Como ser o convidado perfeito de um casamento!

Quando somos convidados para um casamento, devemos lembrar que não apenas o vestuário ou o presente farão de nós, um convidado exemplar! O que realmente vai fazer a diferença, é o nosso comportamento!.

Existem regrinhas básicas de etiqueta que muitas vezes são descumpridas, gerando gafes comprometedoras por parte de amigos, padrinhos e familiares! Por este motivo, montamos esta matéria – para você saber como ser o convidado perfeito de um casamento. Tome nota!

Se foi convidada para ser madrinha, aproveite para descobrir Como ser uma madrinha perfeita: 8 dicas infalíveis!

Foto: José Castaño

Fui convidado, e agora?

A primeira coisa que você deve prestar atenção é no que está escrito no convite em relação ao número de convidados! Observe se traz:

  • Só o seu nome,
  • Senhor e senhora,
  • Senhor e família

Neste último caso, e só neste último caso, o convite se estende à toda a unidade famíliar. Entenda-se: os familiares que moram na mesma casa! Não peça, nem leve pessoas  que não foram convidadas de maneira nenhuma – nem pai, nem tio, nem irmão, nem sobrinho!

Veja também, se o convite pede confirmação de presença (RSVP) e em caso positivo, não deixe de fazer a confirmação, pois é a partir dela, que os noivos terão a ideia exata de quantas pessoas estarão presentes na sua festa e poderão informar este número para seus fornecedores, facilitando a organização!

Invitt Convites
Foto Divulgação Invitt Convites

Presentes para os noivos

Quase todos os noivos deixam listas em grandes lojas, facilitando a escolha e a entrega do presente. Caso você não queira seguir a lista, tenha absoluta certeza de que o presente escolhido terá alguma utilidade ou significado para o casal! Este mimo deverá ser entregue na casa dos noivos, ou no endereço informado, alguns dias antes do casamento. Jamais deixe para fazer a entrega na igreja ou durante a festa, lembrando que o casal, provavelmente, seguirá para a sua lua de mel!

Conheça nosso Mini Guia da lua de mel na Disney: Orlando de A a Z!

Deisi Rezende
Foto: Deisi Rezende

Dress Code

O traje deverá seguir, sempre, o horário, local e estilo do casamento! Lembrando que o branco é a cor exclusiva da noiva, porém o preto, está liberado para os convidados! O mais importante é saber escolher a roupa de acordo com o casamento. Nada de bermudas e chinelos num casamento noturno em uma grande igreja, e nada de vestido longo cheio de pedrarias e bordados na beira da praia. Aqui, o senso comum é o grande aliado!

Dica: se você ficar em dúvida, pergunte diretamente para os noivos. É melhor incomodar antes, que cometer a gafe depois…

Aposte nos Vestidos de festa 2016: as 8 tendências definitivas!

Vanessa Aune Cerimonial
Vanessa Aune Cerimonial – Foto Rafael Porto

Pontualidade: britânica por favor!

Se muitos cerimonialistas concordam que o atraso da noiva perdeu a graça e o consideram uma falta de educação, imagine então, o que pensam sobre os convidados chegarem tarde! Procure estar em torno de 15 minutos antes do horário marcado, pois este é o tempo necessário para se acomodar e cumprimentar as pessoas conhecidas! Ver e ser visto, entende?!

Bee Eventos
Foto Divulgação Bee Eventos

Cerimônia e recepção

Este é o momento no qual, sem sombra de dúvidas, ocorre o maior número de gafes! Se você foi convidado para a recepção, jamais deixe de comparecer à cerimônia! Ir direto para a festa gera uma sensação de indelicadeza total para os noivos!

Agradecer sempre!

Sim, sempre! Após o casamento, você deverá retribuir carinhosamente o convite através de um telefonema, e-mail ou mensagem! Diga o quanto ficou feliz por ter sido convidado e também pela belíssima festa! Em alguns casos, dependendo do grau da amizade, flores e um cartão para o casal se tornam um agradecimento inesquecível!

Veja quais são As 10 coisas que os convidados mais RECLAMAM nos casamentos: não deixe que isso aconteça no seu!

Giovani Garcia Fotografia
Foto Giovani Garcia Fotografia

Mini guia do bom comportamento

  • Nunca faça comentários negativos ou desagradáveis sobre qualquer item relacionado à recepção, cerimônia, vestido da noiva, etc.
  • Cuidado com a bebida, pois você poderá passar por situações constrangedoras!
  • Deixe para levar para casa os “amenities” do último hotel que você esteve e não os adornos do casamento. Para casa, leve as lembrancinhas!
  • Não “alugue” os noivos por muito tempo. Fale com eles rapidamente e os libere para falar com os demais convidados. Lembre-se de que outras pessoas também querem  cumprimentá-los!
  • Lembre-se: você não é o protagonista – não tente aparecer em todas as fotos, nem fique pedindo para a equipe fotografá-lo! Este é um dia especial para os noivos, então lembre-se de que ELES são o foco da festa!
  • Sob hipótese alguma, peça para levar salgados, doces ou pedaços de bolo! Os únicos doces liberados são os bem casados ou os seus substitutos!

Se você quer saber mais, não deixe de ler o manual para o convidado perfeito: 9 dicas básicas!

Foto: Karimage

Viu como é fácil se tornar um convidado dos sonhos? As regras são simples e fáceis de seguir, mas se ficar com algum tipo de dúvida, lembre-se: não faça nada que você não gostaria que fizessem com você! Se você quer saber tudo sobre as novas tendências de casamento, veja todas as novidades do CASAR 2016: seu casamento perfeito!

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação