Como escolher uma cerimonialista perfeita para você: 7 dicas certeiras!

Organizar um casamento é uma tarefa deliciosa, mas exige muita dedicação, responsabilidade e noção de administração para que todas as tarefas sejam cumpridas dentro do prazo, e nenhum detalhe esquecido. Contratar um cerimonialista, também conhecido como wedding planer, é uma saída para evitar possíveis desgastes e fazer com que o grande dia seja muito melhor.

Para você acertar em tudo, anote as sete dicas da cerimonialista Vanessa Aune para escolher a principal aliada da organização do seu casamento, a cerimonialista.

Vanessa Aune Cerimonial
Vanessa Aune Cerimonial – Foto: Robson Freire

1. Internet: a melhor aliada!

“O cerimonialista é o fornecedor que passa mais tempo em contato com os noivos. É o profissional que melhor conhece os desejos e necessidades deles. Ele possui uma visão holística do evento, ou seja, tem conhecimento de todos os elementos e atividades que irão acontecer”, comenta Vanessa Aune.

Por causa de tantas responsabilidades envolvidas, é imprescindível que você saiba quem está contratando e certifique-se de que o profissional entregará todo o serviço exatamente como vocês combinaram. Busque indicações de amigos que já casaram, procure comentários sobre o profissional em guias de fornecedores na web ou em sites de reclamações, e peça o portfólio dos possíveis contratados.

Vanessa Aune Cerimonial
Vanessa Aune Cerimonial – Foto: Carol Bustorff
Vanessa Aune Cerimonial
Vanessa Aune Cerimonial – Foto: Tati Pinho

2. Avaliação do custo benefício

Nem sempre as opções mais baratas são as melhores com relação aos fornecedores. Priorizar os preços mais baixos em detrimento do melhor serviço é um dos erros na organização do casamento, que você NÃO vai cometer! Um bom cerimonialista vai te direcionar a não cair em armadilhas que esse enorme mercado pode proporcionar.

Valorizar o serviço de uma assessoria de casamento experiente é primordial para elencar uma equipe organizada, pontual e confiável.

“Quando o casal contrata um bom cerimonial percebe que o serviço da equipe acaba se pagando, pois evita possíveis prejuízos através de um RSVP eficiente, fornecedores com os melhores custo-benefícios, excelente dimensionamento de comidas, bebidas e mobiliários para o evento, entre outros”.

Fique esperto! Bons profissionais têm orçamentos para todos os bolsos. 

Vanessa Aune Cerimonial
Vanessa Aune Cerimonial – Foto: Luiz Miranda
Vanessa Aune Cerimonial
Vanessa Aune Cerimonial – Foto: Rafael Porto

3. Exija transparência

Os noivos precisam se sentir seguros e confiantes durante todo o processo. Fique certo de que a empresa a ser contratada prestará todas as informações necessárias para que vocês tomem as decisões mais acertadas.

“Somos contratados por pessoas que nos delegam todo o planejamento, os preparativos e a execução do evento. Não digo aos meus clientes apenas aquilo que eles querem ouvir. É preciso ser transparente com eles, damos dicas do que pode dar certo ou do que pode não funcionar, isso é fundamental para minimizar contratempos. Além do mais, fornecemos os contatos de todos os sócios da empresa, o que garante a acessibilidade e facilidade a comunicação”, assegura Vanessa Aune.

Vanessa Aune Cerimonial
Vanessa Aune Cerimonial – Foto: Tati Pinho

4. Quem faz o que, quando, onde e porque?

Orientar a entrada do cortejo e conferir a lista de convidados são apenas duas das muitas tarefas de uma assessoria de casamento. Converse com a equipe contratada para deixar claro quais são as atribuições dela. Deixe tudo especificado no contrato.

É fundamental ter um check list completo em que a noiva seja informada cada etapa a ser seguida. O primeiro passo é fazer uma reunião para avaliar o perfil de cada casal, a partir deste momento, o cerimonialista pode orientar os profissionais mais indicados para aquele tipo de evento.

A cerimonialista deve estar por dentro das tendências mais atuais no setor de casamentos, por isso ela deverá orientar quanto às cores mais atuais e cada detalhe para que o seu casamento seja único! Ela deve estar presente na última reunião com a equipe da decoração para decidirem juntos os locais mais apropriados para o mobiliário, comida, bolo, pista de dança e até mesmo por onde será a entrada do casal.

“É importante destacar que é essencial que o cerimonialista participe da montagem e desmontagem da festa, dessa forma verificar o que chegou se foi entregue certo e na quantidade certa e o que a noiva está levando para casa, no fechamento da festa”, explica Vanessa Aune.

Vanessa Aune Cerimonial
Vanessa Aune Cerimonial – Foto: Alcides Martins
Vanessa Aune Cerimonial
Vanessa Aune Cerimonial – Foto: Gustavo Otero

5. E os prazos? O planejamento é TUDO

Falta pouco tempo para o seu casamento? Uma boa equipe dá conta do prazo, tenha certeza. Converse com a assessora de casamento que você gostaria de contratar para descobrir qual a estratégia de organização dela. “Já conseguimos realizar um casamento com apenas um mês de antecedência. O importante é ter um bom planejamento, a fim de antecipar o que poderia dar errado e resolver os imprevistos no meio do caminho com agilidade e perspicácia”, afirma Vanessa.

Vanessa Aune Cerimonial
Vanessa Aune Cerimonial – Foto: Rodrigo Sack
Vanessa Aune Cerimonial
Vanessa Aune Cerimonial – Foto: Jorge Ribas

6. Casamento com a cara dos noivos

Uma das resoluções mais importantes de um casamento é deixá-lo com a cara dos noivos. Assegure-se que sua wedding planner respeitará a identidade e vontade de vocês.

“As primeiras reuniões são essenciais para identificar a personalidade dos noivos e para a definição sobre como será o casamento. O atendimento deve ser feito de acordo com cada casal, o serviço deve ser personalizado e o trabalho realizado de acordo com a demanda de cada um”.

Vanessa Aune Cerimonial
Vanessa Aune Cerimonial – Foto: Tati Pinho

7. Que realize o seu sonho DENTRO do seu orçamento

Antes de fechar o contrato, diga para a wedding planner qual o orçamento pretendido para o casamento e veja com ela a possibilidade de manter o valor que vocês possuem para a realização da festa. Se o valor for maior do que você imaginava, discuta com ela o porquê do aumento e avalie a resposta.

Para deixar cada detalhe desse tema ainda mais claro, Vanessa Aune esclarece todas as suas dúvidas neste vídeo produzido pela  Storia Filme.

Vanessa Aune Cerimonial
Vanessa Aune Cerimonial – Foto: Rafael Porto

Se você já decidiu que vai se casar, não perca tempo, o cerimonialista deve ser um dos primeiros fornecedores a ser contratado! Entre em contato com a equipe da Vanessa Aune Cerimonial e conheça o lindo trabalho dessa experiente profissional.

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação