Como fazer um casamento DIY perfeito: 10 dicas TOP da Estela, do blog Casar é um Barato!

Vou começar meu relato aqui como se eu estivesse em uma reunião de viciados em casamento: meu nome é Estela, sou colunista do Casar é um barato, e sou viciada em casamentos. Pronto, fiz minha confissão e agora posso falar com vocês aqui do Zankyou de peito aberto.

Foto: Gaby Luz

Fui uma noivinha do ano de 2013 e fiz meu casamento todo à mão. Isso mesmo, naquele estilo Do It Yourself, que deixa toda noiva doida. Sim, eu fiquei doida, mas, ao mesmo tempo, me considero uma noiva muito, muito, muito feliz.

Foto: Gaby Luz

Durante o planejamento do meu casamento passei por poucas e boas e me questionei muitas vezes, se aquela era a melhor opção. Mas chegar ao meu grande dia e ver um pedacinho de mim em cada detalhe da decoração foi emocionante demais! Então vou fazer uma listinha de prós e contras de resolver “colocar a mão na massa” na hora do noivado, do chá de panela, mas, principalmente do casório, que é onde precisamos ter mais responsabilidade e disposição.

Foto: Gaby Luz

1. Você vai achar que nunca vai dar conta, mas vai!

Vai chegar uma hora que você vai olhar aquela pilha de papéis, lacinhos, bastões de cola quente, potinhos e flores e vai pensar: mas gente, não vai acabar nunca? Calma, respira fundo, você vai dar conta sim. Se o seu coração quis um casamento personalizado, confie, ele sabe o que quer e sabe que pode. Chame suas amigas, abra seu coração e diga que precisa de ajuda. Não se desespere. Ou melhor, se desespere só um pouquinho, mas saiba que  vai passar!

Você quer inspiração para a sua festa DIY? Elen & Vinicius: casamento no sítio 100% DIY e muito emocionante!

2. Seus dedos vão ficar machucados de tanta cola quente

Gatas, cola quente é uma mão na roda, não abra mão dela nunca! Ela é a melhor amiga das noivinhas que resolvem colocar a mão na massa. É só tomar um pouquinho de cuidado na hora de colar os lacinhos, os papéis, as fitinhas. Ah, além disso não se esqueça de que papel corta, hein? Eu fiquei com as pontas dos dedos todas picotadinhas! Mas nada que um bom hidratante não resolva!

estela-ceub-save-the-date

3. Aquele origami que parecia facílimo de fazer, é bem mais difícil do que você imaginava

Mas isso não é um motivo para desistir! É que quando a gente vê aqueles painéis no Pinterest cheios de referências, a primeira coisa que pensamos é “nossa, mas é fácil mesmo, né?”. Se você é que nem eu, que não está habituada a fazer coisas à mão, separe um tempinho para aprender e testar muitas coisas. Um fim de semana deve ser suficiente. Aliás, se você conhecer alguém que seja bom nisso, não hesite em pedir ajuda, viu?

Veja que não é tão difícil elaborar uma festa com as suas próprias mãos: 5 ideias DIY para deixar a sua festa de noivado glamourosa!

4. SIM, você vai perder as festinhas de fim de semana com as suas amigas

Você vai precisar negar uma porção de compromissos para conseguir dar conta do seu casório feitinho à mão. Mas é por uma boa causa, você sabe disso. E espere que as suas amigas também entendam. Caso surjam comentários como “poxa, você agora só pensa em casamento” (sim, eu ouvi coisas assim), apenas acene com a cabeça e diga que isso está te fazendo muito feliz e que você espera que seja uma vez só!

Vamos combinar que uma boa amiga, vale por 1000! 25 momentos da vida de uma noiva que a presença da melhor amiga é crucial!

Foto: Gaby Luz

5. As pessoas só vão entender o seu sonho, no DIA do casamento!

Essa é a parte mais difícil. Você provavelmente vai ouvir muitos comentários difíceis, perguntas embaraçosas, mas mantenha-se firme! Esse é o seu sonho e você não deve abrir mão dele tão facilmente. É muito chato, mas muitas pessoas só vão entender o seu sonho no grande dia ao constatar comos seus próprios olhos que tudo tem a sua cara e que, de fato, não poderia ser diferente. Foque nos seus desejos e confie em que tudo vai dar tudo certo.

6. Você e o seu amor estarão mais UNIDOS que nunca!

Quando eu vi que eu e o Rafa não teríamos grana para contratar todos os serviços que precisaríamos para o casamento, fiquei muito abalada. Casar pode ser muito caro, mas também pode ser um barato. No meio do meu desespero ao descobrir os preços, o abraço do Rafael me acalmou. Ele topou fazer tudo à mão junto comigo porque nosso sonho de ter um casamento inesquecível era maior do que a falta de grana. E assim foi como embarcamos juntos na busca do casamento mais lindo do mundo!

Sabemos que vocês se amam e que já têm uma relação incrível, mas saibam que sempre se pode aperfeiçoar! Como melhorar ainda mais uma relação que já é boa? 10 atitudes infalíveis!

Foto: Gaby Luz

7. As pessoas vão lembrar do seu casamento por ANOS, talvez DÉCADAS!

Ao descobrirem que aquela flor linda foi feita por você, que aqueles docinhos deliciosos foram obra da sua tia, que o seu vestido de noiva foi feito pela sua avó, as pessoas vão ficar doidas! Quando o conjunto da obra se apresenta no dia do casamento, tudo faz sentido e tudo fica lindo. A emoção dos noivos e das famílias contagia a todo mundo e a força de vontade de alcançar aquele sonho é impagável. Se prepare: seu casamento vai ser notícia por meses, quiçá por anos!

Você está descobrindo como fazer uma festa de casamento DIY inesquecível, agora saiba como conseguir que os sabores do seu casamento sejam inesquecíveis.

8- Você vai descobrir que pode contar com mais gente do que imaginava.

Quando batemos o martelo de que iríamos mesmo fazer tudo à mão, avisamos aos nossos amigos e foi surpreendente: de repente eu tinha vários cortadores em formato de coração que uma amiga tinha em casa, e eu nem sabia; outro amigo se candidatou para desenhar para o convite; minha sogra resolveu se arriscar como costureira e me surpreendeu fazendo o meu vestido; minha mãe fez os docinhos mais deliciosos do mundo!

“É uma grata surpresa saber que somos muito amados e que as pessoas querem ajudar e fazer parte do nosso sonho!”

Foto: Gaby Luz

9. Sem STRESS com fornecedores, só com vocês mesmos!

Tirando o buffet, que é algo bem difícil de fazer à mão, todo o resto, quando é feito pelos noivos, não tem erro: não vai rolar cor, nem medida errada, não rola de faltar itens, de quebrar coisas no transporte. Você não vai pagar frete, não vai depender de datas, nem da boa vontade do correio. Tudo estará sob controle sendo feito por vocês. Basta uma dose de organização para que tudo seja perfeito!

Escolher bem o buffet é também muito importante! Sabor, beleza e arte nos doces do seu casamento: segredos para acertar na escolha

estela-ceub-livro-de-atividades-feito-a-mao-creditos-gaby-luz

10. O seu casamento vai ser a sua MAIOR conquista

Essa foi a sensação que tive quando cheguei ao local do casório. Fui andando em direção ao meu futuro marido e olhando tudo aquilo que fizemos à mão. Os corações de papel em volta do tapete, as flores no altar, a lapela, meu buquê, o vestido, a caixinha onde o pajem levou as alianças. Foi muito emocionante, muito mesmo.

Quando a cerimônia acabou e vi a mesa de doces, os arranjos das mesas, os livrinhos para as crianças, as bandeirolas, e percebi no olhar dos meus convidados aquele brilho, aquelas carinhas maravilhadas, eu chorei. Porque foi difícil, foi árduo, meus dedos doeram muitas vezes, várias vezes pensei em desistir, mas no final das contas, tudo aquilo era meu e do meu marido, tudo tinha a nossa cara.

“Durante os preparativos do casamento percebi que eu e o Rafael estávamos virando um time, antes mesmo de juntar as nossas escovas de dente”

Foto: Gaby Luz

Começamos nossa história fazendo tudo à mão e foi assim que continuamos e continuaremos nossa vida. Fazendo tudo com carinho e amor um pelo outro. E viva o DIY, as noivas mãos à obra, os noivos prendados e dedicados, as sogras e mães empenhadas, as amigas animadas, os amigos empolgados, viva a união que projetos desse tipo trazem para a gente. E força, viu, vai dar tudo certo!

Você está pensando em colocar as mãos na massa como a Estela? Descubra quais são os 8 elementos imprescindíveis numa festa de casamento DIY em 2015!

Gostou deste artigo? Compartilhe

Comentários (3)

bia
21 set de 2015

Foi o casamento mais bonito que eu já fui até hoje!

Responder
Amanda
23 mar de 2016

Gente, quando a gente opta por fazer a decoração, quem monta o local no dia do casamento?

Responder
Renata Vazquez
11 abr de 2016

Oi Amanda, você vai precisar contratar um decorador ou um cerimônialista para te ajudar, assim vocè pode se arrumar com tranquilidade sem se preocupar com mais nada no seu grande dia. Um beijo

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação