• Magazine
  • Por onde começar a organizar um casamento internacional?

Por onde começar a organizar um casamento internacional?

Da mesma forma, os preparativos de um casamento entre noivos de diferentes nacionalidades, tradições e costumes também pedem planejamento mais elaborado. Por isso, é importante ficar atento às dicas para que noivos cosmopolitas arrasem na organização do seu grande dia e tudo saia perfeito na hora do sim, ou do: "Yes, I do" "Sí, quiero", "Oui", "Ja"!

  • Planejamento
  • Guest-blogger

Relacionamentos entre pessoas de diferentes países requerem uma dose extra de coragem, já que o envolvimento com o seu/sua querido(a) significa também adentrar uma cultura distante e, por vezes, desconhecida.

salvar
Foto: HZ Frankfurt Bru¦êcke
Publicidade

Da mesma forma, os preparativos de um casamento entre noivos de diferentes nacionalidades, tradições e costumes também pedem planejamento mais elaborado. Por isso, é importante ficar atento às dicas para que noivos cosmopolitas arrasem na organização do seu grande dia e tudo saia perfeito na hora do sim, ou do: “Yes, I do” “Sí, quiero”, “Oui”, “Ja”!

Depois de curtir muito o noivado com a sua cara-metade e de dividir todos os seus suspiros de amor com as outras pessoas mais importantes da sua vida, chegou a hora de planejar. Sim, são muitos detalhes e é difícil saber por onde começar.

Então sugerimos que você comece pela parte menos glamourosa: a documentação.

Ler extensivamente sobre os documentos necessários para a celebração do casamento civil e religioso não são as tarefas mais divertidas, mas são absolutamente necessárias.

salvar
Foto: Federico Pedroletti

A lista de todos os documentos exigidos para um estrangeiro se casar no Brasil por exemplo é extensa e inclui autenticação e tradução juramentada de todos os documentos que não estejam em português. Ou seja, a preparação da papelada pode levar meses! O caso pode ser ainda mais complicado se o noivo(a) estrangeiro(a) for divorciado(a), o que pode requerer uma ação para reconhecimento do divórcio no Brasil.

Se vocês decidirem se casar fora no país, é necessário verificar as regras e documentos necessários no país da sua escolha. Alguns países são menos burocráticos e muitas vezes essa facilidade acaba decidindo onde será oficializado o casamento.

Por último, se vocês optarem por uma cerimônia religiosa, verifiquem também junto à igreja, templo ou local religioso, quais são os documentos necessários, já que cada igreja tem um procedimento próprio. Mas lembrem-se que, no Brasil, a cerimônia religiosa não tem efeitos civis e, para que vocês sejam considerados legalmente casados, é preciso que sejam casados no cartório por um juiz de paz ou pessoa que o valha.

Se você está em busca de inspiração para o seu casamento, confira as galerias de imagens do Zankyou. Além disso, no nosso guia, você encontra tudo para o seu casamento!

Colunista

Alessandra Teixeira – My Love For Weddings
Blogueira de casamento.

Você é especialista em casamento e quer ser colunista do Zankyou? Entre em contato!

Publicidade

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!