Como ser uma madrinha perfeita: 8 dicas infalíveis!

Como não poderia deixar de ser, as madrinhas têm um papel muito importante em qualquer casamento! Não pense que são apenas aquelas convidadas especiais que só participam da cerimônia, pois os deveres destas maravilhosas amigas vão muito além disso!

Se você foi convidada pela noiva, é porque certamente faz parte de um seleto grupo de pessoas muito especiais na sua vida! A palavra madrinha significa:  pessoa que protege e abençoa a união, por isso, espera-se que sua atuação seja efetiva, ajudando e acalmando a noiva, sempre que ela precisar!

Se você é madrinha ou convidada não deixe de conferir a nossa galeria com 100 vestidos de festa 2016: deslumbrantes!

Ana Telma FotografiaSaiba mais sobre “Ana Telma Fotografia”
Foto: Ana Telma Fotografia

Veja alguns pontos onde sua participação é realmente importante para colaborar em um dos momentos mais especiais na vida de sua grande amiga!

1. Participe dos preparativos!

Desde o início, os noivos ficam assoberbados com uma enorme lista de afazeres, desde a escolha do convite, até o local da cerimônia! Coloque-se à disposição para ajudar a noiva, visitando fornecedores, indo à prova do vestido, escolhendo flores, etc. Dê sua opinião, caso seja solicitada, mas cuidado para não exagerar! Lembre-se que o casamento deverá ser dentro do estilo da sua amiga, então não tente impor seu gosto ou vontade!

Mime a sua madrinha e nunca pronuncie as 15 frases que JAMAIS devem ser ditas a uma madrinha solteira!

Fernanda Ferraro FotografiaSaiba mais sobre “Fernanda Ferraro Fotografia”
Foto: Fernanda Ferraro Fotografia

2. Um colinho sempre disponível

Este é um momento de grande tensão para a noiva! São muitos altos e baixos, por isso coloque-se à disposição caso a noiva precise de um colo! Tenha paciência, ouça com carinho e dê seu apoio sempre que for preciso, ajudando-a a passar por momentos que se mostrem difíceis. Jamais diga à noiva que ela se tornou uma “bridezila” repetitiva que só fala em casamento. Entenda se ela estiver monotemática e não toque no assunto até bem passado o grande dia!

Foto: The Reason Photographers

3. Ajude com o chá de panela

Muitas noivas optam por produzir o seu próprio chá de panela, e neste caso, a sua participação é super importante! Se perceber que a sua amiga está sem tempo, combine com as outras madrinhas para assumirem esta responsabilidade. Não é um evento difícil de organizar e com várias pessoas trabalhando juntas, certamente será um arraso!

4. Ajude com a despedida de solteira

Umas das comemorações mais divertidas antes do casamento, mas que deverá ser pensada com muito cuidado! Se a noiva é tímida, evite levá-la para grandes baladas! Tenha sensibilidade durante seu planejamento, para que todas possam se divertir sem maiores problemas! pergunte o que ela pensa a respeito, o que gostaria de fazer na despedida e faça uma surpresa legal e que tenha tudo a ver com ela.

Busque dicas divertidas em 5 ideias para organizar uma despedida de solteira INCOMPARÁVEL!

Foto: Clane Gessel Photography

5. Escolhendo o vestido de madrinha

A noiva costuma escolher o modelo e a cor do traje das madrinhas. Alguns casamentos pedem vestidos bem específicos, como os de estilo vintage ou boho, e na maioria dos casos, a cor é decidida primeiro, entre as mães dos noivos. Caso não concorde com o modelo indicado, tente conversar de forma calma e gentil, mostrando seu ponto de vista, mas lembrando que a decisão final será sempre da noiva.

Se a noiva está em dúvida sobre que tipo de vestido escolher, pode buscar sua inspiração em uma das 10 lojas de vestidos de madrinhas e convidadas do Rio de Janeiro: super recomendadas!

VestiderieSaiba mais sobre “Vestiderie”
Vestiderie – Foto: Divulgação Vestiderie

6. Tudo vai dar certo

Muitas noivas levam suas madrinhas para o making of durante os preparativos! Este pode ser um momento de muita diversão, mas em alguns casos, a noiva pode estar sob um grande estresse, por isso, faça sua parte acalmando-a e dando todo o seu apoio! Seja pontual, evitando deixá-la ainda mais tensa!

Dica: se não puder participar, envie um bilhetinho carinhoso demonstrando o quanto você gosta dela e reconfortando com a simples frase: “Tudo vai dar certo”!

Giovani Garcia FotografiaSaiba mais sobre “Giovani Garcia Fotografia”
Foto: Giovani Garcia Fotografia

7. Convidados nas suas mesas e animação

Os noivos costumam chegar por último, para realizar a sua grande entrada como recém casados, por isso, ajude outros convidados a encontrarem suas mesas, caso haja necessidade. Você também pode combinar com os padrinhos e fazer uma decoração surpresa no carro dos noivos: use pompons! Coloridos ou em tons discretos, deixarão o carro com um ar bem festivo! Contribua para a animação da festa com danças e plaquinhas divertidas, tudo para deixar a recepção ainda mais animada!

Que tal sugerir algumas brincadeiras bem divertidas para a festa? Brincadeiras para animar o seu casamento: diversão garantida!

Foto: Believe Fotografia | Andréia RussoSaiba mais sobre “Foto: Believe Fotografia | Andréia Russo”
Foto: Believe Fotografia | Andréia Russo

8. Amigo é coisa pra se guardar…

Certamente você é uma pessoa especial para o casal, por isso, não deixe de participar da nova fase da vida dos seus amigos! Esteja presente sempre que precisarem, nos bons e maus momentos, curtindo e apoiando pessoas que a escolheram para estar presente como uma verdadeira estrela em um dos dias mais felizes das suas vidas!

Você poderá participar de outras comemorações do casal! Conheça as Comemorações de casamento: das bodas de papel às de jequitibá – conheça todas elas!

Foto: Grand Hyatt Kauai Hawaii

A madrinha é quase como uma segunda mãe para a noiva! Cuide muito bem de sua amiga, dando apoio e estando presente em todos os momentos, tratando com muito carinho desta pessoa tão querida que está para casar! Deixe claro para sua amiga que ela realmente acertou na  sua escolha!

Se você á mulher, não deixe de ler o artigo As mulheres e o casamento: neste 8 de março saiba TUDO o que mudou no último século!

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação