Manual para o convidado perfeito: 9 dicas básicas!

Um casamento é um evento organizado milimetricamente, muitas vezes durante mais de um ano. Mas saiba que alguns convidados podem ter o dom de arruinar o grande dia em poucos segundos. Se você não viu o filme “Um Convidado Bem trapalhão (The Party)”, quem sabe este seja o momento.

Lembre -se sempre que se você foi convidado para o grande é porque superou as 7 perguntas para saber quem deve estar na sua lista de convidados de casamento. Sinta-se especial, afinal se não fosse pelos convidados, o casamento não teria nenhum sentido.

Cena do Filme “The Party” no Brasil traduzido como “Um Convidado Bem Trapalhão” – Foto: United Artists Divulgação

Então, se você não quer cometer nenhuma gafe e ganhar o prêmio de melhor convidado do ano, continue lendo esta matéria já que hoje reservamos umas dicas valiosas para os que se preocupam com os noivinhos.

Foto: David de Biasi

1. Confirmar presença

Você recebeu aquela lindeza de convite. Tão lindo, tão chique que vai correndo pendurá-lo na geladeira e esquece que os noivos estão esperando a sua confirmação. Não é frescura, mas confirmar a presença facilita na hora de reorganizar mesas, confirmar quantidades e até mesmo para os noivinhos saberem que você está tão feliz quanto eles, na decisão do convite.

E se for ao contrário? Não pode ir a um casamento? Saiba como desculpar-se!

Foto: Encarnación Campanario

2. Roupa branca NÃO!

A não ser que os noivos queiram e peçam através dos convites, não é nada legal chegar no dia do casamento usando a mesma cor que o vestido da noiva. Hoje em dia é comum ver vestidos de noiva simples e se você escolhe um modelito na mesma cor, um pouco mais sofisticado, é bem provável que a noiva perca protagonismo. E como bons candidados ao prêmio de melhor convidado, isso é a última coisa que queremos.

3. Intimidade? Só a necessária!

Seja um convidado sem excessos, por mais que a sua presença seja super esperada no grande dia, não significa que a festa é sua. Se você não é amigo íntimo e mesmo assim quer expressar a sua profunda alegria com essa união, não faça um discurso exagerado para todo mundo.

Saiba quais são os 12 tipos de convidados que você vai encontrar em TODOS os casamentos

Foto: Amandine Crochet

4. Cuide dos seus filhos

Parece ridículo, eu sei. Quem não vai cuidar da sua própria cria? A verdade é que quem vai ganhar a disputa de melhor convidado sempre se pergunta o que fazer com as crianças em casamentos. As crianças são muito espontâneas e não sabem associar o protocolo exigido para um casamento. Isso não quer dizer que eles não possam se divertir, afinal a festa é para todos mas não custa nada ficar de olho.

Se é você quem tem convidados com crianças conheça 5 ideias criativas e de baixo custo para decorar o espaço das crianças em um casamento

5. Respeite a lista de convidados

O seu companheiro não pode ir no casamento com você e como você não quer ir sozinha, você convida uma amiga. Imagina que essa amiga foi namorada do primo do noivo e a esposa dele monta aquele escândalo quando encontra com vocês. Pronto, arruinada a autoestima dos noivinhos. Tudo bem, eu exagerei um pouquinho, mas não custa nada dar uma ligadinha para os noivos antes da convidar a amiga e saber se eles aprovam, só eles sabem quem realmente deve estar presente no casamento.

Seu EX amor vai casar e te convidou? Saiba como agir!

Foto: Andrea Sampoli

6. Não exagere nas fotos

Você é ótimo e seu instagram tem milhões de seguidores e, com certeza, os noivos vão curtir todos os cliques que você publicar, mas lembre-se: eles têm um profissional que vai estar no casamento só para isso. É muito chato para o fotógrafo ficar mudando de posição porque um convidado já está tentando registrar o momento. Fica a dica.

7. Respeite a escolha da buffet

A escolha do buffet é umas das mais complicadas na hora de organizar o casamento. Fulano não come isso, beltrano não come aquilo e por aí vai. Se você chegar na festa e o menu não for aquele manjar dos deuses esperado por você, não reclame.

8. Felicite o casal

Fundamental, indispensável, importantíssimo, não esqueça, anote na mão, se for preciso. Parece óbvio, mas quando você realmente tem acesso aos noivos é na festa, e à essa altura do campeonato, você já vai estar inteiramente integrado na situação e é normal cair no esquecimento. Portanto, felicidade depois da cerimônia SIM ou SIM!

Saiba como lidar com 12 tipos de pessoas que pensam que o SEU casamento é o DELAS!

Foto: Leonora & Dario Mazzoli

9. Não esqueça da familia dos noivos

A mãe, a sogra, as irmãs e irmãos são pessoas que colaboraram e muito para que tudo desse certo e ser agradável com eles é essencial para que todos se sintam agradecidos de alguma forma. Não precisa exagerar, mas dar um oi e dizer que tudo está lindo é um super detalhe.

Se tudo der certo e você seguir esses passos e continuar lendo Manual do casamento: o convidado gente boa e Ideias para convidados economizarem nos gastos de um casamento, pode apostar que o prémio de melhor convidado de casamento do ano é seu.

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação