BR Login
BR

Como organizar um casamento em 4 meses: guia completo!

Então vai ser assim? Que ótimo! Casamentos de supetão são extremamente românticos e podem acontecer pelas mais variadas razões. Quaisquer que sejam as suas, você não está sozinha: muitas noivas acabam tendo que planejar seu grande dia com um pouco mais de pressa do que elas haviam idealizado no passado. E todas sobrevivem!

O principal é manter a calma. Algumas decisões terão que ser tomadas imediatamente, outras poderão esperar até o último minuto e existirão locais para casamento e fornecedores suficientes ao seu redor para tudo o que você imaginar. Só depende da época do ano e do dia da semana que você escolher: um casamento de última hora num sábado de verão pode ser mais difícil de resolver – mas se decidir se casar no meio da semana, muito mais opções estarão abertas para você.

Lugar marcado na recepção do casamento: miniguia para distribuir os seus convidados!

MIB Foto e FilmagemSaiba mais sobre “MIB Foto e Filmagem”
Foto: MIB Foto e Filmagem

Estamos aqui para te dar todas as dicas para que seu casamento saia com a sua cara, fazendo o fator “antecedência” parecer um luxo totalmente dispensável, então comece a anotar:

4 meses antes do casamento:

  • Orçamento,
  • Data aproximada 
  • Estilo do casamento

Algumas decisões irão interferir em todas as outras, então comece por elas: o orçamento, e a data aproximada para o casamento e o estilo do evento ­– se vai ser de dia ou à noite, indoor ou ao ar livre, civil e religioso, somente civil, um mini wedding ou se terão que convidar os companheiros de Rotary do avô

Saiba quais são as 10 coisas que os convidados mais RECLAMAM nos casamentos: não deixe que isso aconteça no seu!

Sergio RonaldoSaiba mais sobre “Sergio Ronaldo”
Foto: Sergio Ronaldo
  • Número de convidados e data definitiva: O cálculo da verba para a festa levará a um número de convidados e, com essas informações em mãos, já é possível sair correndo para procurar o local disponível na data que vocês escolheram, de acordo com o estilo de festa que decidiram fazer.
  • Consultar disponibilidade dos profissionais: Se pretende realizar uma cerimônia religiosa, ou levar um juiz de paz ao local da recepção, não reserve o lugar antes de consultar a disponibilidade dos oficiantes. Também existem noivas que priorizam as fotos e/ou a animação da festa, e marcam seu casamento de acordo com a agenda do seu fotógrafo ou sua banda dos sonhos. Pense em quais fornecedores são importantes para você, mas faça isso nos primeiros dias para ter uma data definitiva e passar para as próximas etapas.
  • A escolha do local: Aqui, você deve considerar o fator comodidade. Procure fazer a cerimônia e a recepção no mesmo lugar. Veja as datas disponíveis e verifique se há desconto para casamentos fora de época ou em dias de semana. Quanto mais serviços um mesmo lugar oferecer, mais fácil será para quem tem pouco tempo de se planejar.

Miniguia de protocolos de casamento tradicionais e INOVAÇÕES: faça a sua escolha!

Villa Bisutti – Foto: divulgação

Existem muitas casas de festa que trabalham com pacotes de serviços fechados – buffet, decoração, sonorização, DJ, palco e luz, etc. – que ajudam o checklist dos noivos a diminuir consideravelmente de tamanho. Um bom exemplo é a Villa Bisutti, em São Paulo! Um local altamente organizado, ágil e experiente.

Não descarte a possibilidade de realizar um mini wedding, com um delicioso clima intimista que pode te ajudar a economizar tempo, dinheiro e preservar sua paz. Recepções em restaurantes se encaixam muito bem nessa proposta e você pode acabar encontrando lugares super originais com temáticas divertidas ou decoração interessante.

Como organizar um mini wedding do tamanho do seu sonho: dicas de especialistas!

Gracioso BistrôSaiba mais sobre “Gracioso Bistrô”
Gracioso Bistrô – Foto: Claudia Alves
  • A Assessoria: Se vocês não gostam de trabalhar com pacotes fechados e preferem um casamento personalizado, é aconselhável a contratação de uma assessoria de casamento para auxiliar nas escolhas de acordo com o seu perfil e verba. Se o orçamento não comportar uma assessoria, suas amigas casadas podem ajudar compartilhando seus contatos de fornecedores e as experiências que tiveram com cada um deles. Mesmo sem dinheiro para um acompanhamento prévio, é possível contratar o serviço apenas para o dia do casamento, o que vai te proporcionar tranquilidade para cumprir o cronograma do dia e cuidar de detalhes práticos relacionados à fornecedores e eventuais imprevistos.
  • Save the date: Simultaneamente à escolha do local, e agora com a lista de convidados fechada, o save the date já pode ser criado e enviado digitalmente a todos. Com pouca antecedência, o ideal é se utilizar de todos os meios disponíveis: e-mail, mensagem de facebook, grupo de whatsapp ou qualquer outra forma de contato virtual – só não vale o Tinder – ou, melhor ainda, pelo seu Site de Casamento do Zankyou!
Foto: Fernando Longen
  • O Vestido de noiva: Alguns designers precisam de seis meses para criar seu vestido dos sonhos. Como você não tem todo esse tempo, sugerimos que consulte uma loja de sua preferência sobre a rapidez com que ela pode obter um vestido do catálogo ou, uma alternativa, experimente as vendas de mostruário. Elas podem te proporcionar negociações surpreendentes se você tiver sorte. Basta fazer alguns ajustes e considerar o custo da lavanderia. Outra opção é procurar na internet e suas inúmeras páginas com modelos incríveis e exclusivos de vestido de noiva.

Vestidos de noiva 2017: TODAS as tendências que arrasarão!

Nouveau by Giselle NasserSaiba mais sobre “Nouveau by Giselle Nasser”
Nouveau by Giselle Nasser – Foto: Mira Maria Paula Cervino
  • Detalhes: Se vocês optaram por um casamento personalizado, terão que fazer orçamentos com diversas empresas – decoração, buffet, assessoria de casamento e cerimonial, distribuidora de bebidas, DJ – e terão que começar já! Consulte três ou quatro profissionais de cada ramo e não dê tempo para a indecisão. Feche todos os contratos por escrito e acredite: os próximos meses serão mais tranquilos! Este também é o momento de falar com os padrinhos e madrinhas e com os pais das daminhas e pagens.

Resumo

  • Definir orçamento
  • Calcular o número de convidados
  • Decidir o estilo do evento
  • Escolher o celebrante (e outros fornecedores prioritários para o casal)
  • Marcar a data definitiva
  • Escolher o local
  • Escolher o buffet
  • Escolher a assessoria e cerimonial
  • Escolher quem fará a decoração
  • Fazer orçamento e contratar foto e filmagem
  • Fazer orçamento e contratar DJ, sonorização e iluminação
  • Criar e enviar o “save the date” para os convidados
  • Procurar (e encontrar!) o vestido
  • Fazer orçamento dos convites
  • Fazer orçamento das bebidas
  • Convidar os padrinhos, daminhas e pagens
Lucas LimaSaiba mais sobre “Lucas Lima”
Foto: Lucas Lima

 3 Meses antes do casamento

  • Os presentes: Este é o momento ideal para se cadastrar nas lojas virtuais preferidas e preencher sua lista de presentes ­
  • Os convites: Convites formais podem levar muito tempo para ser confeccionados, por isso, uma boa alternativa é procurar serviços de impressão que trabalhem com modelos preconcebidos de convites, que podem ficar prontos dentro de alguns dias. Escolha também as empresas que oferecem endereçamento de envelopes para poupar tempo. Peça RSVP aos convidados até um mês antes do grande dia. Não esqueça de incluir os endereços das lojas onde os presentes podem ser encontrados.

8 aplicativos para ajudar a organizar seu casamento: faça da tecnologia sua FADA MADRINHA!

Biscoito MariaSaiba mais sobre “Biscoito Maria”
Foto: Biscoito Maria
  •  O vestuárioSeu vestido já está escolhido, comprado e, se tudo deu certo, ele já descansa feliz no seu guarda roupas ou te aguarda na loja para pequenos ajustes. Agora, é a vez de decidir o figurino do noivo, das madrinhas, das daminhas e pagens e das mães dos noivos.
  • Acessórios de noiva: Também é neste mês que você vai procurar os acessórios que irão compor com o seu lindo vestido e quais os profissionais vão fazer seu cabelo e make no dia do casamento. Vá atrás de um sapato incrível para que tenha tempo de amaciá-lo aos poucos.

Como arruinar um casamento em apenas 1 minuto: 10 imprevistos previsíveis…

Douglas Neves FotografiaSaiba mais sobre “Douglas Neves Fotografia”
Foto: Douglas Neves Fotografia
  • Hotéis e Passagens: Não esqueçam de conversar sobre o destino da lua de mel para que já reservem passagens e hotéis. Iniciem o processo para tirar ou renovar o passaporte, se for necessário. E, por falar em hotéis, já deixem reservado o local onde pretendem passar a noite de núpcias!
  • Decoração e buquê: Converse com a empresa que fará a decoração sobre as flores disponíveis na estação. Defina todos os arranjos do local e escolha seu buquê e eventuais arranjos para cabelo ou lapelas. Também discuta detalhes da decoração, como personalização com fotos ou objetos dos quais a empresa de decoração não dispõe.
  • Burocracias: É hora de começar a pensar na parte burocrática. Vá até o cartório do seu bairro, marque a data do casamento civil (no dia da festa ou alguns dias antes, no próprio cartório) e já vá providenciando os documentos necessários. Com tudo em mãos, é só esperar a liberação no Diário Oficial, que só vai acontecer depois de, no mínimo, 30 dias. Casamentos na Igreja Católica – se for o caso – passam por um processo preliminar de mais ou menos 2 meses, então aproveite o embalo burocrático e dê entrada no pedido de avaliação pela paróquia da noiva.
  • Outros Detalhes: Faltando três meses para o casamento você tem que provar docinhos, bolos e bem casados e escolher o fornecedor. Caso você tenha optado por outro tipo de lembrancinha (que não seja o bem casado), você deve providenciar agora. Também tem que decidir quem vai animar a sua festa e fechar o contrato. Saia para comprar as alianças e tirar a medida dos dedos anelares do casal.

O que perguntar na primeira entrevista com o cerimonialista para garantir a escolha certa!

Monica HenriciSaiba mais sobre “Monica Henrici”
Monica Henrici Bolos e Doces – Foto: Lidiane Gomes

Resumo

  • Definir o destino da lua de mel e fazer reservas
  • Seu vestido tem que estar pronto
  • Tire as medidas das madrinhas e escolha os vestidos
  • Escolha o vestido das mães
  • Escolha o traje do noivo
  • Escolha os trajes dos pagens e vestidos das daminhas
  • Escolha as flores
  • Escolha o buquê e os acessórios da noiva
  • Defina quem fará o cabelo e a maquiagem
  • Selecione lojas especializadas e faça a lista de presentes
  • Encomende os convites
  • Conclua a lista de endereços dos convidados
  • Encomende o bolo, os doces e as lembrancinhas
  • Definir qual será a atração da festa e contratar
  • Encontre e compre as alianças
  • Marque a data do casamento civil e providencie os documentos necessários
  • Dê entrada no processo de casamento pela Igreja Católica
Alexandre Bozo Fotografia JornalismoSaiba mais sobre “Alexandre Bozo Fotografia Jornalismo”
Foto: Alexandre Bozo Fotografia Jornalismo

2 Meses de antes do casamento

  • Entrega dos convites: Os convidados não ficarão incomodados em receber os convites pelo correio, mas é sempre mais legal que os padrinhos, madrinhas, daminhas e pagens recebam os convites em mãos.
  • Comes e bebes: É a hora de bater o martelo sobre o que os seus convidados irão saborear na recepção do casamento. Visite o buffet e prove as opções. Não se esqueça de selecionar duas ou três comidinhas deliciosas para os amigos que não consomem carne, lactose ou glúten. Também feche o contrato com o fornecedor de bebidas ou empresa de bartenders.
  • Decoração: Providencie os detalhes finais da decoração que estiverem sob a sua responsabilidade. Não se esqueça de incluir na lista o topo do bolo!
Ser ConstânciaSaiba mais sobre “Ser Constância”
Ser Constância – Foto: Divulgação
  • Assessores de última hora: Caso esteja sem assessoria para o dia do casamento, veja quem se voluntaria para te ajudar a organizar a chegada dos convidados, o cuidado com os presentes e a comunicação com os fornecedores. Comece a combinar os procedimentos desde já.
  • Outros detalhes: Entre uma atividade e outra, faça uma pasta no seu computador e vá separando as músicas que quer tocar na cerimônia e na recepção, suas alianças já devem estar prontas, então, vá buscar e as guarde com cuidado! Agora também já deu tempo de decidir o estilo de penteado e maquiagem que quer usar com o seu vestido.

Resumo

  • Entregar os convites
  • Definir o cardápio e as bebidas a serem servidas
  • Escolha e adquira os detalhes da decoração
  • Escolha o topo de bolo
  • Selecione as músicas para a cerimônia e recepção
  • Busque as alianças
  • Defina o penteado e o make do dia do casamento
  • Organize o chá de panela
  • Selecione e instrua as amigas “voluntárias”

Chá de panela: 10 brincadeiras MUITO divertidas!

Foto: Joana Pantigoso

1 Mês antes do casamento

  • Reuniões finais: Já está tudo decidido e seus fornecedores estão à par das suas preferências. Porém, é sempre bom fazer uma reunião final para ajustar todos os mínimos detalhes. Encontre a cerimonialista, o celebrante, o DJ, o fotógrafo, o decorador e os músicos para ter certeza de que vocês estão realmente em sintonia.
MIB Foto e FilmagemSaiba mais sobre “MIB Foto e Filmagem”
Foto: MIB Foto e Filmagem
  • Provas finais: Não adianta esconder, porque todo mundo sabe que, se o vestido ficou guardado na sua casa, você experimentou ele umas quantas vezes: quando comprou os sapatos, quando comprou os acessórios, quando tentou imitar em casa aquele penteado que viu na revista, quando ficou sem sono… Mas agora é a hora de ver se está tudo em harmonia e se você precisa fazer mais algum ajuste na loja ou na costureira que está com o seu vestido (que pena!). Também é o momento de fazer as provas de cabelo e maquiagem e definir, de uma vez por todas, qual será o seu look no dia do seu casamento.
  • Transporte dos noivos: Um carro de luxo, um carro antigo ou o clássico “quem vai com quem?”. Seja lá qual for o meio de transporte para os noivos, isso não pode ser definido no dia do casamento. Se a noiva decidir chegar em grande estilo, deve contratar o transporte e ficar despreocupada, mas se decidir ir de carona com a mãe ou a madrinha, isso também tem que ficar claro com antecedência. Não há nada mais desesperador do que noiva chamando taxi na porta do salão de beleza.
  • Outros detalhes: Olha que lindo: além de curtir o seu chá de panela, restam poucas coisas com o que se incomodar. Nesse último mês, a preocupação principal dos noivos é com seu próprio bem estar. Peça uma licença no trabalho uma semana antes do casamento e se dedique a cuidar de você, escolher presentes para seu noivo e para os padrinhos. Nas horas vagas, escreva cartões de agradecimentos pelos presentes recebidos.
Douglas Carvalho FotografiaSaiba mais sobre “Douglas Carvalho Fotografia”
Foto: Douglas Carvalho Fotografia

Resumo

  • Reunião final com os fornecedores
  • Provas de cabelo e maquiagem
  • Prova final do vestido
  • Comprar presente para o noivo
  • Comprar presente para os padrinhos
  • Pedir licença do trabalho
  • Escrever cartões de agradecimento
  • Definição de transporte para os noivos
  • Fazer (ou comparecer ao) chá de panela

Não tem segredo! O planejamento de um casamento em quatro meses é muito prático. Apenas se prepare de antemão, seja decidido e certifique-se de que seus must-haves ainda são realizáveis. E se você está particularmente decidida em contratar alguém que, por sorte, está disponível, reserve imediatamente! Descubra agora como fazer um casamento econômico e lindo e  Conheça TODAS as vantagens da ASSESSORIA ONLINE para casamentos

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação