Lua de mel na Puglia: o paraíso italiano desconhecido

Encontrar lugares autênticos e incríveis que ainda não foram descobertos pelo grande público ou seja, pelos ônibus abarrotados de turistas que vão e vem, não é tarefa fácil. Para conseguir a façanha o ideal é conversar com gente que realmente entende do assunto.

E foi o que fizemos! Pedimos que os profissionais da Handmade Vacations nos ajudassem a encontrar este paraíso pouco conhecido chamado PUGLIA e aqui está a matéria apresentando para você todos os detalhes deste destino tão peculiar.

Conheça 7 hotéis lindos na Toscana: sua lua de mel na região mais charmosa da Itália

Handmade VacationsSaiba mais sobre “Handmade Vacations”
Região da Puglia italiana – Foto: enviada por Handmade Vacations

Puglia

Imagine a Toscana de anos atrás. Cidadezinhas onde os locais ainda superam os turistas. Locais apaixonados pela sua cultura, sua gastronomia, ávidos por mostrar aos visitantes toda a sua história, seus produtos, seu legado.

Assim é a Puglia, região no sul da Itália, mais especificamente no salto da bota que vemos no mapa. Existem turistas, é claro que existem, mas nada comparado com regiões mais conhecidas e exploradas como Veneza ou a Costa Amalfitana.

Se você procura um lugar autêntico assim para a sua lua de mel, então continue a leitura. São diversas cidadezinhas charmosas, cada um com sua personalidade.

Como escolher o melhor destino para as férias no natal: especialistas dão a dica!

Região da Puglia italiana – Foto: Southern Visions

Polignano a Mare

É uma cidade cravada nas falésias, na beira do mar. Dali partem passeios de barco pelas belas cavernas de água azul turquesa que convidam a um mergulho super romântico. E por falar em romance, você vai encontrar por toda a cidade, poesias escritas nas janelas e portas das casas! Pode existir algo mais romântico?

Foto: Handmade Vacations

Ostuni

É a cidade branca que lembra cidadezinhas gregas, mas com vista para um mar de oliveiras. Ideal para se perder caminhando de mãos dadas.

Alberobello

Tem uma arquitetura única, que você só vai encontrar similares em alguns cantos escondidos da Turquia.

Lecce

Encanta pelo seu centro histórico barroco e suas ruazinhas charmosas com cafés e lojinhas frequentadas pelos jovens universitários que estudam ali. E o mar Adriático está quase sempre suficientemente perto para um descanso na praia.

Está querendo viajar na época mais quente do ano? Lua de mel verão 2016: os 10 melhores destinos do mundo!

Handmade VacationsSaiba mais sobre “Handmade Vacations”
Região da Puglia italiana – Foto: enviada por Handmade Vacations
Região da Puglia italiana – Foto: enviada por Handmade Vacations
Lecce Duomo Região da Puglia italiana – Foto: enviada por Handmade Vacations
Região da Puglia italiana – Foto: Borgo Egnazia enviada por Handmade Vacations Foto

Matera: capital europeia 2016

Já fora da Puglia, na região da Basilicata, Matera é perto o suficiente para entrar no seu roteiro. Situada em um cânion, a região tem 1056 igrejas cavadas nas pedras. Isso porque é um tipo de pedra fácil de ser trabalhada. Foi essa facilidade que deu origem à cidade. A área conhecida como Sassi foi toda construída em cavernas. As pedras que eram retiradas terminavam as construções das casas.

Mas ainda nos anos 50, as pessoas viviam ali sem eletricidade ou qualquer tipo de saneamento, dividindo suas casas com animais. Foi nesta época que o então primeiro ministro, durante uma visita, declarou Matera vergonha nacional e evacuou a cidade, construindo uma parte nova sobre a montanha para abrigar os moradores.

O Sassi ficou  esquecido até pouco tempo, quando se iniciou um programa de restauração que vem sendo muito bem conduzido, seguindo normas bem específicas, onde é proibido usar materiais como plástico (todos os canos devem ser de terracota, por exemplo). O que era vergonha virou orgulho: Matera será capital cultural da Europa em 2019. Fica a dica: vá antes que esteja muito desenvolvido.

Lua de mel barata e luxuosa: 10 hostels europeus com conforto de 5 estrelas!

Handmade VacationsSaiba mais sobre “Handmade Vacations”
Região da Puglia italiana – Foto: enviada por Handmade Vacations

Boa Comida e Azeite de Oliva

Se o futuro casal adora comer bem, outro ponto altíssimo da Puglia são as experiências gastronômicas. Não as de restaurantes estrelados. O que falta de chefs celebridade, sobra de restaurantes que preparam comida regional com ingredientes locais, como se faz em casa.

Provavelmente o produto mais importante da região é o azeite de oliva. São 60 milhões de oliveiras na Puglia. Mais oliveiras na região do que residentes na Itália. Dependendo da época, é possível participar da colheita, conhecer uma fábrica, degustar o azeite.

Uma das experiências mais interessantes é pedalar entre estas árvores milenares até chegar à propriedade de Corrado, um homem apaixonado e apaixonante. Há 20 anos, ele voltou à masseria que pertencia à família há 7 gerações, mas havia sido abandonada pelos seus pais. Ao começar a reformar a propriedade, descobriu um moinho de azeite que, estima-se, seria do século X AC. Ali começou um museu, aberto apenas para quem sabe onde ele fica. Conversar com ele, conhecer o museu e algumas oliveiras tão importantes que são monitoradas por satélite, e terminar num almoço preparado só para vocês, numa mesa montada no pátio da propriedade é, com certeza, um dos pontos altos de uma viagem pela região.

Região da Puglia italiana – Foto: enviada por Handmade Vacations
Região da Puglia italiana – Foto: enviada por Handmade Vacations

Provar a mussarela fresquinha, assim que ela fica pronta, feita com o leite tirado da vaca ontem; aprender a fazer “pasta” com as mãos e sem máquinas, são algumas das outras experiências imperdíveis.

Ao pão pão, ao vinho vinho

Não dá para falar de boa comida e romance, sem falar em um bom vinho. A Puglia, imagine, é a região que mais produz vinhos na Itália. Só que este vinho ainda é pouco conhecido. Mas não são poucas as famosas vinícolas da Toscana que já compraram ali um pedaço de propriedade para começar a desenvolver excelentes vinhos com as uvas locais: Primitivo e Negroamaro. Vale a pena visitar uma vinícola e, de novo, encontrar pessoas apaixonadas dispostas a falar um pouco mais sobre o desafio de transformar estes vinhos em rótulos desejados em todo o mundo.

Se você é louco por vinhos e quer um casamento diferente, conheça as 7 vinícolas perfeitas para realizar o seu casamento no Rio Grande do Sul

Região da Puglia italiana – Foto: enviada por Handmade Vacations
Região da Puglia italiana – Foto: enviada por Handmade Vacations

Hospedagem

Em termos de hospedagem não faltam hotéis super românticos para uma lua de mel inesquecível. Que tal se hospedar em uma linda masseira com oliveiras por todos os lados? Ou num pequeno borgo (típica cidade italiana) construído para ser um hotel que mais parece um castelo de contos de fadas? Ou ainda passar a noite em uma caverna cuidadosamente restaurada e luxuosamente decorada?

Se você está pensando em uma lua de mel na Itália ou mesmo em outros lugares da Europa, considere deixar a Puglia surpreender você.

Se vocês são os Indiana Jones da família, coneçam os 5 destinos de lua de mel incríveis para casais aventureiros!

Região da Puglia italiana – Foto: Sextantio – enviada por Handmade Vacations
Região da Puglia italiana – Foto: enviada por Handmade Vacations
Handmade VacationsSaiba mais sobre “Handmade Vacations”
Região da Puglia italiana – Foto: Sextantio – enviada por Handmade Vacations

E então. você, como nós, ficou com uma vontade incrível de conhecer a Puglia? Se a sua lua de mel é agora no verão não deixe de ler a reportagem com as 20 melhores praias para lua de mel do MUNDO! 2 estão no Brasil!

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Comentários (1)

mariluci jung
4 jan de 2016

excepcional matéria , assim como é excepcional a handmade vacations!

Responder

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação