Como escolher as CORES do seu casamento: saiba o significado de todas elas!

Estudadas há séculos por diferentes povos, as cores possuem diferentes significados dependendo de cada cultura! Para os ocidentais, as cores passaram a ser relacionadas com as emoções dos seres humanos, pois acredita-se que elas podem influenciar o humor, o apetite e até o sono!

Decoração de casamento multicolorida: aposte nessa ideia alegre e original!

Glau Miranda
Foto divulgação Glau Miranda

Sabe aquele dia que você acordou mega feliz e decidiu vestir uma camiseta laranja? Pois esta é uma cor estimulante, que sugere gentileza, energia e espontaneidade! Desta forma, quando começamos a pensar sobre as cores relacionadas à decoração de um casamento, devemos levar em conta a mensagem e sensações que queremos passar para os convidados!

Conheça a Paleta de cores Pantone 2016 completa: combinações DIVINAS para o seu casamento!

Renata Paraiso | Design de Eventos Integrados à natureza
Renata Paraiso | Design de Eventos Integrados à natureza – Foto Rafael Porto

Preto

 “O preto é a quintessência da simplicidade e elegância” , assim dizia Gianni Versace, um dos maiores ícones do mundo da alta costura!

Cor relacionada ao poder e à nobreza que, quando utilizada em peças decorativas, sugere um ambiente luxuoso e requintado! Ideal para casais que pretendem realizar um casamento sofisticado, porém discreto!

Vox Ambientações
Foto divulgação Vox Ambientações
Dettagli
Foto divulgação Dettagli

Cinza

O cinza passa a sensação de equilíbrio por estar posicionada entre o preto e o branco! Sendo esta uma cor neutra, denota discrição, mas também é conhecida como a cor do sucesso e estabilidade! O ideal é que a decoração tenha detalhes com este tom, sempre evitando exageros, pois o excesso gera uma sensação de monotonia!

Feitiço das Flores
Foto divulgação Feitiço das Flores

Branco

Na verdade, o branco não é uma cor e sim, a soma de todas as cores (para alguns a ausência de cor…)! Traz luminosidade aos ambientes e remete à simplicidade e pureza, sendo considerada como a cor relacionada à honestidade e perfeição! Decorações realizadas com peças brancas possuem a grande vantagem de nunca sair de moda e facilitam a combinação com qualquer outra cor!

Inimaginável Decoração
Inimaginável Decoração – Foto Maria Tereza
Cetim
Foto divulgação Cetim

Vermelho

O vermelho é uma cor vibrante, que simboliza o amor e a paixão, diretamente associada à figura do coração humano! Representa pessoas de personalidade forte, ativas, guerreiras, que não desistem até alcançar os seus objetivos! Leva calor e energia aos ambientes e pode ser utilizada em praticamente todos os estilos de casamentos, dos  mais rústicos, aos mais glamourosos!

Conheça as 20 ideias para decoração de casamentos rústicos: crtl c + crtl v

Jayme Bernardo
Foto divulgação Jayme Bernardo
Filiz - Eventos Pensados
Foto divulgação Filiz – Eventos Pensados

Rosa

Esta cor está diretamente ligada ao universo feminino e expressa ternura e afeição! Sua utilização revela ambientes repletos de delicadeza e romantismo, dando uma sensação de aconchego e suavidade! Porém, tons mais fortes e vibrantes, como o pink, resultam em ambientes cálidos e sensuais, ideais para despedidas de solteira!

Brindari
Foto divulgação Brindari
Vic Meirelles
Foto divulgação Vic Meirelles

Amarelo

O amarelo simboliza energia, descontração e felicidade! É a cor que representa o sol, por isso sua utilização traz luminosidade e alegria, dando mais vida aos ambientes! Casamentos diurnos e noturnos podem apresentar decorações onde esta cor é utilizada para destacar pontos específicos da recepção, dando um toque moderno e original!

Jayme Bernardo
Foto divulgação Jayme Bernardo
Depois do Sim, Festa!
Depois do Sim, Festa! – Fabio Moro Fotografia

Laranja

Mistura do amarelo com o vermelho, o laranja é uma cor quente que representa o sucesso e a prosperidade! É utilizada, atualmente, em diversos estilos de casamentos, sendo a aposta certa para a decoração dos lounges ou pistas de dança, pois é a cor que estimula a comunicação, o entusiasmo e a descontração!

Design Criativo
Foto divulgação Design Criativo
Filiz - Eventos Pensados
Foto divulgação Filiz – Eventos Pensados

Marrom

Esta é uma cor sóbria que conecta o ser humano à natureza e, por isso, é muito vista em casamentos rústicos e campestres! O marrom traz uma sensação de conforto e aconchego e está associada à estabilidade, maturidade e responsabilidade! Se você prefere uma decoração leve, abuse do bege ou nude, variações mais claras desta cor!

Se optou pelo marrom, inspire-se em Decoração de casamento estilo Ralph Lauren: naturalmente elegante e sofisticada!

Gioia Decoração
foto divulgação Gioia Decoração
Leivas & Lourenço Wedding
Leivas & Lourenço Wedding – Foto Junior Oliveira

Verde

O verde é conhecido como a cor da esperança, mas também representa a natureza, a renovação e a fertilidade! Quando bem utilizada, transmite uma sensação de tranquilidade e equilíbrio, por isso é indicada para a decoração dos locais onde serão servidos almoços ou jantares!

Wendel Medeiros
Foto divulgação Wendel Medeiros
Erika Tavares
Foto divulgação Erika Tavares

Azul

O azul representa bem estar, ternura, tranquilidade e afeto! Esta é uma cor que passa um aspecto moderno e elegante à decoração, sendo vista nos mais diversos tons, do tiffany (o queridinho dos decoradores!) ao azul escuro! Ela pode ser combinada a uma infinidade de outras cores que irão ajudar a determinar se o casamento será discreto ou festivo!

Antônio Neves da Rocha
Foto divulgação Antônio Neves da Rocha
Renata Stabile
Foto divulgação Renata Stabile

Roxo

O roxo, tal qual o preto, remete à uma sensação de nobreza e poder! Simboliza dignidade, respeito e está ligado à espiritualidade, pois representa a energia cósmica e a elevação da intuição espiritual! Devido à sua elegância, costuma ser utilizado em casamentos formais, mas suas variações mais claras levam alegria às recepções realizadas durante o dia!

Chris Ayrosa
Foto divulgação Chris Ayrosa
Anderson Lima - Design de Eventos
Foto divulgação Anderson Lima – Design de Eventos

Dourado

Uma cor poderosa que remete, diretamente, ao luxo, à prosperidade e ao esplendor! O dourado é simbolo de refinamento e sofisticação, sempre quando utilizado de forma harmônica e equilibrada! Casamentos mais singelos e inclusive rústicos, também podem apresentar detalhes nesta cor, como garrafas, potes e objetos que dão um toque contemporâneo à decoração!

Decoração de casamento com dourado: BOHO ou CLÁSSICA, qual você prefere?

Glau Miranda
Foto divulgação Glau Miranda
Florescer Decorações
Foto divulgação Florescer Decorações

Estude, junto ao seu decorador, quais são as melhores opções de combinações de cores para conquistar uma decoração harmônica que esteja de acordo com o estilo do seu casamento! Na dúvida, aposte na mistura de cores claras com tons escuros, lembrando sempre que menos é mais para evitar uma decoração de aspecto over!

Veja também Como escolher o local PERFEITO para cada ESTILO de casamento!

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação