Como escolher as roupas dos pajens e das daminhas: lindos e confortáveis!

As daminhas e os pajens são presenças mais que especiais nos casamentos de hoje em dia. As crianças representam pureza, inocência e alegria e têm um papel importante na cerimônia.

MairocaSaiba mais sobre “Mairoca”
mairoca – Foto: Divulgação Mairoca

A escolha das roupas deles é um importante passo no planejamento do casamento, afinal, eles estarão em destaque e a primeira regra é universal: conforto!  Não adianta nada a daminha ou o pajem estarem lindos se a roupa não for confortável: com vestidos e trajes desconfortáveis, as crianças vão ficar impacientes e inquietas.

Veja também 29 frases doces e divertidas para as plaquinhas de pajens e daminhas.

Coletivo 3 FotografiaSaiba mais sobre “Coletivo 3 Fotografia”
Foto: Coletivo 3 Fotografia

Daminhas

Atualmente não existem tantas regras para a escolha dos vestidos das daminhas. O ideal é seguir a proposta de estilo e/ou a cartela de cores do casamento. As roupas das daminhas devem estar em sintonia com o vestido da noiva, mas não devem ser uma miniatura do mesmo. Lembre-se, também, de levar em consideração o local da cerimônia e a temperatura/estação do ano. Casamento a céu aberto, na praia ou no campo, pode demandar diferentes estilos de vestidos e tecidos.

Veja também roupas de daminhas e pajens São Paulo e Grande SP.

Flávia Soares FotografiaSaiba mais sobre “Flávia Soares Fotografia”
Foto: Flávia Soares Fotografia
Ana Paula Aguiar FotografiaSaiba mais sobre “Ana Paula Aguiar Fotografia”
Ana Paula Aguiar Fotografia

Invista em modelos de organza, tule e algodão, que são leves e podem criar mil e uma possibilidades! Detalhes de poás, flores e até mesmo tecidos com tramas hand made delicadas e discretas também são uma ótima opção.

Vale lembrar que vestidos muito longos ficam desproporcionais. Por isso, o comprimento ideal dos vestidos das daminhas é aproximadamente no meio da canela, para deixar as meninas mais livres para se movimentar.

Dica: Não esqueça que criança tem que ficar com cara de criança! Nada de maquiagem, brilhos desnecessários ou acessórios que descaracterizam o ar infantil e natural.

Quer dar mais destaque à participação das crianças em sua cerimônia? Veja entrada de daminhas e pajens no casamento: INOVE e DIVIRTA a criançada!

Flávia Soares FotografiaSaiba mais sobre “Flávia Soares Fotografia”
Foto: Flávia Soares Fotografia

Acessórios das Daminhas

Nos acessórios, opte por coroas de flores, tiaras delicadas e fitas de cetim: essas são escolhas certeiras porque, além de lindas, mantêm o ar infantil que deve ser valorizado. Para complementar, escolha sapatinhos confortáveis que podem, ou não, ser coloridos, dependendo da proposta do casamento! Se a cerimônia for à noite – ou se o clima pedir –, meias-calças clarinhas podem complementar o look.

Lojas especializadas, como a Mairoca, têm opções de acordo com o estilo do casamento. A coleção mais recente, por exemplo, trouxe uma linha especial para daminhas e pajens de casamentos no campo. A ideia foi criar vestidos e trajes mais leves, que caem bem com a proposta de um casamento mais despojado.

Já para casamentos mais luxuosos, o Atelier Victoria Alta Costura tem mais de 10 anos de experiência e conta com versões inspiradas nas grandes produções de alta costura para daminhas e pajens (prontas ou sob medida).

Veja também suas daminhas ainda mais fofas e encantadoras: detalhes para compor o look das pequenas.

Foto: Divulgação Victoria Alta Costura

Pajens

O traje dos pajens, assim como o das daminhas, deve variar de acordo com o estilo e o local do casamento. Nos casamentos noturnos e clássicos pode-se utilizar os minitrajes completos, com calça, suspensório ou colete, camisa e até blazer, se necessário. Mas é preciso ter cautela com esta opção, já que os pajens podem ficar desconfortáveis. Se for um casamento ao ar livre e diurno, o traje deve ser mais leve, com menos peças e de tecidos mais maleáveis.

Veja também como vestir daminhas de honra e pajens com originalidade.

Ana Paula Aguiar FotografiaSaiba mais sobre “Ana Paula Aguiar Fotografia”
Foto: Ana Paula Aguiar Fotografia

Combinar o traje dos pajens com o terno do noivo fica a critério dos noivos. Mas, assim como as roupas das daminhas devem estar em “sintonia” com o vestido da noiva, os trajes dos pajens também devem remeter ao do noivo. Lembrando, como já foi dito, que não precisa ser uma versão em miniatura: pequenos detalhes e variações são o suficiente!

Foto: Divulgação Estúdio Chocolate

Acessórios dos Pajens

Nos acessórios, as gravatas borboleta, por exemplo, são uma opção fofa. Suspensórios também são um charme e, se for um casamento diurno no campo, uma boina fica uma graça! Os sapatos também devem ser escolhidos de acordo com o resto do traje: sapatinhos clássicos para trajes tradicionais e mocassins ou tênis para cerimônias mais despojadas.

Veja também 8 acessórios para noivos 2016: um charme! 

Coletivo 3 FotografiaSaiba mais sobre “Coletivo 3 Fotografia”
Foto: Coletivo 3 Fotografia

A Black Tie Kids conta com uma linha específica para pajens, com modelos divididos em ternos, trajes e meio fraques, que garantem a elegância e o estilo dos pequenos no grande dia!

Veja também roupas de criança para daminhas e pajens brilharem na entrada do casamento.

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação