Como fazer um pedido de casamento em 2017: 8 alternativas às formas tradicionais!

Aqui no Zankyou, estamos sempre prontos para ajudar nossos queridos leitores. Sabemos que o pedido de casamento é também um momento único e que todos os casais querem eternizá-lo de uma maneira especial. Embora alguns noivos não abram mão das tradições que se perpetuaram através dos tempos, não existe uma fórmula para o momento da proposta. Isto é um alívio para os casais menos convencionais e, principalmente, os mais tímidos! Se você está certo de que chegou o tão esperado momento, mas quer fugir dos métodos habituais para surpreender o seu amor, este post é para você! Para isso, listamos 8 maneiras de fugir do comum na hora de pedir a mão do amado(a). Obras à imaginação!

Aproveite o embalo do pedido e inspire-se: 63 anos casados: ensaio emocionante para celebrar o amor de uma vida!

Foto: Shutterstock – Palasha

1. Estardalhaço

Quem nunca viu esse tipo de pedido? A noiva ou o noivo sendo surpreendido no trabalho, no meio da rua, na praça do bairro, no shopping, cinema ou até mesmo no campo de futebol… Normalmente, são nestas ocasiões que os noivos dão asas à imaginação e demonstram com muita personalidade a sua vontade de viver para sempre com seu amor. Sabemos que tudo o que eles querem é mostrar ao mundo o quanto são apaixonados, no entanto, bom senso é a melhor medida, sempre! Não aconselhamos ninguém a anunciar tal compromisso para o “mundo” sem ter a certeza que irá agradar o parceiro. Pense que a pessoa pode se sentir acanhada e até mesmo pressionada. O resultado pode ser o pior possível, a internet está aí – cheia de pastelões e, infelizmente, algumas recusas – para nos provar!

No entanto, se você deseja fazer um pedido deste tipo, sugerimos que conheça bastante seu noivo ou noiva para que isso não crie nenhum desconforto. Os jogos olímpicos do Rio 2016 são uma prova de que, quando feito entre casais em plena sintonia, esse tipo de proposta pode funcionar. Quem não se lembra do pedido super fofo entre uma atleta e uma voluntária durante os jogos?

Que tal surpreender seu amor durante uma viagem? Pedido de casamento na França: 10 lugares mágicos!

Foto: Shutterstock – IvanNikulin

2. Oswaldo, você quer casar comigo?

Para começar, se você é mulher, deve saber que o homem não é o único com direito a fazer o pedido. Se a certeza do casamento já bateu à sua porta, não espere mais e experimente pedir a mão do seu amor! No equilíbrio e na ruptura de estereótipos de gênero reside o poder da nova e das futuras gerações. Todos temos mãos – para ser pedidas – e todos temos voz – para fazer a pergunta tão especial!

3. Dois menus com batatas XXL e um pedido de casamento, por favor

Ir ao restaurante preferido do casal, ou ao mais badalado da cidade, é uma opção muito legal. Porém, se a sua vontade é surpreender e marcar este momento para sempre, acaba se tornando uma ideia pouco criativa. Talvez pedir uns hambúrgueres no Drive Thru e, depois de devorá-los – sem ketchup nas bochechas, por favor – surpreender a noiva com a famosa pergunta seja ainda mais original. Com toda a certeza, esta opção não levantará suspeitas mas, é claro, é uma escolha que depende muito do estilo do casal. Sem dúvida, será mais autêntico que um jantar de gala à meia-luz com um violonista segurando vela. Se vocês não são ligados em seguir as normas e fazer que todo mundo já faz, será sucesso absoluto!

Se você é adepto ao método tradicional, conheça os 8 restaurantes mais românticos de Santiago do Chile: seu pedido de casamento inesquecível!

Foto: Shutterstock – Tynyuk

4. Uma aliança no meio dos sutiãs!

“Uma Linda Mulher” e as demais comédias românticas dessa época eram muito boas, mas ficaram nos anos 90. Já que isso foi há algum tempo, tente voltar à realidade e ser um pouco mais original. A comida não é o melhor lugar para se colocar uma aliança, ainda mais quando há um grande risco de provocar um engasgamento – ou até mesmo quebrar um dente. Muito cuidado! Antes um pedido simples e tranquilo do que uma surpresa desagradável na sobremesa. Se você quer dar um “susto” no seu amor fazendo com que a aliança “salte” de algum lugar inusitado, experimente escondê-la em algum lugar de acesso frequente, como sua gaveta de maquiagens, o compartimento de celular de sua bolsa, um pé de sapato, no cabo da escova de dentes etc.

5. De joelhos não!

Ajoelhar-se é uma das regras para fazer o pedido de casamento. No entanto, vemos por aí que se trata de um modo típico e em mesmo grau, antigo, pois esta prática legendária – em que o homem parecia se entregar a amada, venerá-la, respeitá-la e fazer tudo por ela – remete a outros tempos, já que vem da época medieval (cavalheiros faziam isso em respeito aos reis). Paralelamente, nos dias atuais, ajoelhar-se, apesar de simbolizar todos os valores apresentados acima, demonstra também como era a sociedade daquela época, um tanto quanto machista… Por isso, não seria má ideia mudar de perspectiva e tentar algo diferente e mais contemporâneo. Para começar, não parece nada mal que ambos estejam no mesmo nível ou, já imaginou subir numa mesa, cadeira ou na cama para fazer o pedido?

Mais 10 lugares mágicos espalhados pelo mundo: pedido de casamento ou lua de mel?

Foto: Shutterstck – Vallustration

6. As rosas não falam

A rosa é uma das flores mais bonitas e desejadas, mas também sabemos que seu uso em excesso diminuiu, em certa medida, seu poder de sedução. Espalhar pétalas de rosa formando um caminho é bonito e também romântico, mas convenhamos, ficou no século passado. Sabemos que flores sempre agradam, mas que tal trocar as rosas vermelhas de sempre pela flor preferida da noiva ou noivo? Mesclar as preferências, além de romântico, é uma ótima alternativa tanto do ponto de vista estético, quanto para demonstrar sintonia e dedicação entre o casal. O importante aqui é conhecer o parceiro e fazer o que mais gostam. Uma combinação perfeita entre cuidado, carinho e bom gosto!

7. Vá arrumadinho… do seu jeito

Se você é do tipo que está acostumado a usar terno e gravata todos os dias, é normal que faça o pedido dessa forma. Agora, vestir ou até mesmo comprar um terno somente para a ocasião, é uma ideia um pouco forçada, pois irá anular totalmente sua essência. O mais indicado é buscar algo que reflita sua personalidade sem deixar de mostrar que é uma ocasião especial. Lembre-se: classe e bom gosto estão presentes em qualquer estilo. Arrumar-se bem lindo é super legal, mas sem exageros. Leve flores, mas só se seu amor realmente gostar!

Foto: Pretty Vectors

Conselho Zankyou:

8. Alianças não são a única opção

O anel de noivado agrada a todos, afinal, há tradições que podem conviver perfeitamente com os novos tempos. No entanto, uma dose de originalidade é sempre bem acolhida! O anel é uma opção perfeitamente válida, mas insuficiente para uma pessoa que não vê nada de especial no objeto. O que fazer? Investigar a personalidade do parceiro e presenteá-lo com algo que reflita sua maneira de ser. Uma joia? Um livro? Um relógio? Um objeto de grande valor sentimental? Uma viagem? Enfim, um detalhe que fale muito sobre o quanto essa pessoa é especial. Seguir algumas tradições é importante, mas não é positivo aderir a elas somente por que é o mais cômodo, já que há milhares de outras alternativas incríveis. Dê um anel somente se a pessoa o deseja!

Veja também: Noivado melhor que seja curto: 5 razões que te convencerão!

Foto: Shuttestock: Lorelyn Medina

Tudo anotado? Se pretende pedir seu amor em casamento, seja original e evite os lugares comuns. Se já fez o pedido e se utilizou de algumas das ideias sugeridas neste post, esperamos que tenha marcado de uma maneira muito especial a vida dessa pessoa e a sua também! Conheça agora apelidos “criativos” que deveriam desaparecer do vocabulário dos casais! Leia também: Esse amor vai durar… 10 sinais que dizem TUDO!

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação