Entrevista e dicas do cerimonialista de casamento de estrelas: Roberto Cohen

Roberto Cohen foto: conceito A / Marco António Rezende
Roberto Cohen. Foto: Conceito A /Marco Antonio Rezende

As expetativas eram grandes, pois afinal era o Roberto Cohen que eu tinha na minha frente: um cerimonialista de casamento muito experiente e conceituado do Brasil. Nos encontramos na reta final de um curso para cerimonialistas em São Paulo, organizado pela Fernanda Barreto Assessoria.

Uma combinação em doses certas de humildade, simpatia, inteligência, sensibilidade, boa educação, charme, seriedade (porque afinal o casamento é um tema muito sério), mas ainda com espaço para um toque de humor. Sabe aquele profissional que você conhece e te cativa desde o primeiro minuto? Pois assim é Roberto Cohen! Conhecido como o cerimonialista das estrelas, celebrou o casamento de Juliana Paes e outras figuras públicas, já soma muitos anos de experiência na organização de casamentos e festas. Começamos nossa conversa falando da cultura de festas que existe no Brasil.

Roberto Cohen Ceremonial foto: facebook
Roberto Cohen Ceremonial. Foto: facebook Roberto Cohen

O Brasil é conhecido pelo mundo pelo seu espírito festeiro, e Roberto Cohen tem muito orgulho nisso. Para ele, o brasileiro tem a festa no seu DNA, e em particular, vive a festa do casamento como um projeto de vida para ser bem festejado e bem executado, e é isso mesmo que Roberto sabe fazer.

E onde vai buscar sua inspiração? Não usa muito a Internet, pois como ele mesmo explica, é onde todo o mundo vai! Ele encontra ideias e inspiração na sua vida familiar e naquilo que o rodeia, e especialmente durante as suas viagens. As vitrines de Paris, as ruas de Roma, a gastronomia dos melhores restaurantes europeus, a hospitalidade e nível de serviço das cadeias de hotéis e cruzeiros mais conceituados do mundo.

Como se organiza? Primeiro, como um bom psicólogo ou bom médico, precisa que seus noivos falem abertamente com ele. Planejar uma boa festa é um investimento emocional, financeiro e de expectativas muito grandes, e antes de avançar com a organização é essencial saber se os noivos estão verdadeiramente comprometidos nesse projeto.

Eu e o Roberto no final da entrevista
Eu e o Roberto no final da entrevista.

Para os noivos que estão pensando em organizar seu casamento, que dicas que ele compartilhou com a gente? Dêem uma olhada!

1) Faça um casamento pensando nos seus convidados, uma festa é para ser “oferecida”. Tudo tem que ser pensado no convidado, porque o convidado só alegra a sua festa se ele está feliz. Como ele próprio diz, ele não abre mão do conforto do convidado quando está organizando casamentos e outros eventos.

2) Não faça nada por modismo. O seu casamento tem que ser a sua personalidade, ser do seu estilo, como se você estivesse recebendo as pessoas na sua casa. Receber como gostaria de ser recebido é essencial para um bom ambiente. Quando seus convidados chegam ao seu casamento eles devem pensar, “Puxa, é a cara da Aline e do Dani!”, e assim se sentirão mais confortáveis.

3) Como escolher o cerimonialista certo para você? É como escolher um médico ou um bom psicólogo. Todas as ansiedades têm que ser abertas, abrir o seu gosto, seus medos, é essencial. Só assim ele poderá assessorar da melhor forma, sugerir ideias e fornecedores adequados ao seu perfil.

Como profissional super experiente já é para ele relativamente fácil em um primeiro contato compreender a personalidade dos noivos. Juntando a isso o fato de estar casado há mais de 20 anos, quando acha que há clima e abertura, até já rolou umas dicas mais pessoais para seus noivos!

E não resistimos em perguntar, como são as “noivas famosas”? São diferentes de nós, “as noivas não famosas”? Pois não é que elas são “iguaiszinhas” a nós? Citando o Roberto, ser noiva “é um estado de espírito”, independentemente de você ser famosa ou não. Todas nós temos as mesmas preocupações, desejos e sonhos, todos únicos mas ao mesmo tempo compartilhando alegrias e ansiedades em comum.

Roberto Cohen Ceremonial foto: Facebook
Roberto Cohen Ceremonial. Foto: Facebook

Mas como ele mesmo reforça, TODAS suas festas tem que ser espetaculares e oferecer um cuidado no detalhe e no tratamento com o convidado. Nenhuma festa tem que superar a outra, mas sim serem todas as melhores. Ele não só se preocupa em agradar os noivos e suas famílias, mas sim os muitos, e muitos convidados que passam pelos seus eventos. O seu olhar dedicado e atencioso para os convidados é concerteza um fator decisivo na sua trajetória de sucesso.

Se ficou com curiosidade em conhecer mais sobre o trabalho de Roberto Cohen, procure o seu livro: “RSVP”, nas principais livrarias do país, e acesse o seu site!

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Comentários (3)

zadoquemissoes
2 ago de 2013

O Roberto é dez…amei sua matéria

Responder
Antonio Lima Albuquerque
17 mai de 2016

Nossa que trabalho lindo, amei tudo que li, seria um grande prazer conhecer um cerimonialista como vc, quem sabe um dia vc não autografa o meu livro! amei

Responder
Renata Vazquez
17 mai de 2016

Olá Antonio, que bom que você curtiu a entrevista. Nós também somos super fãs do Roberto Cohen! Um abraço

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação