BR Login
BR

Quais são os melhores meses para casamento no Brasil? Descubra quais são os mais concorridos!

Organizar uma festa de casamento é uma grande missão. Afinal de contas, é um grande evento que conta com a participação das pessoas mais importantes da sua vida e do seu amor, além de envolver dezenas de tarefas desafiadoras. A primeira delas é: marcar a data do casamento! Mas quais são os melhores meses para casamento no Brasil?

Tempo DigitalSaiba mais sobre “Tempo Digital”
Foto: Tempo Digital

Analisar os vários componentes da cerimônia antes de definir a data é super importante. Você precisa levar em consideração o estilo da celebração, a estação do ano, o clima, o local, o período das férias do casal e as tendências do mercado. Por isso, convidamos quem entende do assunto – as profissionais de assessoria e cerimonial - para contar quais são os melhores meses para casamento no Brasil.

Como escolher a data do casamento: 5 critérios básicos para tomar a decisão!

Foto: Duo Borgatto.

Primeiro semestre

Março, abril e maio são os preferidos dos noivos para casamentos no primeiro semestre.

  • Março

A procura de fornecedores para casamentos em março tem aumentado. Se você sonha com uma decoração cheia de orquídeas, esse é o mês perfeito, pois elas estão lindas e com custo mais baixo. Além disso, o calor começa a dar uma trégua e buffets e espaços costumam fazer descontos nessa época. 

Dica: A preocupação fica por conta das chuvas. É preciso pensar nas coberturas e possibilidades de faltar energia. Previna-se!

Foto: Fernanda Suhett
  • Abril

O clima agradável e sem chuvas de abril parece que conquistou os casais brasileiros de vez. O mês que antecede o tão famoso “mês das noivas”, maio, já é o mais disputado para a Dolce Vita Assessoria de Eventos.“É um mês com clima agradável: nem muito quente nem muito frio e, o melhor, sem chuvas. Temos apostado bastante em abril!”, comenta a coordenadora de Eventos Especiais da Dolce Vita, Danni Moura.

“Para quem deseja uma festa ao ar livre, é a melhor opção”, acrescenta Karla Delfim, wedding planner da Usina de Eventos.

Dica: O valor das flores começa a subir nessa época. Pesquise as flores da estação e peça para seu decorador encomendá-las antes, para economizar.

Assessoria: Dolce Vita Assessoria de Eventos – Foto: Divulgação.

Maio

Verdade seja dita, maio não é mais tão concorrido como nas décadas de 1980 e 1990. Mas, por conta da proximidade do inverno e da possibilidade de pedir trajes completos, é perfeito para casamentos chiques e glamourosos. “Não chove! Isso facilita para as cerimônias ao ar livre, como campo, montanha, vinícolas e castelos com jardins. A baixa temporada do turismo de lazer e os pacotes ficam um pouco mais baratos para a lua de mel”, avalia a cerimonialista da Usina de Eventos, Karla Delfim.

“Se você quer fugir do calor do Rio de Janeiro, pode aproveitar o clima gostoso da serra”, comenta a cerimonialista Marina Maciel.

Dica: Cuidado para não coincidir a data do seu casamento com o fim de semana do Dia das Mães, a não ser que essa seja uma estratégia para um mini wedding. Alerta: o preço das flores fica exorbitante nesse período. Em 2017, a data cai no dia 14 de maio.

Assessoria: Marina Maciel Cerimonial – Foto: Studio Laura Campanella.

Segundo semestre

“Não há dúvidas: o segundo semestre do ano é o período queridinho das noivas e dos noivos. Setembro, outubro e dezembro são os meses campeões”, afirma a equipe da Gui La Partio Eventos Especiais.

Assessoria: Gui La Partio – Foto: Paolo Trentim Fotografia.
  • Setembro e outubro

Meses da primavera: os campos ficam lindos, os preços da maioria das flores caem e não chove! A cerimonialista Karla Delfim, da Usina de Eventos, enumerou outros vários motivos para você marcar seu casamento em setembro ou outubro:

  • A temperatura em setembro e outubro é muito agradável;
  • Os feriados de 7 de setembro e 12 de outubro são perfeitos para quem quer a presença de familiares e amigos de outras regiões. (Em 2017, essas duas datas vão cair numa quinta-feira, o que sugere um feriado prolongado).
  • A baixa temporada de praia é ideal para os destination weddings os pés na areia, pois hotéis e resorts ficam com valores mais em conta. Fuja dos feriados, caso vocês queiram tranquilidade e economia.

A desvantagem é que esses meses se tornaram os mais procurados. Isso significa que você precisa planejar tudo com bastante antecedência para conseguir o local ideal, o celebrante que deseja, a banda e vários fornecedores que não conseguem atender mais de um evento por dia. É um dos períodos mais caros para se casar! Segundo Julyany Ventura, da Julyany Ventura Eventos, uma época das mais procuradas – ” Setembro e outubro, mês das flores de primavera, e sem chuvas!”

39 vestidos de festa estampados 2017: ideais para a primavera!

Julyany Ventura EventosSaiba mais sobre “Julyany Ventura Eventos”
Julyany Ventura Eventos – Foto: Jivago sales
Usina de EventosSaiba mais sobre “Usina de Eventos”
Usina de Eventos – Foto: divulgação
  • Novembro

Horário de verão durante todo o mês ajuda os noivos que sonham com uma cerimônia sob um pôr do Sol encantador. Também é o mês das lavandas: aproveite-as para uma decoração provençal. “Mês perfeito para noivos que querem uma celebração com um clima mais harmônico e quente”, diz a assessora Barbara Grion.

Dica: As chuvas voltam a preocupar. Portanto, invista em uma boa cobertura para a cerimônia e a festa.

Casamento ao pôr do sol de Livia e Jorge: rústico, romântico e emocionante!

Bárbara GrionSaiba mais sobre “Bárbara Grion”
Bárbara Grion – Foto: Caixa de Retratos

As datas mais disputadas na Europa

Se você pretende realizar um destination wedding na Europa, por exemplo, lembre-se de que as estações no hemisfério norte acontecem em períodos diferentes dos daqui. Os casais europeus preferem se casar no verão, que começa em junho e termina em setembro. “Sem dúvida, os meses mais escolhidos pelos noivos em Portugal são junho, julho e setembro”, comenta a wedding planner da TFY Weddings, Ana Moreira.

Agosto é um mês de alta temporada: cidades lotadas de turistas, hotéis lotados e os preços mais elevados. “Aconselhamos setembro, mês com a melhor temperatura e quando as pessoas regressam das férias bem mais dispostas”, diz Moreira. O inverno também pode ser uma ótima opção, se você deseja se casar em palácios ou lugares históricos.

Destination Wedding: TODOS os prós e contras de fazer o seu casamento “fora de casa”!

TFY WeddingsSaiba mais sobre “TFY Weddings”
TFY Weddings – Foto: divulgação

Agora que você já sabe em que mês vai marcar a data do seu casamento, pode começar a planejar outros detalhes. Que tal conhecer as 10 cidades mais românticas do mundo para sua lua de mel? Veja também como reduzir a lista de convidados do seu casamento sem sofrer!

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação