BR Login
BR

Miniguia de protocolos de casamento tradicionais e INOVAÇÕES: faça a sua escolha!

Por mais moderno ou inovador que seja, o casamento é um tipo de celebração repleta regras e simbolismos, que não devem ser ignorados pelos noivos! Os antigos protocolos sugerem normas de etiqueta que contribuem para a organização do casamento como um todo, facilitando a interação de noivos, padrinhos, familiares e convidados!

Veja quais são as Tradições de casamento: conheça TODOS os seus significados!

Céu de TuleSaiba mais sobre “Céu de Tule”
Céu de Tule – Foto: Felipe Maiato

A surpreendente entrada da noiva, o posicionamento de pais e padrinhos e a saída do cortejo nupcial são algumas das regrinhas que fazem parte da cerimônia, mas alguns casais preferem “quebrar” estas tradições ou inovar, incluindo certos detalhes que acabam se fazendo um lindo diferencial no seu grande dia!

Claudio TolêdoSaiba mais sobre “Claudio Tolêdo”
Claudio Tolêdo Celebrante – Foto: divulgação

Protocolos mais comuns

Se você contratou um bom assessor ou cerimonialista, certamente este profissional tomará conta de todos os detalhes contribuindo para que o casamento ocorra dentro do esperado! Porém, sempre é bom conhecer algumas regrinhas básicas que ajudarão os noivos na sua preparação antes do casamento.

Como devem entrar e onde sentar?

  • Convidados do noivo x convidados da noiva: a orientação é que durante a cerimônia os convidados do noivo sentem-se do lado direito e os da noiva do lado esquerdo, seguindo a mesma posição que o casal tomará no altar.
Santa Rosa EventosSaiba mais sobre “Santa Rosa Eventos”
Santa Rosa Eventos. Foto: Nataja Vidal
  • Padrinhos: as madrinhas deverão ficar do lado esquerdo dos padrinhos, entrando de forma intercalada, lembrando que a tradição pede um número ímpar de casais.
  • Entrada dos pais: o pai do noivo deve entrar com a mãe da noiva, seguidos pelo noivo que entrará com com sua mãe. Vale lembrar que o noivo deve chegar à cerimônia, com pelo menos, 30 minutos de antecedência!

Conheça os Acessórios para noivos 2017: seja o mais elegante no seu casamento!

Vanessa PazSaiba mais sobre “Vanessa Paz”
Vanessa Paz – Foto: Divulgação
  • Damas e pajens: as crianças seguem o cortejo logo após a entrada do noivo, e se houverem damas adultas, estas entrarão imediatamente após as crianças.
  • Noiva: lembrando que a tolerância máxima de atraso é de 10 minutos, mais do que isso é considerado deselegante por parte da noiva! Ela entra com o pai, sempre do lado direito, que será responsável por levantar seu véu antes de entregá-la para seu futuro marido!
Vallentina EventosSaiba mais sobre “Vallentina Eventos”
Vallentina Eventos – Foto: divulgação

A cerimônia e suas tradições

  • Seja um padre, pastor ou juiz de paz, o celebrante escolhido deverá realizar um discurso antes da entrega e benção das alianças. Antes da troca, os noivos devem fazer seu juramento e ao final trocarão o famoso e tão esperado beijo!
  • A Saída da cerimônia: durante a saída, haverá uma total inversão em relação à ordem de entrada, onde os primeiros a sair serão os noivos. Neste caso, os pais retomam a posição de casais, sendo que os pais da noiva sairão primeiro. Porém, caso haja a chuva de arroz, os noivos deverão aguardar e sair por último!
Casório Real Saiba mais sobre “Casório Real ”
Casório Real – Foto: Nill Araujo

Recepção: quem entra primeiro?

  • O casal deverá entrar por último na recepção e seguir direto para a mesa do bolo onde o cortarão para em seguida fazer o brinde. 
  • Geralmente, as fotos com padrinhos e familiares  são realizadas momentos antes dos noivos entrarem na festa.
  • A noiva deve jogar o buquê logo após o serviço da sobremesa, enquanto todos os convidados ainda estiverem presentes!

Veja Como ser uma madrinha perfeita: 8 dicas infalíveis!

Dolce Vita Assessoria de EventosSaiba mais sobre “Dolce Vita Assessoria de Eventos”
Dolce Vita Assessoria de Eventos. Foto: Julia Demarque

Quebrando regras

Muitos casais não se incomodam em quebrar determinadas regras, pois os tempos mudaram e, muitas delas, não exercem influência no casamento a ponto de demonstrar qualquer tipo de desorganização. Veja quais são:

  • Meu padrinho, meu amigo: antigamente, o correto seria chamar casais que possuíssem laços afetivos, como namorados ou marido e mulher, mas esta tradição caiu em desuso e os noivos passaram a ter mais liberdade para chamar apenas os amigos mais chegados!
  • Lugar dos convidados: não existe mais a preocupação da separação dos lados entre os convidados da noiva e do noivo, por isso, muitos casais deixam seus convidados à vontade para escolherem seus assentos durante a cerimônia!
  • Quem leva a noiva ao altar? Na ausência do pai, a noiva deveria entrar com seu irmão, tio ou outro parente próximo, porém, algumas optam por fazer a entrada sozinhas ou até mesmo na companhia do seu futuro marido, por que não?!
Luiz ScurSaiba mais sobre “Luiz Scur”
Foto: Luiz Scur
  • Saída do cortejo: em alguns casos, os pais acabam saindo com os convidados, sem respeitar a ordem do cortejo. Neste caso, os noivos saem por último, enquanto todos os presentes já estão do lado de fora aguardando!
  • Jogando o buquê: algumas noivas acabam jogando o buquê logo após a saída da igreja! Isto acontece porque alguns convidados são idosos e acabam não comparecendo à recepção e, desta forma, todos podem participar da brincadeira!
Alessandra Pinho | FotografíaSaiba mais sobre “Alessandra Pinho | Fotografía”
Foto: Divulgação Alessandra Pinho | Fotografía

Como inovar sem sair do protocolo?

Se você pretende seguir absolutamente todo o protocolo, mas gostaria de implementar algumas inovações, existem opções que não interferem nas regrinhas de etiqueta, mas deixam o casamento com uma “cara” bem mais divertida!

  • Celebrante: que tal chamar um amigo ou parente para fazer sua celebração? Os noivos ainda podem inserir alguns rituais e elementos diferenciados, desde que tenham optado por uma cerimônia não religiosa, claro.

Veja outras dicas em Como personalizar o seu casamento civil: cada detalhe com o seu estilo!

Babi NascimentoSaiba mais sobre “Babi Nascimento”
Babi Nascimento – Foto: Juliana Pacheco
  • Participação do pet: É cada vez mais comum encontrarmos alguns amigos peludos participando de casamentos! Eles podem entrar com as damas de honra e até mesmo levar as alianças, fazendo o papel de pajem – um amor!
Altar EventosSaiba mais sobre “Altar Eventos”
Altar Eventos – Foto: Rennan Wesley
  • Damas de honra: ao invés de crianças, que tal pedir para suas avós entrarem como damas de honra em seu casamento? É um momento emocionante, pois as três gerações passam a ter uma participação efetiva neste grande dia!
  • Jogar o buquê? No lugar de  jogar o buquê, a noiva pode amarrá-lo com fitas e ir cortando cada uma delas, até que sobre a última! Esta é uma prática divertida que evita acidentes… A noiva poderá (ou não!) estar de olhos vendados para evitar a “escolha” da vencedora.
  • Chuva de arroz? Que nada! Já pensou em uma saída diferente? Existem várias opções, como balões, confetes, pétalas de rosa, fitas, bolhinhas de sabão, sparkles, entre outras ideias, que deixam a saída dos noivos muito mais interessante e colorida!

Inspire-se em Saída dos noivos: esqueça o arroz e aposte por essas ideias MEGA divertidas!

Gabi Nehring FotografiaSaiba mais sobre “Gabi Nehring Fotografia”
Foto: Divulgação Gabi Nehring Fotografia

Os protocolos colaboram para a organização do casamento, mas se os noivos têm um estilo moderno e descolado, nada impede que criem suas próprias regras, desde que sigam estilo da sua cerimônia! O único cuidado a ser observado é que tanto o cerimonialista, quanto seus convidados, devem saber quais serão os novos procedimentos para evitar possíveis constrangimentos no seu grande dia! Veja agora como fazer o seu casamento BOMBAR nas redes sociais: 10 dicas simples!

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação