Qual a diferença entre os tipos de véus e acessórios de cabelo? Descubra e escolha o seu!

O vestido de noiva é, sem dúvidas, o destaque da produção do grande dia, mas os acessórios e complementos também fazem toda a diferença e podem transformar o visual da noiva.

Você sabe quais são os tipos de acessórios de cabelomais conhecidos e usados no universo das noivas? É hora de tirar todas as dúvidas e saber quais são as opções e funcionalidades de cada acessório dedicado às noivas! Confira!

Veja também 50 joias para noivas em 2016: delicadeza e estilo! 

Foto: Lucas Lima Fotografia

Véu

O véu é o mais clássico e conhecido acessório que complementa o vestido para o grande dia e tem várias opções de comprimentos e estilos.

“O ideal é escolher o véu depois do vestido. Assim, conseguimos definir o que vai compor o look mais harmônico. O véu complementa a noiva,  é ele que confere o tom dramático elegante e romântico ao look. Fora isso, ele é usado por um curto período durante o casamento. A grande maioria já tira logo após a cerimônia, então é possível ousar mais”, explica Natasha Katherine, da NatKat Bridal Couture.

Veja também 5 véus para 5 estilos de noiva: qual combina mais com você?

Foto: Bruna Louzada Fotografia

Véu Catedral

É o mais utilizado em casamentos com cerimônias religiosas à noite e em lugares fechados, pois é mais formal. O véu catedral é geralmente maior que a cauda do vestido da noiva, com média de 2 a 5 metros de comprimento. É uma opção perfeita para noivas que têm um estilo mais princesa e que adoram vestidos mais poderosos e clássicos.

Foto: Ana Paula Aguiar Fotografia

Véu Ponta de Dedo

É um véu de tamanho médio que também tem muito charme e dá mais mobilidade. Ele chega até a altura da ponta dos dedos da noiva, como diz o próprio nome. É um véu prático e estiloso e é indicado para praticamente todos os estilos de vestidos de noiva, já que é um modelo bem democrático. Só não é muito recomendado para os vestidos curtos, pois “ofusca” e cria confusão nos comprimentos, que nesse caso, ficariam parecidos.

Você sabe o que são os corsages? Corsages para noivas: vejo FLORES em você!

Foto: Álvaro García Fotografia
Foto: SL Photographe

Véu ombro

Como também diz o nome, vai até o ombro da noiva e por isso, dá a sensação de ser mais volumoso. Isso cria um ar retrô bem charmoso e especial! Fica super bem com vestidos tomara que caia com decotes mais limpos, por exemplo.

Foto: Ralph Lobstädt Fotografia

Véu cotovelo

Também faz jus ao nome, tendo como base de comprimento o cotovelo da noiva. Seu comprimento alcança a cintura da mulher e é recomendado para todos os tipos de vestido!

Véu capela

Costuma ser um pouco mais curto que o catedral, quase um “longuete” no universo dos véus. Geralmente fica na altura do tornozelo e pode ir até o comprimento do vestido da noiva. É uma versão mais discreta do catedral.

Saiba como escolher o acessório de cabelo IDEAL para uma noiva PERFEITA!

Foto: Momem Fotografia

Mantilha

É uma espécie de véu que tem origem espanhola e tem em seu uso a representação da pureza e da juventude da noiva. Diferente do véu, a mantilha é feita de um tecido mais pesado e com mais misturas de texturas, bordados e aplicações. Pode ser usado rente à cabeça da noiva ou abaixo do coque, duas formas bem clássicas em sua utilização. Rente à cabeça, remete justamente às santas católicas e a essa pureza que dá significado ao seu uso.

Foto: Sergei Zinchenko
NatKat Bridal CoutureSaiba mais sobre “NatKat Bridal Couture”
NatKat Bridal Couture – Fotos: Divulgação

A noiva brasileira e a mantilha

“A noiva brasileira, em geral, opta por um look clássico e a mantilha arrebata perfeitamente esse look. É só você reparar a quantidade de noivas com um vestido de mangas longas, princesa todo rendado, apesar do calor. Muito diferente das noivas americanas por exemplo,  que têm um estilo mais clean e moderno. Mas quem resiste ao clássico? As mantilhas são românticas, elegantes e adicionam um ar de pureza e delicadeza a noiva”, afirma Natasha.
Dica: para as noivas mais moderninhas, uma opção é “amarrá-la” em volta da cabeça para criar um ar mais boho chic.
O segredo do uso da mantilha é sempre combinar a renda/bordado/aplicação com o vestido. As texturas devem estar padronizadas e em sintonia, para criar um resultado estético agradável. Lembrando também que a mantilha por si só já chama bastante atenção, por isso é preciso estar atenta para não exagerar no combo com o vestido.
Foto: Matrimoni All Italiana

Voilette

A voilette é um acessório retrô cheio de estilo! Perfeita para noivas mais estilosas que vão aderir a um vestido com referências das décadas de 40/50/60 ou que desejam um elemento diferente ao look do grande dia. Ela cobre o rosto com uma “telinha”, que geralmente é presa a uma casquete, presilha ou arranjo.

Veja também vestidos de noiva curtos 2017: elegantes, confortáveis e alegres!

Foto: Alê Carvalho Fotografia

Casquete

Muitas pessoas confundem a casquete com a voilette, mas são peças diferentes!A voilette conta com a “telinha” e pode ser presa a outros acessórios, já a casquete é uma espécie de mini chapéu/arranjo preso ao topo ou lateral da cabeça, que também faz referência a décadas passadas.

Tula CasqueteriaSaiba mais sobre “Tula Casqueteria”
Foto: Divulgação Tula Casqueteria

Grinalda

A grinalda é nada mais do que o acessório que “coroa” a noiva. Geralmente uma tiara, coroa ou um arranjo especial usado no cabelo.

“A grinalda é, sem dúvida, uma peça muito importante e pedida por todas as noivas. Ela tem um grande destaque, pois nas fotos sempre aparece, além de que com isso ficará registrada para sempre no álbum de casamento”, comenta Tatiana Bevenuto da Etiquette Boutique du Mariage.

Etiquette Boutique du MariageSaiba mais sobre “Etiquette Boutique du Mariage”
Foto: Divulgação Etiquette Boutique du Mariage

Tiara/coroa

O item que não pode faltar para as noivas clássicas que desejam um look bem princesa!

A tiara é mesmo um acessório muito especial, parece que até a noiva experimentá-la ela não se vê como noiva. Dos mais diversos tipos de tiaras que temos, das mais delicadas até as mais ousadas é quase que uma escolha unânime das nossas clientes”, explica Maria Ignez Simões, especialista em acessórios de cabelo para noivas.

Maria Ignez SimõesSaiba mais sobre “Maria Ignez Simões”
Maria Ignez Simões – Foto: Emerson Fiuza
Barbara HeliodoraSaiba mais sobre “Barbara Heliodora”
Barbara Heliodora – Foto: Marina Lomar

Arranjo/Pente

Outras opções especiais para as noivinhas, são acessórios utilizados de acordo com o penteado.

“Diferente das tiaras e headbands que são mais versáteis podendo ser usadas nos mais diversos penteados, o pente restringe mais. A minha dica é que se a noiva quiser usar um pente, pense bem no penteado que vai usar e leve em consideração que na hora das fotos ele não vai aparecer em todos os ângulos dependendo do modelo que ela escolheu. Mas é um clássico que nunca sai de moda”, afirma Maria Ignez.

Etiquette Boutique Du MariageSaiba mais sobre “Etiquette Boutique Du Mariage”
Foto: Divulgação Etiquette Boutique Du Mariage

Headbands

Uma proposta de acessório mais boho! Perfeita para noivas que tem esse estilo mais hippie chic super charmoso, assim como para casamentos diurnos. Podem ser feitas de diferentes materiais, desde flores artificiais e de tecido até outros aviamentos especiais.

Normalmente são peças flexíveis e o ideal é usá-las mais na frente da cabeça, de três a quatro dedos da testa ou no estilo “testeira”.

“As headbands são para  noivinhas praianas ou campestres com uma pegada mais leve e delicada, perfeitas para casamentos estilo D.I.Y. e cabelos soltos com ondas!”, afirma Alessandra Cazzaro, da Alessandra Cazzaro Joias.

Alessandra Cazzaro JoiasSaiba mais sobre “Alessandra Cazzaro Joias”
Alessandra Cazzaro Joias Foto: Caixa de Retratos

Coroa de flores

Recentemente viraram febre no universo da moda, e por isso, também conquistaram o universo bridal. Tem a mesma proposta das headbands, sendo mais utilizadas em casamentos diurnos e com toque boho.

Foto: Miluska Zavaleta

Quando feitas com flores naturais, criam um efeito belíssimo! Mas é importante lembrar que a escolha das flores faz toda a diferença. Dê preferência a flores mais resistentes, que durem mais. O ideal é pedir a ajuda de uma florista para a escolha e confecção da coroa, que deve ser feita no mesmo dia do casamento para garantir o frescor.

Veja também acessórios para noiva 2016: detalhes que fazem toda a diferença e corsages para noivas: vejo flores em você.

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação