Casar em casa: dicas de uma cerimonialista para que seja a festa dos sonhos!

A onda nostálgica que conquistou muitos casais de noivos dá um novo passo no mundo dos casamentos. A novidade, que na verdade é o resgate de uma antiga tradição, é o casamento em casa, ou como “se fosse em casa”

Cerimonial Bia Figueiredo
Cerimonial Bia Figueiredo – Foto: Livia Paladini

Casamento Welcome Home

Chamado Welcome Home, este tipo de casamento nada mais é, do que a celebração da união do casal na sua própria casa com a presença da família e de amigos mais íntimos. Mas pode ser também, um casamento realizado numa casa de festas e decorado com objetos bem pessoais dos noivos.

Conversamos com Bia Figueiredo, cerimonialista e decoradora, para saber um pouco mais sobre a tendência.

“O estilo welcome home traz itens que contem a história do casal ou da família ou transforma o ambiente em algo acolhedor, como se você estivesse no sofá de casa recebendo amigos, ou num jardim curtindo uma festa”, conta Bia.

Cerimonial Bia Figueiredo
Cerimonial Bia Figueiredo – Foto: Valeska Rocha

O Local Welcome Home

Noivos que têm espaços grandes o suficiente costumam realizar seus casamentos em estilo welcome home na casa da própria família ou num sítio. No entanto, quem não tem uma casa grande pode levar o conceito do casamento welcome home para uma casa de festas.

“Homenagear a origem da família ou trazer para a decoração algo que conte a história do casal é o que faz a diferença”, explica Bia Figueiredo.

Cerimonial Bia Figueiredo
Cerimonial Bia Figueiredo – Foto: Star Videos Filmagem e Fotografia

A decoração

Velas, tapetes, quadros, fotos e outros detalhes que tragam referências dos noivos e dos convidados. Pensou em mini wedding ao ver essa lista? Pois Bia diz que os dois estilos têm muito em comum. Mas num casamento welcome home, as memórias afetivas dos noivos são ainda mais presentes. o que faz deste tipo de celebração, uma das mais emotivas.

“O casamento nada mais é do que a celebração da união da história de um casal com sua família e amigos. Então, contar um pouco dessa história na decoração da festa e fazer com que seus convidados sintam-se acolhidos é o ponto alto. Eles irão perceber que tudo ali foi pensado para que eles se sintam confortáveis e cada detalhe foi projetado para eles.”

Cerimonial Bia Figueiredo
Cerimonial Bia Figueiredo – Foto Divulgação

Prós e Contras do Welcome Home

Mas fazer um casamento welcome home tem complicações que os noivos devem considerar antes de decidirem fazer da casa da família, o lugar da festa.

Em casa

“Uma das maiores dificuldades de se casar em casa pode ser a logística. Tirar tudo do lugar numa casa, para que ela comporte o número de convidados, ou ainda a quantidade de banheiros para o número de convidados”, pode ser problemático.

Uma dica de Bia Figueiredo, neste casos é o aluguel de banheiros e contar com uma boa equipe pós casamento para colocar a casa toda do jeito que estava, antes da festa.

“A dica principal é contratar uma boa assessoria. É importante lembrar que a sua casa não tem, em geral, a estrutura para receber aquela quantidade de pessoas, então você deve que ficar atenta à detalhes que podem passar desapercebidos”.

Cerimonial Bia Figueiredo
Cerimonial Bia Figueiredo – Foto Divulgação

Numa casa de festas

A noiva que opte por uma casa de festas para o casamento, mas quer manter o estilo welcome home, também vai precisar se dedicar.

“Em geral, a noiva tem que ser participativa e separar fotos, quadros, objetos de decoração da família. Além disso, o DIY costuma marcar presença e também dá trabalho de fazer”, explica Bia.

Cerimonial Bia Figueiredo
Cerimonial Bia Figueiredo – Foto: Rachel Escobar Fotografia

Intimidade e personalização

Os casais candidatos para um casamento welcome home, segundo Bia, são jovens que querem fugir das festas tradicionais e preferem um evento mais intimista, descontraído e cheio de personalidade.

“Acho que trazer itens bastante próprios e únicos tornam o casamento especial. Um casamento nunca é igual ao outro”, explica Bia Figueiredo.

Cerimonialista e decoradora

Segundo Bia, a vantagem de exercer dupla função, de cerimonialista e decoradora está clara:

“Entender o que uma noiva quer para sua decoração, faz com que você a conheça melhor e vice-versa. Conversar sobre o cerimonial com a noiva, também traz novas perspectivas sobre o casal e conhecendo bem os dois, o trabalho flui muito melhor e tudo sai do jeitinho sonhado por eles.”

Cerimonial Bia Figueiredo
Cerimonial Bia Figueiredo – Foto: Rachel Vianna

Gostou da ideia de fazer seu casamento em estilo welcome home e receber os seus convidados em casa ou do jeitinho que você receberia na sua casa? Entre em contato com a Bia Figueiredo, agende uma reunião e peça o seu orçamento!

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação