BR Login
BR

Como escolher o serviço e o menu do seu casamento: as melhores dicas!

Se você quer que o menu do seu casamento fique guardado para sempre na memória dos seus convidados, existem certos pontos que devem ser levados em consideração. O horário, as estações do ano, o estilo de seu casamento e até mesmo a grande variedade de paladares deverão ser levados em conta para que você consiga obter um cardápio perfeito.

D.A. GastronomiaSaiba mais sobre “ D.A. Gastronomia”
D.A. Gastronomia – Foto: Kay Brasil

Apresentação e variedade

A apresentação dos pratos também é um componente importante para um menu de sucesso! Pratos bem elaborados e com um visual diferente aguçam os sentidos e se tornam uma das grandes estrelas da festa! Porém, o maior segredo do sucesso é a variedade de pratos que serão servidos! Invista em um menu diversificado que busque harmonizar o clássico ao contemporâneo e atinja ao maior número de paladares possível!

Inspire-se em Como apresentar os pratos do buffet no seu casamento em 2016: dicas super atuais!

D.A. GastronomiaSaiba mais sobre “D.A. Gastronomia”
D.A. Gastronomia -Foto: Divulgação D.A. Gastronomia
Chamié GastronomiaSaiba mais sobre “Chamié Gastronomia”
Chamié Gastronomia – Foto Divulgação Chamié Gastronomia

Tipos de serviços

Os tipos de serviços dependerão do horário, local e estilo do seu casamento e influenciarão diretamente na escolha do menu! Se você optar por um casamento informal, não existe a necessidade de um menu elaborado e o serviço pode ser bem mais simples como, por exemplo, um delicioso brunchMas se você optar por um casamento elegante, o serviço deverá ser de primeira com pratos sofisticados!

Conheça alguns tipos de serviços e quando escolhê-los:

  • Coquetel

Boa pedida para casamentos no fim da tarde com um estilo descontraído e informal! São usadas apenas mesas de apoio para copos, pois os convidados permanecem de pé! Neste caso, são servidos canapés e salgadinhos ou os noivos podem inovar, servindo as já famosas finger foods, aquelas porções reduzidas de massas, risotos, cremes ou saladas. Delicioso e divertido.

Veja Do lagostim ao botequim: escolha um buffet de casamento que se adapte à sua festa!

Atlântico BuffetSaiba mais sobre “Atlântico Buffet”
Atlântico Buffet – Foto Divulgação Atlântico Buffet
Chamié GasttronomiaSaiba mais sobre “Chamié Gasttronomia”
Chamié Gasttronomia – Foto: Divulgação Chamié
  • Brunch

É um tipo de refeição que costuma começar a ser servida em torno das 11 horas da manhã e pode seguir durante a tarde. Ela pode substituir o café da manhã ou o almoço, sendo ideal para casamentos diurnos! Possui um cardápio simples, com grande variedade de pães, sucos, queijos, frios, tortas salgadas e doces, além das já conhecidas miniaturas de hambúrgueres e outros sanduíches!

Buffet Nayara TrovãoSaiba mais sobre “Buffet Nayara Trovão”
Buffet Nayara Trovão – Foto Divulgação Buffet Nayara Trovão
  • Buffet

Neste caso os convidados se servem sozinhos, contribuindo para uma refeição descontraída, ideal para casamentos informais! Pode ser utilizado tanto para o almoço, quanto para o jantar, com pelo menos três ou quatro pratos quentes diferentes, além de outros acompanhamentos.

Conheça os Pratos típicos brasileiros no menu do seu casamento: tendência sempre em alta!

Arte dos SaboresSaiba mais sobre “Arte dos Sabores”
Foto Divulgação Arte dos Sabores
  • Serviço à francesa

Ideal para casamentos elegantes e sofisticados, no qual os convidados são servidos nas mesas com pratos já montados e decorados. Costuma contar com entrada, prato principal e sobremesa, sendo que as bebidas começam a ser servidas antes dos pratos. Neste caso, o menu deve ter pratos sofisticados e contemporâneos, mas você poderá oferecer uma porção de massa para atender, perfeitamente, alguns convidados que optem por pratos simples – as crianças, por exemplo.

Restaurante Jardim AuréliaSaiba mais sobre “Restaurante Jardim Aurélia”
Restaurante Jardim Aurélia – Foto: Divulgação Jardim Aurélia

Opções de pratos

Desde a cozinha tradicional até a contemporânea e sofisticada, existe uma grande variedade de sugestões, novidades e sabores, enlouquecendo noivos que muitas vezes não sabem por onde começar! Deixamos aqui, algumas dicas que vêm agradando aos mais diversos paladares e fazendo sucesso com suas fabulosas apresentações!

  • Massas

Praticamente indispensáveis, pois agradam a grande maioria dos convidados! O ideal é que seja inserido, pelo menos, um prato de massa no seu menu. Molhos suaves, como branco ou a base de tomate e rúcula podem ser boas opções. Uma ilha italiana onde são servidos diversos pratos, como pizzas, risotos e uma grande variedade de massas pode ser a grande pedida!

Então Aposte nas Ilhas Gastronômicas para seu casamento em 2016 e acerte em cheio!

Atlântico BuffetSaiba mais sobre “Atlântico Buffet”
Atlântico Buffet – Foto: Divulgação Atlântico Buffet
Chamié GastronomiaSaiba mais sobre “Chamié Gastronomia”
Foto divulgação Chamié Gastronomia – Foto Junior Monteiro
  • Carnes

Os tipos de carne considerados tradicionais em casamentos são: frango, peixe e carnes vermelhas, preferencialmente  filé mignon! A única observação em relação a estes pratos é o tipo de acompanhamento! Se você quer manter um estilo que agrade a todos, procure cardápios que tenham algumas variações de acompanhamento à base de batata e arroz!

Arte dos SaboresSaiba mais sobre “Arte dos Sabores”
Foto Divulgação Arte dos Sabores
Chamié GastronomiaSaiba mais sobre “Chamié Gastronomia”
Chamié Gastronomia – Foto Junior Monteiro
  • Pratos exóticos

Um belo buffet com pratos exóticos pode surpreender por sua apresentação e sabores diferente! Carnes como a de javali ou a de e temperos orientais ganham, cada vez mais, as mesas de casamentos sofisticados e elegantes! O único porém em relação a estes pratos, é que por seu sabor pouco convencional,  podem não agradar a todos os convidados! Neste caso, recorra a uma alternativa de massa ou carne vermelha para compor seu menu e todos contentes!

D.A. GastronomiaSaiba mais sobre “D.A. Gastronomia”
D.A. Gastronomia – Foto Kay Brasil
  • Mini Porções

Esta é a melhor opção para quem quer  diversificar seu menu! As mini porções, também chamadas finger foods, estão super em alta! A única desvantagem é que as mini porções geralmente são servidas com apenas a utilização de um garfo, então as comidinhas apresentadas costumam ser massas, cremes, tortinhas, saladas ou risotos! Em relação às carnes podem surgir em pequenos pedaços, apoiados em colheres ou recipientes inusitados, em um tamanho onde não haja necessidade de corte!

Atlântico BuffetSaiba mais sobre “Atlântico Buffet”
Foto Divulgação Atlântico Buffet
Chamié GastronomiaSaiba mais sobre “Chamié Gastronomia”
Foto Divulgação Chamié Gastronomia
  • Oriental

As culinárias chinesa e japonesa têm uma grande legião de fãs por todo o nosso território! Se você decidiu por um menu com este tipo de gastronomia, aposte em uma ilha com boa diversidade de pratos e um sushiman que se apresente como um show à parte! Para atender o gosto dos não apaixonados pela culinária oriental, você pode complementar seu cardápio com massas e saladas – opção sempre certeira.

Ponto 3 BuffetSaiba mais sobre “ Ponto 3 Buffet”
Foto Divulgação Ponto 3 Buffet
Ponto 3 BuffetSaiba mais sobre “Ponto 3 Buffet”
Foto divulgação Ponto 3 Buffet
  • Light, Diet e Glúten Free

Muitas pessoas pensam em não sair da dieta, mesmo em grandes festas ou comemorações! Outras têm problemas de saúde, como hipertensão, diabetes ou são celíacas e acabam tendo que se controlar e não abusar de sal, gordura e doces! Por isso, o ideal é que seu menu tenha,ao menos, um prato diet e sem glúten! Invista em saladas bem elaboradas ou pratos a base de peixe! Atualmente, a maioria dos grandes buffets e chefs trabalham com este tipo de prato em seus menus.

L'Espai BanqueteriaSaiba mais sobre “L'Espai Banqueteria”
Foto divulgação L’Espai Banqueteria
Chamié GastronomiaSaiba mais sobre “Chamié Gastronomia”
Chamié Gastronomia – Foto: Divulgação Chamié

Lembre-se sempre de diversificar, compondo um menu com uma variedade de pratos que combinem harmoniosamente! Em meses de maior calor, invista em menus com pratos leves, como saladas, peixes e frutos do mar! Abuse de massas, carnes vermelhas e risotos, caso decida casar durante o outono ou inverno!

Aproveite para conhecer as Tendências 2016 para um buffet de casamento original e surpreendente!

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação