Mini guia para organizar o casamento do começo ao fim: 8 dicas de especialistas!

Você acabou de ser pedida em casamento. Nesse momento mil coisas começam a surgir na sua cabeça e você não sabe nem por onde começar a organizar o grande dia.

Calma, que a gente te ajuda. Entrevistamos três dos melhores cerimonialistas do Brasil para nos ajudarem a montar um passo a passo com as coisas mais importantes que a noiva deve fazer para começar a organizar o casamento sem perder a cabeça.

Saiba quais são as 6 coisas que SÓ a sua cerimonialista de casamento pode fazer por você!

Manuella Gonçalez Cerimonial
Manuella Gonçalez Cerimonial – Foto: Bruno de castro

Dada a largada!

“A reação imediata da maioria das noivas que acabaram de ser pedidas em casamento é correr com o planejamento num ritmo extremamente acelerado. Por isso é tão comum ver noivas ansiosas e estressadas antes mesmo de fechar qualquer item do casamento. Meu conselho? Vá devagar! Você não precisa organizar todo o casamento nas duas primeiras semanas do seu noivado”. Carolina Ferraz, Céu de Tule.

1. De olho no orçamento!

Pode parecer pouco romântico pensar logo no aspecto financeiro do casamento, mas a verdade é que começar a buscar fornecedores e sonhar com festa e cerimônia, sem saber quanto você tem disponível para investir, pode ser bem frustrante.

Céu de Tule “É comum os noivos terem um orçamento limitado mas almejarem um casamento grandioso, com itens caros e refinados. É importante que a sua expectativa esteja dentro do valor que você pode investir. Se isso não estiver claro, a frustração pode ser grande e organizar o casamento passa a ser foco de preocupação e ansiedade”.

Tem coisas que são fundamentais, entre elas estão essas 12 coisas que você NÃO pode abrir mão no seu casamento JAMAIS!

Céu de Tule
Céu de Tule – Foto: Vinicius Panisset

2. Conhecendo os fornecedores

Se os noivos começam a buscar informações sem conhecimento sobre os fornecedores do mercado, é comum se encantarem com o trabalho de um profissional que está totalmente fora do seu orçamento.

Céu de Tule“A continuação dessa história você já sabe: seu orçamento acaba triplicando”. Alerta Carolina Ferraz.

Depois do sim, Festa! “Quando já se sabe o orçamento disponível para a festa, fica mais fácil filtrar empresas e fornecedores e saber se os custos cabem ou não, no bolso do casal”.

Veja como você pode fazer uma festa de casamento incrível sem ultrapassar seu orçamento inicial

Céu de Tule
Céu de Tule – Foto: Felipe Maiato

3. Amiga Internet 

Sites, blogs e redes sociais são uma fonte de inspiração sem fim para todos os estilos e orçamentos de casamento. Mas, ao mesmo tempo em que ajuda, o excesso de informação da rede pode atrapalhar. Então é importante buscar, sim, mas de forma focada no que os noivos esperam do casamento.

Manuella Gonçalez “A pesquisa na internet pode caminhar junto com a definição do budget do evento: muitas vezes a noiva se ‘perde’ em inspirações que não cabem no seu bolso e que não traduzem a essência do casal. Minha dica é que a noiva olhe muitas referências, defina o estilo e perfil do evento e a partir daí foque em imagens que traduzam estas escolhas.”

Céu de Tule
Céu de Tule – Foto: Felipe Maiato

Depois do sim, Festa! “A internet é excelente, mas não dá para se basear só no que está na web, o ideal é fazer os contatos e conhecê-los pessoalmente antes de fechar negócio, buscar referência de ex-clientes, saber o endereço fixo da empresa, há quanto tempo estão no mercado.”

Céu de Tule “Redes sociais são ótimas para abastecer as ideias e se inspirar. Nossa dica é separar por subpastas os itens que você mais gosta e compartilhar com a sua cerimonialista e decoradora. Elas vão adorar saber o que você tem em mente e tentarão adequar para o seu casamento.”

O Zankyou oferece diversas inspirações para todos os estilos de casamentos e casais. Não deixe de buscar por ideias na nossa revista e por fornecedores qualificados no nosso guia de fornecedores. Faça também seu site e lista de casamento com o Zankyou e facilite MUITO o contato com os seus convidados!

4. Decidindo a data do casório

Existem noivas que já sonham com os profissionais que serão contratados no seu casamento. Só que é imprescindível saber a data do evento quando fizer o contato para que o profissional saiba imediatamente se tem agenda para aquele dia, ou não. E caso não tenha, a noiva terá tempo suficiente para pesquisar com outros profissionais.

5. Clássico, boho ou com os pés na areia?

Balada, mini wedding, jantar, sunset party, um fim de semana no campo… São inúmeras as possibilidades de comemoração de um casamento. Mas o fundamental é que o casal faça uma festa que seja a sua cara.

Manuella Gonçalez Cerimonial “Existe o ‘belo’, que independe do estilo do casório (clássico, rústico, boho, etc.) e existe a beleza do que combina com os noivos! A prioridade deve ser sempre essa: um evento que tenha a cara e o coração deles.”

Confira 11 dicas para seu casamento na praia ser o mais lindo de todos

Manuella Gonçalez
Manuella Gonçalez Cerimonial – Foto: LoveShake

6. Tenha um anjo da guarda: seu cerimonialista

O anjo da guarda, ou melhor, o cerimonialista, é o profissional que estará a seu lado nessa fase cheia de ansiedade dos preparativos para o casamento. Por isso, além de contratar alguém experiente e que tenha uma boa agenda de fornecedores, é importante que você conte com uma pessoa com quem tenha afinidade de jeito e gostos.

Céu de Tule “Lembre-se de que vocês ficarão juntos durante todo o processo de planejamento e por isso, deve ser alguém com quem você se sinta à vontade. Uma boa assessoria ajuda a noiva até em manter o seu senso de humor, porque o processo de planejamento pode ser realmente esgotante sem ele.”

Encontre o cerimonialista do seu casamento no nosso guia de fornecedores

Depois do sim, Festa! Foto: Rafael Platini

7. Quem será convidado?

A opinião dos cerimonialistas é unânime: esse é o maior desafio que os noivos enfrentam com relação ao dia do casamento! Não importa se farão um mini wedding ou uma festa de arromba, inevitavelmente alguém próximo (às vezes, nem tanto) vai pedir um ou mais convites extra ou insistir na importância de incluir na lista uma pessoa que nem sempre é presente na vida do casal.

Céu de Tule A quantidade de pessoas é fundamental para dimensionar o casamento, adequar o budget e encontrar o melhor local para o evento. Essa escolha também vai impactar diretamente na escolha da decoração, do buffet, bebidas, doces, etc.”

Depois do sim, Festa! “Uma dica importante é: não abra mão de chamar as pessoas que fizeram parte da história de vocês. Sua festa é para ser celebrada por amigos e familiares, o casamento não é dos seus pais ou de parentes, é de vocês!” 

Manuella Gonçalez “A parte mais dificil do planejamento é, sem sombra de dúvida, a lista de casamento. ‘Cortar’ gente exige atenção, disposição e paciência. Com os orçamentos cada vez mais altos, o número de convidados está cada vez mais reduzido, para que se possa entregar um evento impecável.”

Confira aqui 7 perguntas que vão te ajudar a decidir quem deve estar na lista de convidados do seu casamento

Depois do sim, Festa!
Depois do sim, Festa! – Foto: Rafael Platini

8. Ou isto ou aquilo: definindo o que é fundamental! 

Os fornecedores fundamentais são aqueles profissionais que trabalham em apenas um evento por dia, como cerimonialista, celebrante, maquiador e fotógrafo.

Depois do sim, Festa! “É muito comum os fotógrafos mais requisitados fecharem agenda com, pelo menos, um ano de antecedência. Então nunca deixe o fotógrafo para ser resolvido em cima da hora, pois a probabilidade de você não conseguir fechar com quem você quer é muito grande.”

Manuella Gonçalez
Manuella Gonçalez – Foto: Tati Pinho

9. Decoração e buffet: a alma da festa

Essas são duas etapas dos preparativos que requerem muito cuidado. É importante a decoração expressar a essência e o gosto do casal, mas quando o assunto é comida, variar é essencial.

Depois do sim, Festa! “Não deixem de degustar cada item a ser servido no buffet e escolher um cardápio variado para agradar a todos. Pensem sempre em, pelo menos, uma opção vegetariana. Não dá para servir todas as comidas com proteínas ou deixar de pensar naquele convidado que segue rigorosamente uma dieta.”

Manuella Gonçalez “Curtam cada escolha como se fosse única, um casamento é feito de sonhos e detalhes. O grande dia deve ser somente a ‘cereja do bolo’ de um período feliz e emocionante de lindas e sábias decisões.”

Depois do sim, Festa!
Depois do sim, Festa! Foto: Fabio Moro Fotografia

Com essas dicas, não tenha nenhuma dúvida de que o seu casamento será simplesmente perfeito! Siga o planejamento e veja a nossa galeria de decoração de casamento azul: serenidade e sofisticação no seu grande dia!

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação