Mãe da noiva: um guia de estilo para arrasar!

Há uma falsa tradição que flutua em torno de alguns círculos que diz que a mãe da noiva não deve parecer glamourosa no dia do casamento da sua filha. Também se diz que usar preto é sinal de tristeza e que as cores vibrantes são proibidas. Esqueçam! Desde que seu look esteja de acordo com a idealização dos noivos para o dia do casamento – estilo, horário, clima, grau de formalidade e, em alguns casos, paleta de cores do casamento – não há regras específicas. O dia será longo e o importante é se sentir linda e confortável. Para que a beleza da mãe da noiva combine com a alegria do grande dia de sua filha, siga este guia de estilo para arrasar!

Aproveite que o greenery é a cor do ano e leia: Vestidos de festa verdes longos 2017: ideais para casamentos noturnos

Foto: Gabi Alves Photography

Muitas vezes, as mães ficam naquele dilema de querer esconder uma gordurinha ou flacidez aqui e ali, e acabam comprando vestidos ou conjuntos feitos de tecidos nada confortáveis quando, na verdade poderiam ter escolhido um modelo compatível com o seu tipo de corpo e seu gosto pessoal.

Braços, para que te quero!

Para esconder os braços, por exemplo, não existem apenas boleros e xales! As capas – curtas ou longas – são uma tendência lindíssima que, além de disfarçar alguns pontos de flacidez, transitam perfeitamente do dia para a noite, ou de uma cerimônia religiosa mais formal para uma festa calorosa e animada. O mesmo vale para tops com transparência – que podem ser rendados e/ou bordados e as casaquetas, que deixam o vestido com um ar de tailleur chiquérrimo!

Vestidos de festa plus size 2017: todas as tendências em modelos incríveis!

Pronovias FestaSaiba mais sobre “Pronovias Festa”
Pronovias Festa | Foto: Divulgação
Rosa ClaráSaiba mais sobre “Rosa Clará”
Rosa Clará | Foto: Divulgação
Reem Acra, Needle & Thread e Oscar de La Renta | Créditos: Net a Porter
Rosa ClaráSaiba mais sobre “Rosa Clará”
Rosa Clará | Foto: Divulgação

Para os dias mais frios, um modelo com manga – curta, comprida, assimétrica, ilusão – feito de tecidos ou rendas leves, cumpre maravilhosamente o papel de cobrir os braços e te aquecer sem deixar o look pesado ou te matar de calor. Para as mulheres com braços mais roliços, o aconselhável é escolher um modelo onde eles fiquem soltinhos lá dentro. Lembre-se: será uma noite de muitos abraços!

Rosa ClaráSaiba mais sobre “Rosa Clará”
Rosa Clará | Foto: Divulgação
Roksanda | Créditos: Net a Porter
Hatch e Halston Heritage | Créditos: Net a Porter

A cor da sua idade

Embora os tons pastel nos remetam à alegria dos dias quentes e ensolarados – sendo uma aposta sempre segura para estas ocasiões – eles também combinam perfeitamente com modelos mais sóbrios, deixando transparecer a jovialidade da mãe da noiva. Por isso se você ama usar cores nestes tons e o casamento da sua filha está marcado para acontecer à noite, não se decepcione! Se a sua prioridade for o conforto e a liberdade de movimentos, escolha modelos confeccionados dom tecidos fluidos a partir da altura dos quadris, que, além de cumprirem este papel, também ajudam a disfarçar o volume da barriguinha e do bumbum.

Como escolher a cor do vestido das madrinhas: conheça TODAS as possibilidades!

Rosa ClaráSaiba mais sobre “Rosa Clará”
Rosa Clará | Foto: Divulgação
Jenny Packham | Crédito: Net a Porter

 Efeito ampulheta

Não tem segredo! Basta escolher um modelo com o corpo bem firme e ajustado, acinturado e com a saia levemente evasê. Isso não quer dizer que o vestido irá ficar justo e desconfortável, apenas que seu corte seguirá as linhas do seu corpo, formando a silhueta de uma “mulher violão”.  Para que este efeito funcione, opte por um modelo de tecido mais firme e encorpado.

Vestidos de festa para madrinhas e convidadas de casamento: atemporais e perfeitos!

PronoviasSaiba mais sobre “Pronovias”
Pronovias Festa | Créaditos: Divulgação
Rosa ClaráSaiba mais sobre “Rosa Clará”
Rosa Clará | Créditos: Divulgação

Brilhando por dentro e por fora

A mãe da noiva pode usar brilho no dia do casamento da sua filha? Pode! Ela não vai ofuscar a beleza da noiva que passou meses se dedicando à sua própria produção? Não! Você estará radiante neste dia, portanto, estará radiante com ou sem pedrarias e paetês. Esta opção é, sem dúvida, um pouco mais ousada se comparada com as demais, então converse com sua filha e tenha certeza de que ela não faz objeção à sua escolha. Mães de noiva usando vestidos metálicos ficam um luxo no altar, na festa e na pista de dança. Ao receber o sinal verde, não se acanhe em escolher um modelo que fique perfeito em suas curvas e valorize o que você tem de melhor!

Confira: 100 vestidos de festa deslumbrantes e ecléticos: escolha o seu!

Temperley London | Créditos: Net a Porter
Barbara Casasola | Créditos: Net a Porter
Roland Mouret | Créditos: Net a Poter
Rachel Zoe | Créditos: Net a Porter

 Na medida certa… Para você!

 Esqueça a ideia de que a mãe da noiva não deve usar vestidos curtos no dia do casamento. Se você já está acostumada a usar modelos acima dos joelhos, é porque os vê como um belo atributo a ser explorado. Então esqueça os pudores e as más línguas e continue sendo você mesma também neste dia especial! Caso não tenha o costume de usar vestidos, mas a ideia de um modelo mais curto lhe agrade, veja como eles podem ser uma opção chique à seriedade dos longos:

Veja também 75 vestidos de festa curtos 2017: incríveis e cheios de charme!

Pronovias FestaSaiba mais sobre “Pronovias Festa”
Pronovias Festa | Créditos: Divulgação
Lela Rose | Créditos: Dan & Corinna e NYFW

Praia ou campo?

As produções para um casamento ao ar livre pedem leveza, tanto no tecido, quanto nos modelos dos vestidos, que podem ser estampados e em cores alegres ou mesmo lindos modelos de vestido boho em cores escuras. Ao fazer sua escolha, tenha em mente o horário do casamento e a necessidade de transitar do dia para a noite sem perder o charme e o estilo – e não morrer de frio!

Estilos de casamento em 2017: conheça todos eles e escolha o seu!

Etro | Créditos: Net a Porter
Rachel Zoe | Créditos: Net a Porter
Etro | Créditos: Net a Porter

E as cores escuras?

Foi se o tempo em que o preto era relacionado apenas ao momento de lamento pela perda de alguém querido ou a vivência de uma situação desagradável. Todos os tons mais escuros ajudam, sim, a disfarçar as gordurinhas indesejadas e fazem com que as mulheres se sintam mais à vontade com a sua imagem quando estão fora de forma e isso as incomoda. Além disso, estas são cores clássicas e sabe o que isso significa? Que daqui a 30 anos, você vai olhar para o álbum de casamento da sua filha e não vai sentir o que sentem as garotas de hoje ao olhar para as fotos de um casamento que aconteceu lá nos anos 80. Seja para uma noite elegante ou para um casamento de dia em clima de descontração, se o preto for a sua cor favorita, você não tem como errar!

Elegância máxima com vestidos de festa pretos longos 2017 para madrinhas e convidadas!

PronoviasSaiba mais sobre “Pronovias”
Pronovias | Créditos: Divulgação
Rosa ClaráSaiba mais sobre “Rosa Clará”
Rosa Clará | Créditos: Divulgação
Needle & Thread e Self Portrait | Créditos: Net a Porter
Zimmermann, Maison Margiela e Elizabeth and James | Créditos: Net a Porter

 Saindo da caixa

Quer inovar ainda mais? Não vá de vestido. Calma! Não estamos sugerindo uma manifestação de rebeldia contra as regras de boa convivência em sociedade, apenas lembrando que há lindas e ótimas opções, caso você prefira, aos clássicos vestidos. Os conjuntos de saia e blusa – ou collant, ou casaco – são um ótimo exemplo. Também não ignore em suas pesquisas os modelos incríveis de macacões que existem no mercado de moda para festa. Você vai se surpreender!

Como escolher o vestido de festa para um casamento de dia: dicas de uma expert!

Rachel Zoe, Zuhair Murad e Temperley London | Créditos: Net a Porter
Malene Birger e Carolina Herrera | Créditos: Net a Porter e Divulgação

Para complementar, capriche na escolha dos acessórios e sapatos! E, muito importante, dê uma atenção especial às roupas íntimas que usará neste dia. A escolha errada pode comprometer toda a beleza e conforto do seu visual. Um sutiã com boa sustentação e uma calcinha que não marque as dobrinhas e nem te aperte são perfeitos para que você não se sinta incomodada pelos elásticos nem se preocupe em ficar ajeitando sua roupa o tempo todo. Conheça nossos fornecedores de vestidos de festa e encontre o vestido que procura! Saiba também como escolher o vestido das daminhas: confira dicas infalíveis! e engaje-se no Projeto Saúde antes do Casamento: dicas para caber no vestido de noiva e manter o bom humor!

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Comentários (6)

Belinha
22 dez de 2010

a mãe só não pode aparecer mais q a noiva.. ou melhor as sogras q voltam e meia querem!!

Responder
elianahome
22 fev de 2012

ACHEI ÚTIL A REPORTAGEM, MAS O COMENTÁRIO ABAIXO É MUITO GROSSEIRO, TANTO A MÃE DA NOIVA, COMO DO NOIVO, JÁ TIVERAM SUA OPORTUNIDADE DE BRILHAR E COMO OS VALORES COM A IDADE MUDAM, NÃO ACREDITO QUE AS MÃES QUEIRAM CHAMAR MAIS ATENÇÃO QUE A NOIVA, ATÉ PELA PRÓPRIA NATURESA , ISSO NÃO É POSSÍVEL
SOGRA (DAQUI A POUCOS DIAS)

Responder
anonimo
4 fev de 2017

Isso porque você nao conhece minha mae, os vestidos que ela tem em mente pro meu casamento…. Infelizmente algumas pessoas ao possuem bom senso, discernimento, em fim precisam de que esse tipo de comentário seja dito sim.

anitaburgos
29 mai de 2014

Toda mãe também é uma sogra numa cerimonia de casamento! A mãe não deve desejar aparecer mais que sua filha e nem menosprezar a mãe do noivo que tambem terá seu papel de grande importancia na vida da sua filha. Sempre aconselho a minha filha a amar sua sogra como Rute amou Noemi, com respeito, zelo e carinho. Quando comecei a busca pelo meu vestido ideal, procurei envolver a mãe do meu genro no mesmo processo. Convidei-a a ir conosco, demos algumas dicas de cor, sapato, penteado…Não quero que ela se sinta menos arrumada que ninguém. Afinal, ela é a mãe da pessoa que está prometendo fazer minha filha feliz por toda vida!

Responder
teka.furlanetti
6 mar de 2015

Eu não concordo com nenhuma de vcs ai , que estão discutindo sobre mãe, sogra, como deve ou não ir ao casamento dos seus filhos, ou filha. Minha opinião é o seguinte, todas tem o seu brilho próprio,e tem que irem maravilhosas sim, pois tb é seu grande dia de estar casando seus filhos, e não é ninguem por mais bela que estejam, que vai ofuscar ou tirar o brilho da noiva, a espectativa dos convidados estaram voltadas só para ela, que será a princesa da noite ou dia, pois é ela quem brilhará no seu grande dia. Foram convidados para um casamento, então será a noiva que irá brilhar e não a mãe e sogra…ok meninas

Responder
leticia
19 jun de 2015

eu achei todos os vestidos desta reportagem muito extravagantes e jamais usaria um deles a menos que fosse para ir a uma cerimonia de entrega do Oscar, jamais ao casamento do meu filho….

Responder

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação