BR Login
BR

Como escolher o vestido de festa para um casamento de dia: dicas de uma expert!

Você foi convidada para um casamento durante dia e ficou completamente sem ideia do que vestir? Não fique confusa: se o convite não faz referência ao dress code, a informação que você precisa provavelmente está implícita ali. As regras podem variar dependendo do local, do horário de início, estilo do casamento (que também determina o grau de formalidade) e a estação do ano. Você apenas tem que saber como interpretar o texto, usar o bom senso e ler este post até o fim.

Leia também: 7 coisas que você TEM que evitar ao organizar a despedida de solteira!

Artha por Mariana Bassetti Saiba mais sobre “Artha por Mariana Bassetti ”
Artha por Mariana Bassetti – Foto: Vitor Costa

De dia sim, mas um grande evento!

Um casamento diurno costuma ser mais casual, com uma atmosfera mais leve e descontraída mas, por favor, ainda é um casamento, ok? Não é um evento trivial para o qual você não se planeja, escolhe qualquer coisa do armário, passa um batonzinho e limpa as crianças com um lenço umedecido antes de sair de casa. É um evento planejado com muita antecedência para agradar os convidados e, em sinal de respeito, retribuição e prestígio aos noivos, você deve se arrumar de maneira apropriada.

Miniguia de estilo para casais de convidados: 7 dicas lindas para combinar os looks!

VestiderieSaiba mais sobre “Vestiderie”
Vestiderie – Foto: Beta e Borelli
Artha Por Mariana BassettiSaiba mais sobre “Artha Por Mariana Bassetti”
Artha Por Mariana Bassetti – Foto: Marino Prieto

 De olho no tecido

“Para os dias mais quentes, o indicado são vestidos de qualquer comprimento, tecidos com uma caída leve, estampas florais, saias midi ou conjuntos de saias com cropped.

A dica é da estilista curitibana Mariana Basseti, idealizadora da marca Artha que veste noivas e convidadas desde 2007. Um detalhe importantíssimo: existem modelos incríveis de vestidos de malha, mas eles não combinam com NENHUM tipo de casamento!

Veja como ser o convidado perfeito de um casamento: dicas básicas de etiqueta!

Cris Barros – Foto: Divulgação
Artha Por Mariana BassettiSaiba mais sobre “Artha Por Mariana Bassetti”
Artha Por Mariana Bassetti – Foto: Marino Prieto

 Tecidos arejados como a musseline, a georgette e até o chiffon podem transitar perfeitamente do dia para a noite em casamentos que começam no meio da tarde e não têm hora para terminar. Outros clássicos, como as rendas, o tricoline e o linho também apresentam uma grande variedade de cortes e possibilidades de combinações para quem optar por conjuntos de saia e blusa, por exemplo.

Artha por Mariana BassettiSaiba mais sobre “Artha por Mariana Bassetti”
Artha por Mariana Bassetti – Foto: Vitor Costa

Calça sim. Brilho? Na medida!

Macacões e calças de alfaiataria também caem lindamente num evento com luz natural, faça frio ou calor. Cuidado para não brilhar demais! Uma pedrinha aqui e outra ali, ainda são aceitáveis, mas vestidos cravejados de canutilhos e cristais não estão de acordo com a ocasião.

32 fatos reais que jamais deveriam ter acontecido em um casamento, mas aconteceram!

Asos – Foto: Divulgação
Isabela Giobbi – Foto: Divulgação

Mesclas inusitadas

 Para os dias de outono ou inverno, vestidos boho longos de manga comprida ou curta ficam deslumbrantes se usados por baixo de um casaco ajustado com um cinto ou uma faixa de tecido, lisa ou estampada. Esta dica também é da Mariana Basseti.

“As pessoas têm medo de misturar, mas colocar uma casaco ajustado por cima e combinar com um cinto super funciona. Também indicamos as capas, que além de estarem em alta ficam bem mais descoladas que os casacos de pele”, completa ela.

CavendishSaiba mais sobre “Cavendish”
Cavendish – Foto: Divulgação

Viva a COR!

As cores devem ser claras e divertidas no calor.

  • Tons pastel e cores vibrantes, como o amarelo e o laranja, combinam super bem com esta hora do dia.
  • Estampas abstratas ou florais têm sinal verde para um casamento no jardim ou dentro de um salão.
  • Se a cerimônia for na beira da praia, as estampas com motivos tropicais também podem ser consideradas como aliadas, sem medo.

Confira também a galeria de vestidos de festa estampados 2016: alegria e muita cor!

Dolce & Gabbana – Foto: Divulgação
Dolores Promesas – Foto: Divulgação

Os tons mais escuros se adequam ao aconchego dos casamentos de outono e inverno. O preto é controverso, mas pode ser usado numa ocasião mais formal se o modelo for mais curto e neutro (deixe a diversão para os acessórios).

Aproveite e descubra os 8 erros que você não deve cometer ao escolher os acessórios para ir a um casamento!

Carolina Herrera – Foto: Divulgação
Vitor Zerbinato – Foto: Divulgação

Acessórios, por favor!

São eles que irão, definitivamente, realçar o conjunto – sapatos descolados, clutches texturizadas, braceletes e óculos de sol podem modificar completamente a aparência de um macacão liso. Na beira da praia, você pode ousar um pouco mais (ousar é diferente de exagerar, ok?). Pense em algo deslumbrante que você usaria em um jantar de verão, como grandes brincos ou colares de pedras coloridas. Siga o seu coração mas não cometa o erro de usar qualquer coisa que:

  • Cegue os outros – pedrarias que brilham a ponto das pessoas te confundirem com um globo de boate
  • Bloqueie a sua visão – por exemplo, um chapéu flexível enorme com uma gardênia gigantesca na aba
  • Seja barulhenta – como pulseiras empilhadas do pulso ao cotovelo que ficam balançando e tinindo a cada movimento
Miu Miu – Foto: Divulgação

 Deixe sua bolsa enorme em casa. Provavelmente não haverá um assento reservado para ela. As carteiras e clutches são a melhor opção para qualquer hora do dia e combinam com qualquer modelo de roupa. Se quiser usar chapéu, espere por um casamento ao ar livre e planeje um penteado que também funcione se você decidir liberar a sua melena no meio da festa.

Dolce & Gabbana – Foto: Divulgação

Sapatos

Todos os modelos são indicados para este horário (desde que não brilhem demais, lembra?), mas vai depender do local da cerimônia para acertar na escolha. Um casamento no gramado pede uma rasteira, sapatilha, anabela ou outro modelo com um salto mais grosso. As anabelas também são ótimas escolhas para quem vai fazer uma caminhada na areia da praia, mas não abre mão de uns centímetros a mais. Chinelos de dedo estão proibidos, independente do quão enfeitados, descolados ou caros eles sejam.

Acessórios de primavera para convidadas: coloridos, leves e descontraídos!

Cris Barros BrandSaiba mais sobre “Cris Barros Brand”
Cris Barros – Foto: Divulgação

Os homens também devem obedecer certas regrinhas…

Alguns homens têm tanta dificuldade de se vestir para um casamento quanto nós, portanto, um lembrete amigável pode lhes fazer um grande serviço.

  • Em locais fechados, pode-se usar um terno de cor clara com uma gravata de tecido brilhante e a camisa – de linho ou algodão – pode ser do mesmo tom que o paletó. Se o casamento é mais casual, um belo par de calças e blazer esporte são muito bem vindos.
  • Para casamentos ao ar livre, calças cáqui com blazer estão de bom tamanho. As gravatas são opcionais, mas é bem melhor chegar no casamento com uma atada no pescoço, se ninguém mais estiver usando, é fácil de tirar.
  • Na praia, optem por ternos claros sem gravata ou camisa de linho ou algodão cru, de mangas curtas ou compridas – que podem ser dobradas . Complete o look com calças cáqui. Aqui também não é preciso usar gravata, mas se encontrar algum modelo com uma estampa praiana, certamente irá acrescentar um toque incrível! Só não se esqueça de usá-la com uma camisa de manga comprida.

Dica de amiga: Para os rapazes, o blazer é dispensável, mas os botões, definitivamente, não são. NADA DE CAMISETAS!”

Veja as 9 FRASES que TODOS os homens dizem e esteja preparada para uma boa RESPOSTA!

Tribeca MenSaiba mais sobre “Tribeca Men”
Tribeca Men – Foto: Divulgação

Cabelo e makeup

O ideal para este horário é apostar nos coques e rabos de cavalo frouxos, tranças, tiaras, flores e até mesmo usar os cabelos soltos. A maquiagem também deve ser discreta em tons claros, ou mais carregada (e nunca brilhante) em tons terrososmais escuros.

O que não usar NUNCA

VESTIDO BRANCO, roupas em malha, jeans, regata (homens), camisetas, calças justas, bermudas, chinelos de dedo, transparências excessivas, decotes escandalosos, saias muito curtas e roupas esportivas.

Artha por Mariana BassetiSaiba mais sobre “Artha por Mariana Basseti”
Artha por Mariana Bassetti – Foto: Vitor Costa

O importante é se sentir confortável em todas as situações. Se você usa batom vermelho desde que acorda até a noite é óbvio que não vai colocar um gloss numa festa de casamento… A mesma regra vale se você é fã de peças brilhantes sempre, seu estilo é o que conta! Então, basta lembrar: a sua alegre presença é tudo o que os noivos necessitam, e é provável que você tenha um bom tempo para decidir o que usar para se sentir à vontade no dia do casamento! Aproveite e descubra quais são as 10 atitudes PROIBIDAS para um convidado de casamento: não estrague a festa!

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação