Como manter o anel de noivado como NOVO: dicas ÚTEIS de limpeza e manutenção!

O anel de noivado anuncia para o mundo que você está prestes a embarcar num casamento com o amor da sua vida. Mas você sabe como cuidar desse símbolo de amor e união para que ele pareça novo, mesmo com o passar do tempo?

Sabemos da importância dessa joia, por isso selecionamos algumas dicas importantes para você cuidar da sua aliança e mantê-la novinha em folha até o dia do casamento e depois dele, também. Torne esse ícone ainda mais especial com uma das 21 frases originais para gravar nas alianças de casamento: a 16 é para rir muito!

Foto: Gabriel and Carin Photography

Em primeiro lugar, é preciso definir se é necessário um serviço profissional para a limpeza do anel ou se você mesmo pode fazer.  Avalie a origem da sujeira do seu anel. Por exemplo: se você trabalha com a manipulação de alimentos ou de produtos químicos é bem possível que sua aliança precise ser levada a um joalheiro, por conta das substâncias que entraram em contato com o material da joia.

Se você for o responsável pelo serviço, fique atento às substâncias utilizadas. Um produto errado pode apagar o brilho de um diamante irreversivelmente. Aliás, descubra por que essa pedra preciosa é usada nos anéis de noivado: 7 curiosidades que te surpreenderão!

Ateliê Nathalia CanamarySaiba mais sobre “Ateliê Nathalia Canamary”
Ateliê Nathalia Canamary – Foto: Divulgação Ateliê Nathalia Canamary

1. Para limpar anéis de ouro

Prepare uma solução com 200 ml de água morna e cinco gotas de detergente (o mesmo que você usa para lavar louças). Deixe o anel de molho durante aproximadamente 20 minutos. Em seguida, esfregue-o com uma escova de dentes de cerdas bem macias, lave-o em água corrente e seque com um tecido delicado, como uma flanela. A gordura acumulada vai desaparecer facilmente e a sua aliança vai ficar mais brilhante do que nunca!

2. Para limpar anéis de ouro branco

Mergulhe a joia em uma diluição de água morna com detergente neutro, limpe-a com uma esponja bem macia e seque com uma toalha.

3. Joias com pedras preciosas coladas

Não deixe de molho sob hipótese alguma. Para limpá-la, mergulhe uma toalha macia em uma pequena quantidade de água com detergente e esfregue-a delicadamente. Depois, passe um pano umedecido com água para “enxaguar”. Para secar, deixe o anel de cabeça para baixo após a limpeza.

  • Dicas úteis: Se você lavar a peça em uma pia, tampe ou cubra o ralo para não perdê-la. Nunca use álcool ou limpador multiuso nas suas peças.
Rosana ChincheSaiba mais sobre “Rosana Chinche”
Rosana Chinche – Foto: Divulgação Rosana Chinche

Manutenção

Confira outras recomendações importantes para cuidar da sua aliança de noivado (vale para qualquer anel):

  • Mantenha o seu anel distante de produtos químicos, como cloro, removedor, acetona, cera ou tinta. Essas substâncias podem afetar seriamente materiais como ouro, prata e pedras preciosas. Melhor tirá-lo quando for manipular esses agentes.
  • Leve a sua aliança ao joalheiro para um polimento, apenas quando necessário, pois esse processo desgasta o material.
  • Não use nenhuma joia caso utilize algum produto abrasivo: ele pode riscar a peça e causar uma grande dor de cabeça para você.
  • Sutilmente, pergunte para quem comprou as alianças se a peça possui uma garantia especial ou direito à manutenção. As joalherias normalmente oferecem esse tipo de serviço.
  • Não guarde uma joia sobre a outra para evitar arranhões. Embrulhe-as separadamente em um papel de seda ou tecido macio.
  • Se a pedra preciosa da sua aliança estiver presa em garras, verifique regularmente se as garras não estão danificadas.
Sarah LemonSaiba mais sobre “Sarah Lemon”
Sarah Lemon – Foto: Divulgação Sarah Lemon

Vocês ainda não compraram a aliança que vai representar o amor de vocês? Então conheça nossa lista de fornecedores de joalheria para casamentos no Brasil e encontre profissionais incríveis, como Alessandra CazzaroRosana Negrão AtelierSarah LemonRosana Chinche.

Aproveite para navegar no Zankyou, ver todas as tendências de alianças e joias e conferir as 55 alianças mais LINDAS para 2016: escolha a sua!

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação