Finger food e ecletismo: 8 conselhos mega úteis para ter um buffet de casamento que agrade a todo mundo!

Vestido de noiva, decoração, DJ. Você pode fazer o maior investimento possível nos detalhes, mas não pode deixar de lado um item fundamental para o sucesso do seu casamento: o buffet.

Não é à toa que, depois de definida a data e decidido o local da celebração, os noivos tratem logo de cuidar da contratação desse serviço. A boa notícia é que essa é uma das tarefas mais gostosas dos preparativos.

Rappanui Gastronomia
Rappanui Gastronomia – Foto: Andrea Rodrigues
Rappanui Gastronomia
Rappanui Gastronomia – Foto: Monica Dantas

Conversamos com a equipe do Rappanui Gastronomia para saber o que os noivos devem ter em conta na escolha do buffet para o casamento. Já na fase de degustação é recomendado que eles tenham até dois acompanhantes para ajudá-los a tomar decisões. Veja outras dicas fundamentais:

“O cardápio é a chave para acertar em qualquer evento, seja de dia ou de noite.”

Rappanui Gastronomia
Rappanui – Foto: Andrea Rodrigues

1. Perfil dos Convidados

A escolha do serviço deve considerar o perfil dos convidados da festa. Por exemplo, se a maioria está na faixa dos 20 anos, oferecer um jantar sentado pode quebrar o clima da festa, já que esse é um público que quer cair na pista de dança e comer só na hora em que sentir fome.

Assim, não se sinta na obrigação de oferecer um jantar à francesa (empratado) ou à americana (buffet) se os seus convidados vão ficar mais à vontade com um serviço de coquetel. No Rappanui Gastronomia, um serviço de jantar tem no máximo, seis pratos, já o coquetel conta com 40 itens bem variados, que vão do caviar à bolinha de queijo.

Rappanui Gastronomia
Rapannui Gastronomia – Foto: Monica Dantas
Rappanui Gastronomia
Rappanui Gastronomia – Foto: Andrea Rodrigues

2. Degustação

É bom se informar sobre a flexibilidade que seu buffet tem para se adaptar a situações imprevistas. Isso porque cada evento é único e tem suas próprias características. Cada grupo se comporta de uma determinada forma e é importante os noivos saberem se o buffet é capaz de perceber e articular mudanças no decorrer do evento, como por exemplo, antecipar o momento de servir algum tipo de prato.

No Rappanui Gastronomia, a degustação é feita com louças, empratamento e uniformes iguais ou similares aos que serão usados nos casamentos. Isso é um ponto importante a observar. E não tenham medo de perguntar e esclarecer todas as suas dúvidas.

Rappanui Gastronomia
Rappanui Gastronomia – Foto: Monica Dantas

“Na hora da degustação, os noivos devem fazer toda e qualquer pergunta, pois é o momento em que estão definindo um dos serviços mais importantes para o dia mais importante de suas vidas.”

3. Menu do dia x menu da noite

De acordo com o Rappanui Gastronomia, em um evento de dia é sempre bom pensar em bebidas refrescantes e opções mais corriqueiras para o cardápio. O brunch, aquela deliciosa mistura de café da manhã com almoço, é uma boa escolha para festas mais informais e intimistas. Já um almoço exige maior estrutura porque tem uma série de fases: entradas, pratos principais e sobremesa. Durante um evento à noite pode-se ousar mais com pontos fixos ou jantares elaborados.

Rappanui Gastronomia
Rappanui Gastronomia – Foto: Monica Dantas
Rappanui Gastronomia
Rappanui Gastronomia – Foto: Monica Dantas

4. Tendências TOP

A transformação de receitas comuns em versões sofisticadas é uma das tendências mais fortes. Mas segundo o Rappanui Gastronomia, os finger foodspequenas comidinhas servidas em potinhos e cocotes, cada uma mais linda que a outra – mudaram a cara dos eventos. Os especialistas sugerem ainda, que se complemente o serviço com pontos fixos de empratados, como risotos, massas, crepes e outras opções que permitam aos convidados finalizar seus pratos a seu gosto.

O que caiu em desuso é a mesa de frios, principalmente em cidades quentes, como o Rio de Janeiro, nas que o calor pode prejudicar a qualidade dos produtos. Se os frios são importantes para os noivos, é possível oferecê-los em opções mais modernas e saborosas, com uma roupagem mais sofisticada e com nuances de sabores diferenciados.

“Como consequência mais que natural do estilo de vida moderno, os finger foods mudaram a cara dos eventos.”

Rappanui Gastronomia
Rappanui Gastronomia – Foto: Monica Dantas
Rappanui Gastronomia
Rappanui Gastronomia – Foto: Monica Dantas
Rappanui Gastronomia
Rappanui Gastronomia – Foto: Monica Dantas

5. Finger foods: protagonismo TOTAL!

Saem de cena as muitas mesas ocupando o salão todo e entra em cena a alta gastronomia em miniatura. Essa forma de receber proporciona uma experiência sensorial prática e requintada aos eventos.

O Rappanui Gastronomia enumera alguns pratos de seu cardápio que comprovam que finger food, além de prática e bonita, pode ser mesmo deliciosa:

  • Bala de salmão com molho de maracujá picante;
  • Blinis de palmito com ovas negras e azeite aromatizado de limão siciliano;
  • Camarão em crosta de castanha com risoto de beterraba;
  • Saladinha de arroz vermelho com gorgonzola, avelã e maçã verde;
  • Linguini de palmito pupunha ao molho de queijo;
  • Cestinha de pato confit ao molho de laranja.

“A praticidade dos finger foods possibilita que os convidados fiquem livres para se movimentar e permite a degustação de várias opções de um cardápio sem exageros na quantidade e sem grandes desperdícios.”

Rappanui Gastronomia
Rapannui Gastronomia – Foto: Monica Dantas

6. Cardápio exótico

Os noivos podem escolher o menu que quiserem para seu grande dia. Mas não devem esquecer que existem outras pessoas participando desse momento importante. Na hora dessa escolha, bons anfitriões devem pensar sempre no universo de pessoas que estará no seu casamento. Então, se quiserem oferecer comida árabe, indiana, tailandesa ou japonesa, não deixem de incluir no cardápio outras opções mais “corriqueiras”. Segundo o Rappanui Gastronomia, na dúvida, há um prato que sempre agrada a todos: uma boa massa! Aposte na variedade de molhos e agrade a todos.

“É elegante, na hora de escolher um cardápio, pensar em opções onde possamos agradar a todos nossos queridos convidados.”

Rappanui Gastronomia
Rappanui Gastronomia – Foto: Monica Dantas

7. Ecletismo SEMPRE!

Tendo essa visão do todo da festa, é bom pensar em opções para compor um cardápio bem eclético. É importante abrir o jantar com uma entrada, que pode ser uma salada de folhas com um toque de frutas – sejam frescas, como morangos, ou secas, como damascos e tâmaras. Como prato principal o Rappanui Gastronomia sugere paleta de cordeiro com aligot de batata baroa e perfume de hortelã.

A opção “para todos os gostos” é uma massa, por exemplo um ravioli de queijo de cabra ao molho basílico com crisps de manjericão. E de sobremesa, um delicioso suflê de cacau com calda de goiabada.

Saiba que num coquetel com mesa posta, normalmente a sobremesa é servida duas horas depois do prato principal. No caso de um jantar empratado, uns 20 ou 30 minutos após ser servido o último prato.

Rappanui Gastronomia
Rappanui Gastronomia – Foto: Andrea Rodrigues
Rappanui Gastronomia
Foto: Rappanui Gastronomia
Rappanui Gastronomia
Rappanui Gastronomia – Foto: Andrea Rodrigues

8. Salgadinho: pode e DEVE!

Para o Rappanui Gastronomia, os salgadinhos são elementos que não podem faltar em festa nenhuma. Desde festas black-tie até aniversário da vovó, tem sempre alguém querendo comer uma coxinha de frango. Nos melhores buffets, há chefs renovando as receitas para torná-las mais leves e saudáveis.

O Rappanui tem duas receitas que sempre surpreendem: trouxinha feita na massa de harumaki recheada de queijo coalho e harmonizada com melaço e outro é o croquete de costela com molho barbecue.

Rappanui Gastronomia
Rappanui Gastronomia – Foto: Andrea Rodrigues

Para o Rappanui Gastronomia, tão importante quanto oferecer um buffet sofisticado e de qualidade, é pensar num cardápio variado, que agrade os diferentes convidados do seu casamento. É esse o segredo do sucesso. Entre em contato com o Rappanui Gastronomia, peça um orçamento e marque uma degustação para fazer do seu casamento, uma festa que ficará guardada na memória de todos.

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação