BR Login
BR

Música ao vivo no casamento: diferentes tipos de corais e orquestras para você escolher!

Quando estamos escolhendo as músicas para a cerimônia do nosso casamento, nos surgem algumas dúvidas: “Que tipo de músicos preciso contratar? É necessário um coral ou não coloco ninguém cantando? Combina mais um duo, um trio, um quarteto ou uma orquestra? Essas e outras questões vão sendo respondidas de acordo com o local onde será realizada a cerimônia, o número de convidados, o estilo do casamento, entre outros detalhes. O mais importante é que o repertório escolhido por você seja executado da melhor maneira possível e para isso te explicaremos um pouco sobre  música ao vivo no casamento e as diferentes opções de corais e orquestras para você escolher.

Quais serão os 10 momentos mais emocionantes do seu casamento? Nós sabemos!

Foto: Celso Júnior

A escolha da trilha sonora  

Antes de bater o martelo sobre a formação musical, é fundamental que o casal defina as músicas de cada momento da cerimônia. Vocês estarão criando a trilha sonora de um dos dias mais importantes de suas vidas e para isso é preciso muita atenção para os detalhes. Observe se as músicas escolhidas são clássicas ou populares, se são arranjos orquestrais e se têm ou não vozes.

Muitos grupos podem adaptar o repertório escolhido pelos noivos. A Musiccata, por exemplo, internacionalmente conhecida, com mais de um milhão de visualizações no youtube e participações em programas de TV renomados, trabalha desde duos até orquestra e coro com 50 componentes. O grupo cria, adapta e edita os arranjos para que tudo soe perfeito em sua cerimônia. 

MusiccataSaiba mais sobre “Musiccata”
Musiccata – Foto: divulgação

Duo, trio, quarteto, septeto, orquestra…a quantidade importa!

É possível contratar apenas um músico como um pianista ou um violonista, porém recomendamos sempre contratar a partir de dois, para que as músicas sejam interpretadas com excelência, quanto mais músicos mais detalhes. Tudo vai depender de seu orçamento, já que a maioria dos grupos cobram de acordo com o número de músicos, mas pense bem: A música é uma dos componentes mais emocionantes de um casamento!

Algumas formações muito usadas são:

  •  Piano, 2 violinos, violoncelo, 2 trompetes (Instrumental);
  •  Piano, trompete, saxofone, flauta, percussão e a elas podem ser adicionados um ou dois cantores.

É bom lembrar que quanto maior o local, mais possibilidades de acréscimo no número de músicos.

Veja também as 15 músicas que devem tocar SIM ou SIM no seu casamento: não adianta nem odiar!

Sonoros Coral e OrquestraSaiba mais sobre “Sonoros Coral e Orquestra”
Sonoros Coral e Orquestra – Foto: divulgação

Ouvir a marcha nupcial é sempre muito emocionante e quando ela é executada ao vivo é ainda mais comovente. E a Orquestra & Coral Viva Mundi adiciona uma dose extra de emoção quando acrescenta até 8 trompetes triunfais – em qualquer que seja a formação – para a execução da clarinada: o anúncio da entrada da noiva! Os instrumentos de metal, em geral (clarins, trombones, trompetes, trompas) criam uma atmosfera forte, impactante.

Orquestra e Coral Viva MundiSaiba mais sobre “Orquestra e Coral Viva Mundi”
Orquestra e Coral Viva Mundi – Foto: divulgação

Cerimônias na igreja 

A cerimônia na igreja requer alguns cuidados, já que antes devem ser consultadas as regras tanto em relação ao tipo de músicas que podem ser executadas quanto em relação à formação musical. De acordo a Orquestra e Coral Del Chiaro (referência no segmento de casamentos em São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis e Curitiba), para casamento em igreja é sempre melhor procurar um repertório sacro ou clássico.  Para casamentos em São Paulo,  a equipe do Coral Del Chiaro conta com 6 Maestros coordenadores e as formações são a partir de 5 músicos até coral e orquestra completa com mais de 100 músicos, sempre levando em conta a acústica, tamanho do local e número de convidados.

Orquestra e Coral Del ChiaroSaiba mais sobre “Orquestra e Coral Del Chiaro”
Orquestra e Coral Del Chiaro – Foto: Foto Studio Equipe

Muitas igrejas trabalham com coral obrigatório e algumas só aceitam os grupos credenciados, então é muito importante tirar todas as dúvidas no local escolhido, para que tudo seja programado da melhor maneira. No site da Toccata Coral e Orquestra você encontra muitas informações interessantes, como uma lista de igrejas de São Paulo, com suas regras.

Toccata Coral e OrquestraSaiba mais sobre “Toccata Coral e Orquestra”
Toccata Coral e Orquestra – Foto: divulgação

Cerimônias ao ar livre

Uma cerimônia em um salão ou ao ar livre te proporciona maior liberdade na organização e formação musical. A Orquestra Zucchero, por exemplo, faz um trabalho muito bacana, como você pode conferir no vídeo abaixo, executando seus próprios arranjos em versões de hits consagrados e atemporais.

Em mini weddings você pode optar também por uma formação de voz e piano, por um quarteto de cordas (dois violinos, viola e violoncelo). A boa e velha dupla “voz e violão” também cai bem no ambiente descontraído que um casamento intimista sugere..

Se você é de São Paulo e ainda não decidiu o local do seu casamento se inspire em mini wedding em São Paulo: 12 locais perfeitos para o seu casamento!

A escolha perfeita: do seu jeito

Ao encontrar um grupo profissional que atenda seus primeiros requisitos, os noivos devem se reunir para acertar os detalhes. Na primeira reunião, de acordo com a Sonoros Coral e Orquestra, chega-se a formação ideal e em seguida vem a escolha do repertório que vai do erudito ao popular, incluindo MPB, samba, jazz, pop, rock, músicas religiosas, trilhas de filmes e muito mais, ou seja, tudo pode (e deve) ser combinado e personalizado.

É claro que você está pensando na animação da festa! Então veja Como escolher as músicas obrigatórias na pista do seu casamento: dicas das melhores bandas!

Sonoros Coral e OrquestraSaiba mais sobre “Sonoros Coral e Orquestra”
Sonoros Coral e Orquestra – Foto: divulgação

Às vezes, você já tem uma ideia do tipo de música que deseja no seu grande dia e nesse caso pode encontrar um grupo que se encaixe perfeitamente na sua proposta, como por exemplo, 0 Allegro Coral, que monta a formação de instrumentos e vozes de acordo com o estilo do casamento. Eles têm opções de formações de Jazz, Bossa Nova, trios, corais e orquestras que emocionam muito.

Allegro CoralSaiba mais sobre “Allegro Coral”
Allegro Coral – Foto: divulgação

Esperamos que esse post tenha te dado algumas ideias e te ajudado a decidir por qual caminho seguir na escolha musical do seu casamento. Pesquisando o nosso catálogo de  parceiros, com certeza irá encontrar uma opção que se encaixa perfeitamente com o seu estilo. Leia também: Garanta a animação do seu casamento contratando uma banda ideal! e Como animar ainda mais a pista de dança do seu casamento: 8 ideias revolucionárias! e se inspire ainda mais!

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação