Como escolher a data do seu casamento: dicas TOP para tomar nota!

Ele fez o tão esperado pedido de casamento. O próximo passo, naturalmente, é decidir quando será o grande dia de vocês. Muitos casais escolhem o dia do casamento baseados em puro romantismo: aniversário de namoro, alguma data especial para os dois e há até quem procure a numerologia para descobrir a data ideal. Outros preferem ser mais racionais e procuram épocas que sejam mais favoráveis financeiramente ou feriados que possam permitir que os convidados que moram longe participem da festa.

Listamos algumas razões para os noivos ponderarem na hora de escolher a data do casamento.

Renato Domenicali FotografiaSaiba mais sobre “Renato Domenicali Fotografia”
Foto: Renato Domenicali Fotografia

O mítico maio

Casais católicos costumam preferir se casar em maio, mês de Maria, porque acreditam nas bênçãos de se casar na época em que se celebra a mãe de Jesus. Além disso, o Brasil herdou do Hemisfério Norte o mito de que maio é o mês das noivas. Isso porque maio marca o início da primavera nos países da Europa e da América do Norte, por isso se tornou naturalmente um mês festivo nessa região.

  • “Mas acho que hoje em dia a questão climática tem pesado mais para a maioria dos casais, e a chegada da primavera aqui no Hemisfério Sul (em setembro), acaba sendo a época mais procurada”, conta Melissa Spinola, coordenadora de eventos da Villa da Mooca e Villa Pacaembu.

Não se preocupe com chuva no seu casamento. Inspire-se e tenha fotos lindas

Villa da MoocaSaiba mais sobre “Villa da Mooca”
Villa da Mooca – Foto: Photo in Box

As melhores épocas do ano

Com clima ameno e poucas chuvas, primavera e outono costumam ser épocas ideais para quem planeja casar ao ar livre. Também é nessas estações do ano em que as flores estão mais bonitas. Porém, no outono, datas festivas como o Dia das Mães ou Dia dos Namorados aumentam o custo das flores. Já na primavera, existem muitos casamentos sendo realizados e a concorrência por espaços e fornecedores aumenta bastante.

Veja nossa seleção de 60 buquês de noiva RÚSTICOS maravilhosos para você se inspirar!

André Martins FotografiaSaiba mais sobre “André Martins Fotografia”
Foto: André Martins Fotografia

As épocas menos favoráveis

Com temperaturas mais extremas, verão e outono não estão entre as épocas preferidas pelos noivos. O inverno ainda tem a vantagem de ter belas flores e, nas regiões de frio menos intenso, pode ser uma boa época. Já o verão costuma ter como desvantagens o forte calor, a alta incidência de chuvas e o fato de ser uma época muito concorrida, com as festas de fim de ano, férias escolares e Carnaval, que podem atrapalhar o planejamento. No entanto, justamente por serem mais extremas e menos procuradas, o inverno e o alto verão podem ser boas ocasiões para melhores negociações entre noivos e fornecedores.

Não deixe de ver essas ideias charmosas para gelar as bebidas em casamentos no verão!

Villa da MoocaSaiba mais sobre “Villa da Mooca”
Villa da Mooca – Foto: Photo in Box

Casando em feriados

Se vocês têm muitos convidados que moram longe, essa pode ser uma excelente escolha porque facilita que eles se desloquem e participem da festa. Por outro lado, se os convidados são da mesma cidade onde será realizado o casamento, os feriados costumam ser um problema. Melissa Spinola nos explica que na Villa da Mooca os feriados acabam gerando uma demanda por casamentos em dias de semana.

  • “Muita gente viaja e a taxa de faltas acaba aumentando bastante. A vantagem é que, por se tratarem de datas menos buscadas, os casais conseguem negociações sempre melhores.”

Procurando inspiração para decoração de mesa de casamento para o inverno? Veja essas fotos!

Libélula FotografiaSaiba mais sobre “Libélula Fotografia”
Foto: Libélula Fotografia

A data que quase todo mundo evita

Todo mundo tem uma data que não considera festiva. Pode ser o dia da perda de um ente querido, uma data religiosa muito forte ou apenas superstição. Mas há um dia do ano que noivos, em geral, evitam escolher para seu casamento: 2 de novembro, o Dia de Finados.

  • “É uma data que a maioria dos casais acaba dispensando”, confirma Melissa Spinola.
Villa da MoocaSaiba mais sobre “Villa da Mooca”
Villa da Mooca – Foto: Photo´N Roll by Melissa Spínola

Tendo claros os prós e contras de cada época do ano para a realização casamento, fica mais fácil para os noivos escolherem o seu grande dia considerando razões afetivas e práticas. Decidida a data, é hora de começar a planejar o que vocês vão fazer no casamento. Afinal, planejamento é o segredo do sucesso.

Vai casar no verão? Então veja algumas sugestões de comidas e bebidas perfeitas para um casamento nos meses de calor!

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação