BR Login
BR

Como escolher o traje do noivo: dicas para que ELES também sejam protagonistas!

Se as mulheres têm à sua disposição uma diversidade de modelos, decotes e tecidos capazes de transformar a busca do vestido de noiva em uma verdadeira odisseia, para os homens, a escolha do traje é muito mais simples. A não ser que a ocasião seja mais formal – nesse caso, via de regra, o noivo pode ficar um pouco “perdido”. Justamente para ajudar os noivos a escolherem o traje de acordo com a ocasião, montamos este miniguia. Confira!

Inspire-se! Trajes de noivo em 2016: estilo e elegância!

Espaço São CaetanoSaiba mais sobre “Espaço São Caetano”
Foto: Divulgação Espaço São Caetano
Renata Philipo FotografiaSaiba mais sobre “Renata Philipo Fotografia”
Foto: Renata Philipo

Terno

O traje mais versátil para os homens pode ser usado com, ou sem colete, com, ou sem gravata, dependendo da informalidade da ocasião. O terno sempre é composto por paletó, calça e camisa e as cores vão depender do estilo de casamento. Nos mais clássicos, preto, cinza e azul marinho costumam ser as cores de preferência. Nos mais informais, o limite é o gosto dos noivos.

Noivos mais modernos e em forma costumam optar pelo terno slim fit, com paletó levemente acinturado e calça com corte ajustado às pernas.

Dica: O noivo que optar pelo terno pode usar um colete ou uma gravata diferente para se destacar dos outros convidados.

Thrall PhotographySaiba mais sobre “Thrall Photography”
Foto: Thrall Photography
Foto: Ja ich will Hochzeitsfotografie

Fraque

Não é muito comum em eventos sociais no Brasil, mas os noivos usam bastante. A marca registrada do fraque é o casaco de cauda na altura do joelho e corte triangular na frente. Normalmente escuro, esse casaco compõe o traje com camisa branca, colete e calça que pode, ou não, ser da cor do casaco.

Embora a regra geral determine que o fraque é um traje para casamentos diurnos, no Brasil ele é mais utilizado em ocasiões formais. Além do noivo, pais dos noivos e padrinhos podem optar pelo uso do fraque sem medo de exagerar.

Saiba quais são os 6 ERROS financeiros que podem TERMINAR com o seu casamento: o 4 é uma bomba-relógio!

Foto: Javier Arroyo Atelier Fotografico
Foto: Fuentecapala / Barcelona Bridal Week

Meio-fraque

Adaptação do fraque e inventado no Brasil, esse traje se caracteriza por ter a cauda do casaco mais curta que a do fraque, com um corte quadrado na frente. É a opção mais informal ao fraque, indicado para casamentos chiques, porém mais descontraídos. Normalmente, esse é o traje que pais dos noivos e padrinhos usam, enquanto o noivo costuma optar pelo fraque.

5 situações de intimidade que UNEM muito mais que o SEXO!

Foto: Laia Ylla Fotografía
Foto: Ricardo Lagos

Smoking

Também conhecido como black-tie, o smoking – que os americanos chamam de tuxedo – não é unanimidade para casamentos por ser considerado formal demais. O look clássico tem paletó curto em lapelas de seda, calças da mesma cor e tecido do casaco, faixa ou colete, camisa e uma gravata que quase sempre é borboleta.

Há quem defenda que, no Brasil, em vez de smoking, deveria-se usar o fraque. Mas, como sempre, a decisão é dos noivos. No entanto, se você não estará no altar – ou seja, não é noivo, nem padrinho, nem pai do noivo ou da noiva – só deve usar smoking se isso estiver indicado no convite.

7 conversas pré casamento que evitarão um futuro divórcio: a 4 é básica!

Foto: Fabijan Vuksic Photography
Foto: Divulgação / Hugo Boss

É claro que quem decide o que vestir no seu casamento é o próprio noivo – com ajuda da noiva, claro. Mas se vocês vão optar por alguma formalidade e querem seguir à risca algumas regras de etiqueta, tenham essas dicas em mãos e escolham o traje sem medo de serem felizes.

Não quer usar um terno tradicional? Saiba como ser um noivo com estilo e elegância!

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação