BR Login
BR

Dicionário básico de casamento: 34 expressões e palavras que você precisa conhecer!

Quando o casal inicia os preparativos para sua grande data, acaba se deparando com palavras e expressões – algumas delas em inglês! – que não são tão comuns no nosso dia a dia! Muitas foram criadas para nomear serviços, estilos e funções que fazem parte apenas do universo dos casamentos!

Se você já está com a data marcada e não quer deixar passar nenhuma destas novidades, confira o dicionário que o Zankyou criou pensando em você!

MeliessSaiba mais sobre “Meliess”
Foto: Meliess

Organização e planejamento

Wedding planner: assessor ou cerimonialista, responsável por toda a organização e supervisão do casamento! Este profissional tem a experiência necessária para a realização de protocolos, indicação de fornecedores e mantém o sono tranquilo das suas noivas já que tem a capacidade de solucionar todo e qualquer tipo de contratempo!

Do it yourself (DIY): o conceito “faça você mesmo” determina o envolvimento dos noivos na elaboração do casamento. O casal participa ativamente da criação de objetos que farão parte da decoração do seu grande dia, além de convites, lembrancinhas e guloseimas.

Save the date: ou “reserve a data” funciona como um pré convite que deve ser enviado de 4 a 6 meses antes da data do casamento. Ele permite uma melhor organização para convidados que vivem em outras localidades, e funciona com um ótimo feedback, dando uma prévia de quem vai, ou não, comparecer no seu casamento.

Não deixe de conhecer Save the Date com fotos divertidas: ninguém vai esquecer a data do seu casamento!

Daniel Henrique FotografiaSaiba mais sobre “Daniel Henrique Fotografia”
Foto: Divulgação Daniel Henrique Fotografia

First look: “ver a noiva antes do casamento dá azar!” Pois muitos noivos não seguem esta linha de pensamento e são acompanhados por um fotógrafo, que registra este flagrante incrível e emocionante, captando todas as sensações deste encontro que ocorre momentos antes de se dirigirem ao altar.

Mini Wedding: são casamentos menores, com no máximo 100 convidados, que podem ser realizados em diversos estilos. Próprios para noivos que preferem um ambiente intimista no qual apenas familiares, padrinhos e amigos mais chegados participam da festa.

Destination Wedding: casamentos realizados fora da cidade, Estado ou país dos noivos, demandando um maior planejamento, principalmente se optarem por casar em outro país! A maioria dos casais buscam localidades praianas ou cidades históricas que tenham cenários interessantes ou que façam parte da sua história!

Saiba Como fazer um destination wedding perfeito: Simone Tostes nos dá o passo a passo detalhado!

Rodrigo Cypriano FotografiaSaiba mais sobre “Rodrigo Cypriano Fotografia”
Foto: Rodrigo Cypriano Fotografia

Estilos

Shabby Chic: este estilo de casamento mistura elementos antigos à peças contemporâneas que possuam uma aparência desgastada, como se estivessem sendo utilizadas há muitos anos. Cria ambientes românticos dando ênfase ao branco e tons pastel, como o verde água, rosé, nude, entre outras cores.

Rústico chique: possui o mesmo conceito de um casamento rústico, porém com a adição de elementos como cristais, lustres, mobiliário requintado e outros objetos elegantes, se mostrando como uma decoração que une o despojado ao sofisticado.

Marina Maciel CerimonialSaiba mais sobre “Marina Maciel Cerimonial”
Marina Maciel Cerimonial – Foto: Divulgação

Boho: ou boêmio, é caracterizado por suas inspirações que retratam o estilo hippie, movimento de grande influência durante a década de 70! São casamentos espiritualizados, coloridos e geralmente celebrados durante o dia! Flores, detalhes étnicos e vintage contribuem para uma composição harmoniosa não apenas na decoração, pois também atingem o visual da noiva com vestidos leves, fluidos, rendados ou confeccionados em crochê.

Vintage: elegante e sofisticado, o estilo vintage resgata objetos e acessórios, que tiveram seu auge em décadas passadas! Estes clássicos retornam compondo ambientes modernos e charmosos, dando um toque de requinte ao casamento!

Minimalista: a premissa “menos é mais” se mostra como a melhor definição para este estilo! Casamentos que o adotam denotam charme e elegância e utilizam decorações com poucos elementos, cores básicas e ambientes de aparência clean! O vestido de noiva segue as mesmas características, com modelos mais simples e poucos detalhes.

Casarão Alto MucugêSaiba mais sobre “Casarão Alto Mucugê”
Casarão Alto Mucugê – Foto: Divulgação
Felix BistrotSaiba mais sobre “Felix Bistrot”
Felix Bistrot – Foto: divulgação

 

Moda

Trendy: moderno, atual, que está na moda + elementos que são considerados como uma grande tendência! Lembrando que este termo não serve apenas para ideias originais ou que acabaram de ser criadas, pois a moda está sempre se renovando, e peças que fizeram sucesso em décadas passadas, podem retornar como um trendy!

Efeito tattoo: rendas de vários estilos aplicadas sobre um tecido fino e transparente, criam um efeito de tatuagem quando entram em contato com a pele! Este efeito costuma ser utilizado para dar a sensação de continuidade do vestido, de uma forma elegante e delicada!

Felipe Mendes - Fotografia e FilmesSaiba mais sobre “Felipe Mendes - Fotografia e Filmes”
Foto: Felipe Mendes – Fotografia e Filmes

Decote halter: tipo de vestido que possui duas alças anteriores que se prendem de forma delicada ao pescoço, deixando ombros, costas e braços descobertos. Proporciona um visual feminino, delicado, com uma pitada de sensualidade na medida certa!

Nail art: conceito ligado à estética das unhas, realizado através de técnicas e recursos específicos, que proporcionam um toque artístico às mesmas. Pérolas, pedrarias e purpurina são alguns dos produtos utilizados por manicures afim de criar designs personalizados de acordo com o gosto da noiva!

Corsages: são arranjos de flores confeccionados como pulseiras, colares e tornozeleiras, utilizados por pessoas especiais em algumas celebrações, como noivas e madrinhas!

Inspire-se em Corsages para noivas: vejo FLORES em você!

Foto: Ed Peers Photography

Foto e Filmagem

Trash the dress: é um ensaio fotográfico realizado dias após a cerimônia no qual os noivos utilizam as mesmas vestimentas do seu casamento! A expressão “sujar o vestido” surgiu, porque o casal costuma realizar este tipo de foto em locais que contrastam com a elegância dos trajes, como praias, parques e florestas!

Making of: sessão de fotos realizada durante os preparativos dos noivos registrando toda a emoção sentida durante as horas que antecedem o casamento! Pais, padrinhos e amigos mais chegados, podem – e devem! – participar desta sessão, criando registros divertidos e emocionantes!

Conheça as Fotos de casamento com madrinhas e padrinhos que NÃO podem faltar no seu álbum: divertidas e eternas!

Sergio Ronaldo FotografiasSaiba mais sobre “Sergio Ronaldo Fotografias”
Foto: Sergio Ronaldo

Love story: vídeo encenado pelos próprios noivos que reproduz o momento em que se conheceram, o primeiro beijo e as melhores histórias que ocorrem até sua chegada ao altar. Este vídeo é apresentado aos convidados durante a recepção, se transformando em uma lembrança emocionante e inesquecível!

Teaser: são filmes curtos, muito bem editados, que apresentam os melhores momentos do casamento! Ao contrário dos filmes longos, são menos entediantes e podem ser publicados em todas as redes sociais do casal!

Aloha FotografiaSaiba mais sobre “Aloha Fotografia”
Foto: Aloha Fotografia

Culinária e serviços

Coquetel volante: comum em casamentos com espaços lounge e mesas de apoio no qual garçons circulam pela recepção oferecendo mini porções e finger foods aos convidados. As comidas servidas devem ser de fácil manuseio, pois a maioria dos convidados estará comendo em pé!

Finger foods: são comidinhas que os convidados podem degustar com as mãos, sem a necessidade de sentar ou utilizar talheres! Além dos conhecidos canapés algumas inovações, como mini sanduíches, wraps e tacos,  vêm despontando por seu estilo e delicadeza!

Ponto 3 BuffetSaiba mais sobre “Ponto 3 Buffet”
Ponto 3 Buffet – Foto: divulgação

Food truckstrailers super charmosos que oferecem de forma prática e rápida, variados estilos culinários escolhidos de acordo com o gosto dos noivos! São utilizados por casais que pretendem dar uma “cara antenada” ao seu casamento!

Candy bar: ideia inovadora que complementa a recepção de forma deliciosa! É um espaço criado para doces de diversos tipos, como cupcakes, balas, bombons, algodão doce e outras guloseimas repletas de açúcar! Os noivos também podem contratar um candy boy ou candy girpara distribuir doces pela pista de dança!

Naked cake: ou “bolo nu”, não possui cobertura deixando o recheio à mostra, podendo receber flores, folhas e frutas na sua decoração! Uma super tendência utilizada em casamentos rústicos, boho, vintage e em mini weddings!

Confira algumas destas delícias em Naked cake: o bolo de casamento que provou que veio para FICAR!

Soul SweetSaiba mais sobre “Soul Sweet”
Soul Sweet – Foto: Divulgação

 

Chalkboard cake: são bolos que possuem o efeito de um quadro negro podendo ser personalizados com textos e desenhos realizados pelo artista ou pelos próprios noivos. Remete ao estilo vintage por sua aparência que lembra os antigos quadros utilizados nas escolas, onde as professoras escreviam com giz!

Cupcake: pequeno bolo que serve a apenas uma pessoa e costuma se apresentar envolto em forminhas! Criado no Reino Unido, acabou virando uma grande tendência no Brasil por sua grande variedade de sabores e decorações diferenciadas!

Malu VieiraSaiba mais sobre “Malu Vieira”
Malu Vieira – Foto: Divulgação

Cake pops: são os famosos bolos no palito com massa esfarelada se unindo ao recheio e criando várias bolinhas que são espetadas por palitos e posteriormente recebem uma deliciosa cobertura. Podem apresentar cores e adereços que acompanhem a decoração escolhida para a mesa de doces.

Macarons: doce tipicamente francês muito utilizado, não apenas para embelezar a mesa, mas também como lembrancinha para os convidados! São dois biscoitos feitos a base de ovos, farinha de amêndoas e açúcar, unidos por um recheio cremoso de várias cores e sabores!

La PatissSaiba mais sobre “La Patiss”
La Patiss – Foto: Divulgação

Extra, extra!

Scrapbooking: técnica utilizada para personalizar o álbum de fotografias com recortes de fotos, papéis de bala, fitas, convites e qualquer outro detalhe que possa ser colado nas suas páginas! Com isso, o casal também pode guardar outras pequenas lembranças do seu casamento!

Photo Booth: apetrechos como perucas, chapéus, óculos e plaquinhas que são usados para realizar brincadeiras e capturar registros divertidos do seu grande dia! Aposte em fotos instantâneas e aproveite para oferecê-las como lembrancinhas para seus convidados!

Vini BrandiniSaiba mais sobre “Vini Brandini”
Foto: Vini Brandini

Lettering: uso da caligrafia manual para escrever convites, save the date e cartões de agradecimento! Em alguns casos pode vir acompanhada de ilustrações, dando um toque artístico à identidade visual do casamento!

Make bar: famoso nos EUA e Europa, chegou ao Brasil para deixar noivas e convidadas com uma aparência deslumbrante do início ao fim da festa! Consiste em um serviço de retoques para penteados e maquiagem, onde profissionais realizam os atendimentos durante toda a recepção!

Backdrop: painel para fundo de fotos que pode ser criado de diversas maneiras: com a utilização de grandes lousas, placas de madeira decoradas com flores, portas antigas, entre outros! Pode estar posicionado tanto em locais fechados, quanto abertos, onde os convidados poderão realizar registros com suas próprias câmeras e celulares!

Studio 47 | PicturesSaiba mais sobre “Studio 47 | Pictures”
Foto: Divulgação Studio 47 | Pictures

Agora que já eliminou suas dúvidas, aproveite para escolher tendências e novidades que estejam de acordo com seu gosto e personalidade! E se ainda está a procura de um vestido para seu grande dia, confira Glossário do vestido de noiva: 12 palavras “mágicas” que você tem que conhecer!

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação