Quanto custa ser madrinha de casamento? Ajudamos você nessa conta!

Ser escolhida madrinha de casamento é, antes de tudo, uma honra. Afinal, você foi a pessoa eleita para estar ao lado dos noivos no dia mais importante de suas vidas, acompanhando de perto cada detalhe da preparação do casamento, marcando presença em momentos que vão marcar para sempre a história de duas pessoas. Mas ser madrinha de casamento envolve não só responsabilidade, como também gastos. A boa notícia é que nós ajudamos você a fazer a conta de quanto custa ser madrinha de casamento.

Ana Slika FotografiaSaiba mais sobre “Ana Slika Fotografia”
Foto: Ana Slika Fotografia

O look de madrinha de casamento

O Kit básico de madrinha de casamento é composto por vestido + sapatos + acessórios. Muitas investem também em profissionais para cuidar do cabelo e da maquiagem no dia do casamento, embora existam mulheres talentosas ou ousadas que preferem cuidar sozinhas desses detalhes. Ainda assim, o custo do look de madrinha de casamento varia muito.

“Uma madrinha pode se vestir inteira com menos de R$ 500,00, ou pode gastar muito mais que 5 mil reais, se escolher um vestido de marca famosa ou de um estilista renomado. Em geral, o custo com o vestido e acessórios é o mais alto para uma madrinha, explica Caroline Apsan, do Emporio Lulu, site de compra e venda de vestidos de noiva e de festa.

10 erros que madrinhas e convidadas devem evitar ao compor um look de casamento!

Flavia ValsaniSaiba mais sobre “Flavia Valsani”
Foto: Flavia Valsani

Alternativas menos dispendiosas

Antes de mais nada, é bom que a madrinha tenha em mente que não precisa investir num look totalmente novo para cada casamento. Usar um vestido antigo com novos acessórios ou ousar em um penteado bem diferente são alternativas comuns. “Até a princesa Kate faz isso”, ressalta Caroline Aspen, citando a princesa que é modelo de elegância para muitas mulheres.

Com o crescimento no Brasil do mercado de vestidos de segunda mão, se tornou bem mais fácil achar um modelo lindo a um preço bem melhor do que nas lojas tradicionais.

“Vale super a pena pois os preços são em geral 50% mais baratos que comprar um vestido novo”, diz a responsável pelo Emporio Lulu, lembrando ainda a boa e velha alternativa de pedir peças emprestadas às amigas.

Como conseguir um look de madrinha perfeito: 7 dicas para acertar sempre!

Foto: Reidie Cavaglieri

Cada casamento, um custo?

Muita gente acha que casamentos noturnos implicam um maior investimento no look. É verdade que, de modo geral, casamentos mais luxuosos vão exigir looks mais refinados do que casamentos mais simples, que permitem um figurino mais despojado. Mas Caroline Apsan, do Emporio Lulu, garante que isso não é regra: A madrinha de um casamento na praia pode gastar muito mais que uma madrinha de um casamento tradicional noturno. Vai depender da qualidade e marca dos itens escolhidos.”

O mito do presente caro

Outro ponto que costuma assustar os padrinhos de casamento é o custo do presente. Afinal, existe a crença de que são eles que oferecem os melhores presentes para os noivos. Mas vale lembrar que os padrinhos não devem ser escolhidos pelo poder aquisitivo, mas pela sua relação com o casal.

“Os padrinhos devem investir no presente apenas a quantia que se sintam confortáveis e se adapte à situação financeira atual de cada um, sem regra ou padrão a ser seguido”, orienta a responsável pelo Emporio Lulu.

9 “segredinhos” que toda noiva deve contar às suas madrinhas antes do casamento!

Mira CerviñoSaiba mais sobre “Mira Cerviño”
Foto: Mira Cerviño

O importante é estar por perto

Há quem pense que ser madrinha de casamento implica assumir alguns custos relativos ao casamento, como o chá de panela ou a despedida de solteira. Mas não é bem assim. Mais importante é a disponibilidade da madrinha em ajudar. Organizar o evento e convidar as pessoas são formas de participar que não envolvem gastos. Mas é claro que se as madrinhas puderem ajudar de alguma forma, oferecendo um bolo a ser servido no evento, por exemplo, a noiva vai ficar feliz.

“A noiva deve ter em mente que a madrinha deve ser escolhida pela sua presença e importância na vida da noiva e/ou do casal. Então, a madrinha não deve se preocupar com suas restrições financeiras, pois ela não foi escolhida para ser a madrinha baseada nisso”, diz Caroline Apsan. A presença no grande dia e nas diversas etapas de planejamento do casamento são o que conta. O que pode ser melhor do que ter suas melhores madrinhas no dia da prova do seu vestido de noiva, ou ter a opinião de uma madrinha para fechar os detalhes da decoração?”

Como organizar uma despedida de solteira original: confira 10 planos perfeitos!

Foto: Dois de Nós

E se, no fim das contas, com toda a proximidade que tenha dos noivos, a pessoa não se sentir confortável para ser madrinha de casamento, é possível negar o convite. Como? Abrindo seu coração e explicando seus motivos, pessoais ou financeiros, para declinar dessa honra. Sendo honesta acima de tudo. Com certeza a noiva vai entender.

Aceitou o convite para ser madrinha de casamento? Encontre aqui inspirações para essa ocasião especial.

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação