Como guardar o vestido de noiva para que dure para sempre: 7 dicas infalíveis!

O vestido de noiva é peça fundamental no seu grande dia e, com certeza, tem um valor sentimental para você. Logo após o seu casamento, você vai notar que a saia está com a barra suja, que algum botão saltou enquanto você dançava enlouquecida no auge da festa, ou ainda vai se perguntar por onde anda o véu! Até aí, tudo bem! O vestido de noiva é para ser usado enquanto você curte cada momento do seu grande dia! O importante é ficar atenta na hora de guardá-lo. Confira estas 7 dicas básicas e imprescindíveis para conservar intacta essa joia rara.

Confira também 10 dicas para ser a noiva mais deslumbrante no seu grande dia!

Atelier Carol Hungria
Atelier Carol Hungria – Noiva: Karen Junqueira – Foto: Rodrigo Sack

1. Limpinho e cheirosinho

O primeiro passo é levá-lo a uma lavanderia para que profissionais cuidem da limpeza, já que muito provavelmente deve ter alguma manchinha. Sem problemas! Se for bem cuidada, vai sair! Além disso, é sempre bom limpar o vestido imediatamente depois de passar o dia do casamento. É claro que essa lavagem deve respeitar as características do tecido. Você não vai querer arruinar seu bem mais precioso justamente tentando cuidar da manutenção dele!

2. Nem precisa passar!

Na hora de guardar o vestido não precisa passar! Isso evita que apareçam aquelas terríveis manchas amarelas. Outra dica preciosa é pendurar o vestido num cabide ao invés de dobrar. Isso evita os indesejados amassados que com o passar do tempo são impossíveis de tirar!

Encontre inspiração na nossa galeria com os 23 vestidos de noiva com mangas FLARE mais lindos para 2016!

Foto: Efe Un Ocho

3. Pode lavar em casa, sim!

Caso não seja possível lavar o vestido numa lavanderia, não se preocupe! Você pode usar o tradicional método e lavar a mão ou na máquina. Na sua lavadora, use o programa delicado e sabão neutro! Não deixe passar mais de 12 ou 24 horas para que as possíveis manchas não se agarrem às fibras. Depois, basta deixá-lo secar ao ar livre e no sol, evitando pendurá-lo. É melhor estender o vestido. Na hora de passar, use o vapor suave.

4. Tecidos naturais, cuidados especiais

Cada tecido exige um cuidado especial, por isso, fique atenta à forma de conservar o vestido de acordo com os tecidos usados na confecção do modelo. Modelos com tecidos 100% naturais se desgastam naturalmente com o passar do tempo. Portanto, o ideal é guardar o vestido enrolado em papel de seda, num lugar seco, sem umidade, nem contato com a luz.

5. Falta de espaço não é problema!

Muita gente costuma usar a capa do vestido de noiva entregue na loja ou no ateliê. Essa parece ser uma solução mais fácil e rápida. O problema é o espaço que o vestido ocupa dentro do closet, ou em qualquer outro espaço da casa.

Por isso, uma excelente alternativa é guardar o vestido numa caixa de papelão bem grande para que caiba sem ficar apertado, ou colocar dentro de um saco de ar comprimido. Nesse caso, basta introduzir o vestido de noiva num saco hermeticamente fechado. Depois de retirar totalmente o ar, o tamanho fica bem reduzido e você pode guardar o vestido, com folga, numa caixa de papelão.

Vai casar com os pés na areia? Saiba como ter um look de noiva perfeito para um casamento na praia!

Noivas Karen Rodrigues
Noivas Karen Rodrigues – Foto: via site Karen Rodrigues

6.  Traça não!

Se o seu vestido tem encaixe e materiais naturais como algodão ou seda a dica de outro é guardá-lo com uma bolinha de naftalina ou cânfora para evitar o ataque de traças e outros insetos que podem estragar o vestido.

7. Ar fresco

Finalmente, é importante ventilar o vestido pelo menos uma vez por ano, assim você evita que as dobras fiquem marcadas e também pode revisar para ver se está tudo em ordem! Com essas dicas você vai ter um vestido para toda a eternidade! 

Mas se você está começando a pesquisar vestidos de noiva porque vai casar em 2016, não deixe de ver a nossa galeria com os 99 vestidos de noiva mais espetaculares para 2016!

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação