BR Login
BR

Como se casa a Geração “Y”? Desvendamos TUDO sobre a geração mais LIVRE da história!

Você sabe de quem se compõe a Geração Y? Eles nasceram entre 1980 e 2000, experimentaram os primórdios da Internet e o surgimento das redes sociais. Atualmente eles têm entre 20 e 30 anos, vivem em uma sociedade globalizada, conhecem melhor do que ninguém as relações à distância e estão se aproximando da idade de casar!

Ana Slika FotografiaSaiba mais sobre “ Ana Slika Fotografia”
Foto: Ana Slika Fotografia

Mas o que a geração Y procura numa festa de casamento? Será que eles pensam no casamento como pensava a geração X, ou as anteriores? Que eles se casam, não há nenhuma dúvida, mas como o fazem? O que mudou no mundo dos casamentos para esta geração?

Depois de ser testemunhas oculares (e sentimentais) de tantas uniões, decidimos fazer uma espécie de estatística para responder a esta pergunta. Afinal, como são os casamentos em pleno 2016?

O que mudou e o que segue igual? Neste artigo, você vai conhecer mais detalhadamente como são os vestidos de noiva, os convites, a decoração, o buquê da noiva “Y” e também como é a lua de mel dos sonhos desta geração!

Foto: Javier Berenguer

1. A geração Y e o vestido de noiva

Como é o vestido ideal de uma noiva pertencente à geração Y? Nos primórdios, o vestido branco denotava a pureza da noiva, ela era “entregue” ao marido pelas mãos do pai e as noivas deveriam parecer seres angelicais, quase santificados. A geração Y não quer “parecer”, ela quer “ser”. A noiva já não é entregue, ela se entrega. O noivo já não “recebe”, ele compartilha.

Sendo assim, o vestido de noiva ideal é aquele que consegue demonstrar tudo o que a noiva é, o que consegue ser autêntico e único, como a própria noiva, destacando seu lado rock, boêmio, retrô ou romântico.

Outra tendência entre esta geração é o casamento temático, que admite praticamente todo tipo de vestido, desde que acompanhe o tema da festa. A noiva da geração Y é a noiva mais livre da história dos casamentos, ela simplesmente pode tudo!

Veja o artigo  Vestidos de noiva 2017: TODAS as tendências que arrasarão!

Atelier Carol HungriaSaiba mais sobre “Atelier Carol Hungria”
Atelier Carol Hungria – Foto: Rodrigo Sach
Pó de ArrozSaiba mais sobre “Pó de Arroz”
Foto: Pó de Arroz Noivas

2.Véu e acessórios de cabelos

O véu branco é um símbolo de pureza e virgindade e na Grécia antiga, era usado para proteger a noiva do mau olhado. Houve uma época em que o tamanho do véu estava relacionado com a nobreza da noiva, quando mais longo, mais poder a família tinha.

Hoje em dia, as opções são diversas e muito diferentes entre elas, a noiva da geração Y é a noiva mais livre de todos os tempos e pode escolher entre um véu tradicional e outras mil opções, entre fascinators, apliques, tiaras ou coroas de flores.

Ela também pode decidir por um penteado com cabelo solto e sem nenhum tipo de enfeite no dia do casamento, tudo vai depender do seu estilo. A geraçãoY, neste aspecto, é eclética e faz bem, afinal, com tantas opções no mercado, ela não precisa ser rígida ou seguir padrões que não tenham nada a ver com a sua maneira de ser.

Penteados de noiva 2017: para todos os estilos e todos eles LINDOS!

Christina Gall Saiba mais sobre “Christina Gall ”
Christina Gall – Foto: Divulgação
Alessandra CazzaroSaiba mais sobre “Alessandra Cazzaro”
Alessandra Cazzaro – Foto: Caixa de Retratos

3. A Geração Y e o convite de casamento

Personalização é a palavra chave para a geração Y. Eles querem que o seu casamento seja o mais exclusivo e com a cara deles. E que a personalidade dos dois fique impressa em cada milímetro da festa, começando pelo convite, que deve ter o seu estilo e apresentar aos convidados, graficamente, como será a festa.

Para conseguir esta personalização máxima, vale colocar em prática a originalidade que vemos ultimamente. Os convites devem transcrever, tanto o tom que você quer dar a seu casamento, quanto a sua personalidade, mas são substancialmente idênticos no que se refere à base e ao conteúdo: data, hora, local, dress code etc. nao podem faltar.

Eles são modernos na forma: na tipografia, nas cores, nos gráficos. O queridinho da geração Y? Vintage, sempre! O velho repaginado, o antigo conservado, o ontem no hoje – parece que há um pouco de nostalgia nesta geração, não é verdade?

Veja 21 tendências de casamento 2016 de sucesso comprovado!

Tem Amor no Papel Saiba mais sobre “Tem Amor no Papel ”
Tem Amor no Papel – Foto: Divulgação
Dona AmélieSaiba mais sobre “Dona Amélie”
Dona Amélie – Foto: Divulgação
Crédits : L’Atelier d’Elsa

4. Onde se casa a Geração Y?

Eles podem escolher o lugar que quiserem. Atualmente, pode-se casar em praticamente todos os lugares do mundo! Claro que a maioria decide fazer a cerimônia em um templo religioso, mas são cada vez mais casais que optam por dizer o “sim, aceito” no mesmo local da recepção.

Pode ser desde um cenário de conto de fadas, como o Castelo de Itaipava, uma construção de 1920 que reproduz um castelo medieval. (já imaginou um casamento temático renascentista, no castelo?). Até a beira de uma praia paradisíaca em um destination wedding onírico, a imaginação é a que manda!

Pequenos restaurantes com clima aconchegante, a casa de campo da família para um casamento de estilo rústico com um toque chic, hotéis, pousadas e resorts são algumas das opções, mas o que realmente importa para a geração Y, é que o lugar eleito para o casamento tenha a marca dos noivos e siga a temática da festa. Eles são exigentes e sabem o que querem!

Game of Thrones: como fazer um casamento inspirado na série!

Castelo de ItaipavaSaiba mais sobre “Castelo de Itaipava”
Foto: Castelo de Itaipava
Espelho das ÁguasSaiba mais sobre “ Espelho das Águas”
Foto: Espelho das Águas
Chácara BuscapéSaiba mais sobre “Chácara Buscapé”
Chácara Buscapé – Foto: Divulgação

5. A decoração, as flores e o buquê da geração Y

Os casais desta geração se atrevem com cores fortes, arriscam no tipo e nos tons das flores – eles querem vitalidade na decoração – o casamento deve, antes de tudo, corresponder à imagem e ao caráter dos noivos.

O buquê é considerado uma joia que deve estar em harmonia com o vestido, as noivas são muito ecléticas e gostam de naturalidade – um buquê com flores “recém colhidas no jardim” ou com estilo rústico chique são os preferidos, mas também há quem goste do clássico branco ou dos inovadores e arrojados buquês feitos com cetim e broches, com flores de tecido e outros materiais. Os acessórios, como penas, ou fios de tecido, praticamente desapareceram dos buquês da geração Y, dando lugar à simplicidade e à naturalidade ou à inovação total.

Veja todos os Buquês de noiva 2017: aposte em cores e flores diferentes!

Atelier Alessandra Mitteldorf Saiba mais sobre “Atelier Alessandra Mitteldorf ”
Atelier Alessandra Mitteldorf – Foto: Divulgação
Bia SandovalSaiba mais sobre “Bia Sandoval”
Foto: Bia Sandoval

A decoração toda feita com flores brancas já não é unanimidade entre os noivos, que respeitam muito mais as flores da estação e as cores que dão energia e alegria à festa. O casal de noivos da geração Y quer requinte e elegância natural. A tendência de casamento com o estilo rústico está mais que em alta e ilustra perfeitamente o gosto desta geração.

Além disso, cada vez mais casais optam por decorar a recepção com objetos pessoais ou fazem decorações temáticas que tenham a ver com seus hobbies e atividades. O toque DIY é cada vez mais presente e parece ser uma tendência que chegou para ficar, afinal quem não gosta de “por a mão na massa” no seu próprio casamento?

Veja aqui no Zankyou ideias DIY sensacionais: Festa de casamento DIY: 8 itens imprescindíveis!

Casa CoisaSaiba mais sobre “Casa Coisa”
Casa coisa – Foto: divulgação Casa coisa
Alessandra MitteldorfSaiba mais sobre “Alessandra Mitteldorf”
Alessandra Mitteldorf – Foto: divulgação Alessandra Mitteldorf
Perfect FlowerSaiba mais sobre “Perfect Flower”
Perfect Flower – Foto: divulgação Perfect Flower

6. A geração Y e a lua de mel

Foi-se o tempo em que lua de mel era sinônimo de descanso e de estar mais tempo juntos somente para amar. Os noivos desta nova geração querem ação! Eles são companheiros de aventuras e querem viver juntos muitas emoções. Por este motivo, deixam para a lua de mel alguma viagem “dos seus sonhos”.

Claro que as praias paradisíacas (No Brasil, Porto de Galinhas, Natal e Fortaleza são os destinos preferidos para a viagem pós casamento) nunca sairão de moda, mas destinos exóticos como Camboja, Marrocos e Quênia cada vez entram mais no cardápio de lua de mel. Na realidade, a lua de mel se transformou, para esta geração, em um excelente (o melhor de todos!) motivo para viajar.

Não deixe de ver o artigo Miniguia para uma lua de mel ÚNICA em Buenos Aires: descubra todos os encantos da capital argentina! Você pode conhecer um desses destino lindos fazendo a sua lista de presente com cota de lua de mel no Zankyou!

Handmade VacationsSaiba mais sobre “Handmade Vacations”
Handmade Vacations – Foto divulgação
Viagens AbreuSaiba mais sobre “Viagens Abreu”
Foto: Viagens Abreu
Foto: Google livre de direitos

E você, pertence à geração Y? Se a sua resposta é positiva, alegre-se, já que esta geração é a geração mais livre de toda a história da humanidade. Nunca, em nenhum outro tempo, se teve tanta liberdade em todos os sentidos.

Você sonhou que o seu casamento era em um Iglu com todos vestindo peles? PODE! Ou você quer mesmo um casamento num acampamento berbere? Também PODE! VALE TUDO e contrariando o saudoso Tim Maia, vale dançar homem com homem e mulher com mulher, SIM!

E agora se prepare para rir um pouquinho com os 27 fatos reais que jamais deveriam ter acontecido em casamentos. Mas, aconteceram!

 

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Comentários (2)

Ana Maria
24 mai de 2015

Obrigado por colocar um dos meus trabalhos em sua revista para mostrar os lacinhos lindos da Deby Noivas.
Precisando de mais produções lindas de noivas é só entrar em contado.
Abraços!

Ana Maria

Responder
Mim
4 ago de 2016

Adorei o post, tá lindo e achei bem verdadeiro.
Sendo dessa geração, me vi aí.

Responder

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação