• Magazine
  • Por que usamos véu de noiva, alianças e chuva de arroz em casamentos?

Por que usamos véu de noiva, alianças e chuva de arroz em casamentos?

Casamento, hoje em dia, é sinônimo de glamour, festa, mas também de união, amor e simbolismo. Uma cerimônia cheia de tradição, com elementos copiados ano pós ano, mesmo por quem não sabe muito bem o que eles significam.

  • Planejamento
salvarSaiba mais sobre “Nathan Thrall”
Casamento. Foto: Nathan Thrall
Publicidade

Casamento, hoje em dia, é sinônimo de glamour, festa, mas também de união, amor e simbolismo. Uma cerimônia cheia de tradição, com os mesmos elementos sendo usados anos após anos, séculos e séculos, mesmo por quem não sabe muito bem o que eles significam!

Grande parte da tradição e do ritual celebrado em um casamento, tem um passado histórico. Veja de onde vêm elementos como o véu da noiva, a aliança e a chuva de arroz?

Casamento – A cerimônia religiosa nasceu na Roma Antiga, onde também surgiu o ritual de se vestir de noiva. Já a palavra vem do latim “casamentum”, que significa “terreno com uma casa”, na Idade Média, considerado o primeiro passo para uma união feliz.

O véu – Na Grécia Antiga, as noivas usavam o famoso véu da noiva, porque acreditavam que assim estavam protegidas de maus espíritos. Significava também a separação da vida de solteira da vida de casada. Há ainda uma relação com Ishtar, a antiga deusa do amor babilônica, que, segundo a lenda, surgiu das profundezas, coberta com um véu. Já para os católicos, o véu sempre significou a honra e a dignidade da mulher.

salvarSaiba mais sobre “Rosa Clará, Pronovias e Rosa Clará”
Véus. Foto: Rosa Clará, Pronovias e Rosa Clará

O buquê – A palavra buquê vem do francês “bouquet”. Na Grécia Antiga, assim como o véu, era usado para espantar o “olho gordo”. No período medieval, a noiva ganhava flores no caminho de casa à igreja. E há quem diga que, no Palácio de Versalhes, no século XVII, o buquê ajudava a disfarçar o mau cheiro dos convidados que não eram adeptos ao banho.

salvarSaiba mais sobre “Tudo São Flores”
O buquê da noiva. Foto: Tudo São Flores

Maio – É conhecido como o mês das noivas. Acredita-se que ganhou fama por ser o mês da consagração de Maria, de acordo com a Igreja Católica. É também o mês da estação das flores e do clima ameno, no Hemisfério Norte. Acredita-se que a tradição estava presente também na Idade Moderna, na Europa, quando o normal era tomar o primeiro banho do ano em maio, quando então, os pombinhos aproveitavam para se casar!

A aliança – A aliança de casamento se tornou popular na Idade Média, simbolizando a união por meio de um círculo sem começo e sem fim. Mas, desde a Grécia Antiga, os gregos escolhiam o dedo anelar esquerdo para receber a aliança, acreditando que ali estava uma veia que chegava diretamente ao coração.

salvarSaiba mais sobre “Alianças H.Stern”
Alianças de casamento. Foto: H.Stern

Chuva de arroz – A tradição do arroz surgiu no Oriente. Como por muito tempo o casamento tinha função única de gerar herdeiros, o arroz jogado no casal simbolizava prosperidade e fertilidade. Hoje os noivos fogem da tradicional chuva de arroz, com outras ideias para dar sorte aos noivos!

Gostou de saber um pouquinho mais sobre o significado do casamento? Conheça as 10 principais tradições do casamento!

Para escolher um desses símbolos de tradição para o seu casamento, confira o guia de fornecedores do Zankyou!

Escolha os fornecedores que você quer contatar.

Rosa Clará Novia - São Paulo Lojas vestidos de noiva
H.Stern Joias para casamento
Tudo São Flores Flores e buquês
Publicidade

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!