!

Decoração de casamento estilo provençal: o lado mais charmoso da França na sua festa!

Alecrim Assessoria e Decoração de CasamentosSaiba mais sobre “Alecrim Assessoria e Decoração de Casamentos”
Alecrim Assessoria e Decoração de Casamentos – Foto The Kreulichs
Mexe Mexe Ambientes CriativosSaiba mais sobre “Mexe Mexe Ambientes Criativos”
Foto Divulgação Mexe Mexe Ambientes Criativos

Garrafas decoradas

As garrafas de vidro já estão sendo utilizadas em vários casamentos, geralmente como vasos de plantas. Coloridas, com adereços ou pintadas à mão, causam um belo efeito em qualquer decoração! Peça para seus amigos e parentes guardarem as garrafas usadas ou compre novas em formatos diferentes em lojas especializadas!

  • Como fazer:

1. Garrafa pintada: Compre tinta esmalte na cor desejada e uma seringa grande! Utilizando a seringa, coloque a tinta dentro da garrafa envolvendo-a por inteiro. Feito isso, coloque a garrafa de cabeça para baixo e espere secar! Dica: além das flores, abuse de outros elementos, como fitas, cordões de pérolas e rendas!

2. Garrafa forrada com fio de juta: você vai precisar de um rolo deste fio, tesoura e cola quente. Coloque um pouco de cola na base da garrafa e cole a ponta do fio. Conforme for enrolando, vá colocando outras gotas de cola para uma melhor fixação! Você pode utilizar o fio em toda garrafa ou apenas em uma parte dela. Fica Lindo inclusive, para decorar a sua casa depois do casamento!

Veja outras sugestões em Festa de casamento DIY: 8 itens imprescindíveis!

Casa CoisaSaiba mais sobre “Casa Coisa”
Foto Divulgação Casa Coisa
Mexe Mexe Ambientes CriativosSaiba mais sobre “Mexe Mexe Ambientes Criativos”
Foto Divulgação Mexe Mexe Ambientes Criativos
Auroras DecorSaiba mais sobre “Auroras Decor”
Foto Divulgação Auroras Decor

Vidrinhos

De vários tamanhos, cores e formatos, os vidros compõem a sua decoração de forma simples e rústica! Atuando da mesma forma que as garrafas, servem para acomodar flores, porém, de uma forma geral, não recebem pinturas, mas detalhes delicados, como pequenos pedaços de rendas, crochês, fios de juta e até mesmo, letras de papel!

  • Como fazer: você vai precisar de cola quente  para fixar o fio de juta, da mesma forma que se faz com as garrafas forradas. Opção romântica, são os pedaços de renda envolvendo os vidros e as letras recortadas em papel formando palavras como amor, alegria, felicidade, entre outras.
Antique et RomantiqueSaiba mais sobre “Antique et Romantique”
Foto Divulgação Antique et Romantique
Marry Me | Planejamento CriativoSaiba mais sobre “Marry Me | Planejamento Criativo”
Foto Divulgação Marry Me Planejamento Criativo

Renda, crochê e outros mimos

Pedaços de renda, crochê e fitas servem como adorno em várias peças de decoração! Podem ser utilizados para decorar garrafas, vidros, pequenas caixas e até mesmo, um varal para o fundo da sua mesa de doces! Tudo fica com uma aparência mais delicada com a aplicação destes pequenos detalhes!

  • Como fazer:

1. Varal de rendas: você pode fazer um varal utilizando pedaços de renda com formatos circulares: dobre os círculos sobre o fio utilizando cola branca para a sua fixação! Feito isso, é só pendurar o varal no local que você quer.

2. Caixas decoradas: compõem belos centros de mesa! Cubra, com cola branca, pequenas caixas com papel rústico. Depois de seco, você pode colar  pedaços de renda, crochê, fitas ou pequenos laços, tudo de acordo com o seu estilo!

Decoração de casamento com dourado: BOHO ou CLÁSSICA, qual você prefere?

Casa CoisaSaiba mais sobre “Casa Coisa”
Foto Divulgação Casa Coisa
Odette Castro DecoraçõesSaiba mais sobre “Odette Castro Decorações”
Odette Castro Decorações – Foto Viviane Lacerda – Fotografia de Momentos

Bolas de Isopor

As bolas de isopor servem como base para peças diferentes e divertidas! As decorações com flores e pedaços de papel são bem fáceis de fazer, compondo um objeto único que ganha destaque na sua decoração! Elas poderão ser utilizadas sobre vasos, taças ou simplesmente colocadas sobre mesas e aparadores!

  • Como fazer:

1. Bola florida: você vai precisar de uma bola de isopor, alfinetes e flores de papel - que podem ser recortadas ou compradas. Comece pelo meio da bola, espetando as flores com os alfinetes e forma de círculo até cubrir-las perfeitamente.

2. Bola de recortes: recorte papéis em forma de círculos, coloreie e cole partituras da sua música preferida ou pequenos poemas. Cole uns sobre os outros até que não dê para ver nenhum pedacinho do isopor!

Foto Catie Bartlett
Foto The Bridal Box

Se você realmente decidiu fazer sua própria decoração, aproveite para começar o quanto antes! Separe as peças prontas em caixas ou sacolas, e coloque etiquetas para facilitar sua organização! Você também poderá fazer as lembrancinhas de seus convidados, que saber como? Veja as mais lindas dicas em Lembrancinhas de casamento DIY: ideias fáceis e extraordinárias!

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação