BR Login
BR

Lugar marcado na recepção do casamento: miniguia para distribuir os seus convidados!

Marcar ou não os assentos em uma recepção continua sendo um grande motivo para dúvidas. Essa prática, comum na Europa e nos EUA, ainda causa polêmica no nosso país. Avalie com atenção todos os pontos que apresentamos a seguir e decida se quer, ou não, marcar os lugares dos seus convidados.

Miniguia de protocolos de casamento tradicionais e INOVAÇÕES: faça a sua escolha!

Rafael Flores CerimonialSaiba mais sobre “Rafael Flores Cerimonial”
Rafael Flores Cerimonial. Foto: Raoní Aguiar

O que pensar antes

Casais que optam pela marcação de assentos devem saber que perderão horas na missão de distribuir os convidados, pois são muitos os detalhes que devem ser lembrados como, por exemplo o círculo de amizades, pessoas que não se dão bem, quem ficará próximo à mesa dos noivos, entre outros

Dica: também é importante conversar sobre isso com a sua assessora, pois organizar a logística dos lugares marcados, levando cada convidado à sua mesa, exige uma equipe maior.

Decoração das mesas do casamento 2017: ideias versáteis e maravilhosas!

Bee EventosSaiba mais sobre “Bee Eventos”
Foto: Divulgação Bee Eventos

Quem quando e por quê?

Se o seu casamento vai ser requintado e glamouroso com serviço à francesa, a marcação de lugares é uma excelente escolha. No caso dos mini weddings, que têm um número menor de convidados, a prática também é bastante recomendável – e definir a marcação, nesse caso, se torna muito mais fácil!

Veja Como escolher o serviço e o menu do seu casamento: as melhores dicas!

Vanessa Aune CerimonialSaiba mais sobre “Vanessa Aune Cerimonial”
Foto: Divulgação Vanessa Aune Cerimonial

Como?

confirmação de presença de seus convidados é essencial. E quanto antes ela chegar, mais simples será a função de definir e elaborar o mapa de assentos. Siga o passo a passo para garantir que tudo dê certo:

  • Em primeiro lugar, o casal precisa saber quantas mesas serão utilizadas na recepção e quantos lugares cada uma delas tem, pois é comum que variem  entre 4, 6, 8 ou 10 lugares.
  • Cada mesa deverá receber um número, ou nome para facilitar a organização. O ideal é desenhar a distribuição das mesas em um papel e, após numerá-las ou nomeá-las, inserir os nomes dos convidados que sentarão em cada uma delas.
Agda Paula Assessoria de CasamentosSaiba mais sobre “Agda Paula Assessoria de Casamentos”
Foto: Divulgação Agda Paula Assessoria de Casamentos
Casório Perfeito Cerimonial e Decoração de EventosSaiba mais sobre “Casório Perfeito Cerimonial e Decoração de Eventos”
Foto: Divulgação Casório Perfeito Cerimonial e Decoração de Eventos
  • Setorize as mesas: pais, irmãos, parentes, padrinhos e amigos mais chegados devem ficar nas mesas mais próximas à mesa dos noivos, que costuma ser  montada perto da mesa de doces.
  • A divisão de mesas vale também na hora de distribuir os demais convidados: quais são amigos em comum? Existem pessoas que não se falam? Quem vai sozinho? O ideal é conversar com os convidados e expor a ideia dos lugares marcados, evitando possíveis constrangimentos.
  • Se sua festa for ter muitas crianças, é recomendável colocar uma mesa só para elas! Além de deixar os pais mais à vontade, os pequenos vão se divertir à valer, principalmente se houver uma pessoa destinada à animação.
Foto: Divulgação Cheerskids
  • No caso de idosos, mulheres grávidas ou cadeirantes, lembre-se de colocá-los em locais de fácil acesso, evitando escadas ou desníveis.
  • Não esqueça de reservar uma mesa para os profissionais que vão trabalhar na sua festa. Cerimonialista, fotógrafo, músicos e equipe de filmagem também merecem uma pausa para alimentação e descanso! E coloque também uma mesa extra, pois em alguns casos podem surgir convidados de última hora!

Saiba como arruinar um casamento em apenas 1 minuto: 10 imprevistos previsíveis…

Peguei o Buquê!Saiba mais sobre “Peguei o Buquê!”
Foto: Divulgação Peguei o Buquê!

Quais as vantagens de optar por lugares marcados?

  • Com os lugares marcados não acontece a correria e a disputa por lugares. Assim, a chegada dos convidados fica mais tranquila e organizada.
  • A distribuição das lembrancinhas fica muito mais fácil, pois as mesmas podem ser colocadas nas mesas.
  • A organização e a ocupação de todas as mesas dá um ar sofisticado à recepção.
  • A identificação das mesas passa a ser um detalhe interessante, levando mais charme à decoração!

Inspire-se em Como utilizar os guardanapos no seu casamento: um detalhe que faz MUITA diferença!

Foto: Divulgação Etsy

E quais as desvantagens?

  • Existe o risco de pessoas que não têm um bom relacionamento ficarem juntas, o que pode causar constrangimentos.
  • Quem não estiver perto dos noivos, da pista de dança ou da mesa de doces pode reclamar.
  • Para que os convidados sejam direcionados aos devidos lugares, é preciso uma equipe maior, gerando mais gastos no seu orçamento! Na Europa, por exemplo, ao chegarem na recepção os convidados vão diretamente ao mapa (seating chart) que se encontra na entrada para procurar o seu lugar e se dirigem a ele sozinhos, sem nenhum problema.

Não deixe de conhecer quais são As 10 coisas que os convidados mais RECLAMAM nos casamentos: não deixe que isso aconteça no seu!

Vanessa Aune CerimonialSaiba mais sobre “Vanessa Aune Cerimonial”
Vanessa Aune Cerimonial. Foto: Sonia Bittencourt

Ideias para indicar os assentos

Place card:

Simples de fazer e lindo! É um cartão que possui o nome do convidado e fica disposto sobre a mesa ou louça. Você também pode apoiá-lo em outros elementos criativos, garantindo um toque de personalidade à decoração!

Foto: Divulgação Emily Steffen

Escort Card:

São cartões que ficam dispostos na entrada da recepção e apresentam o nome do convidado e o número ou nome da mesa. Neste caso, o convidado procura por seu cartão e pede para a recepcionista indicar o local para onde deverá se dirigir.

Aprenda Como escolher as cadeiras CERTAS para cada estilo de casamento!

Foto: Divulgação Laura Murray Photography

Seating Chart:

Refere-se a um mapa de assentos que é colocado logo na entrada da recepção e apresenta o número ou nome da mesa e a lista de nomes dos convidados indicados para cada uma delas.

Foto: Divulgação Notey

Nem sempre é uma opção…

Alguns tipos de serviço não oferecem a possibilidade da marcação de assentos, como o coquetel volante ou as famosas finger foods, comuns em recepções mais descontraídas e que geralmente não oferecem um número de cadeiras proporcional ao número de convidados. Nesses casos, as pessoas costumam ficar de pé conversando ou partir para a pista de dança! Casamentos com um grande número de convidados também não são ideais para optar por lugares marcados.

Confira como é simples calcular mesas, cadeiras e lounges para cada estilo de casamento: dicas de experts!

Bocayuva AssessoriaSaiba mais sobre “Bocayuva Assessoria”
Foto: Divulgação Bocayuva Assessoria

Se você decidiu marcar os assentos, lembre-se de tirar um dia para fazer a distribuição das mesas com tranquilidade. Essa é uma tarefa importante, que deve ser realizada com muito carinho e atenção! Abuse da sua originalidade e aposte em recursos diferentes e divertidos para marcar os lugares, seus convidados vão adorar!

Mas se a sua ideia é colocar as mãos na massa, descubra aqui como decorar o seu casamento DIY em 2017: dicas lindas, fáceis e econômicas além das Ideias mais TOP para decoração de cerimônia 2017!

 

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação