BR Login
BR

RSPV ou confirmação de presença no casamento: motivos para contratar este serviço!

Se você está organizando seu casamento já deve ter se deparado com o famoso RSVP (Répondez S’il Vous Plaît – Responda, por favor, em francês) e provavelmente ficou na dúvida de contratar esse serviço ou não. Apesar do nome estranho, se trata de algo muito simples e que pode influenciar no êxito ou no fracasso do seu casamento.

Conviteria Nacional Saiba mais sobre “Conviteria Nacional ”
Conviteria Nacional – Foto: Divulgação Conviteria Nacional

A maioria dos assessores de casamento oferece esse opcional, que consiste em entrar em contato com todos os integrantes da lista de convidados perguntando, da forma mais educada possível, se os anfitriões podem contar com a sua presença, em torno a 15-20 dias antes da data do casamento.

Ativo X passivo

O serviço pode ser ativo ou passivo. No caso de ser ativo, pode ser feito pelo cerimonialista, que ligará para cada convidado. Como ainda é um serviço pouco conhecido no nosso país, o Zankyou entrou em contato com alguns dos assessores influentes no mercado para ver como a confirmação de presença pode afetar o seu casamento.

Veja as 6 coisas que SÓ a sua cerimonialista de casamento pode fazer por você!

Bia FigueiredoSaiba mais sobre “ Bia Figueiredo”
Cerimonialista: Bia Figueiredo – Foto: Max Ferreira

Que não fique nenhuma cadeira vazia

Uma das vantagens mais significativas: todo mundo acaba convidando menos pessoas do que gostaria, afinal, a lista deve ter um limite que caiba no espaço contratado para o casamento e no bolso do casal. Confirmando a presença das pessoas, automaticamente, confirmam-se algumas ausências. Assim, você pode encaixar mais pessoas queridas até a data de seu casamento  que não “couberam” antes na lista!

Não perca as 46 frases de amor para o convite de casamento: a 28 diz tudo!

Iris DuranSaiba mais sobre “Iris Duran”
Cerimonialista: Iris Duran – Foto: Divulgação Iris Duran

Evite gastos desnecessários

 Além disso, está o fator economia. Para a assessora Iris Duran, apesar de que possa parecer mais um gasto inicial, com um bom RSVP, dá para contratar alguns serviços com até 20% abaixo do número inicial.

  • “Isso evita gastos desnecessários e é uma boa economia para o casal”, diz Iris.

Para Chris Rosa, o RSVP é ainda mais fundamental quando os noivos têm muitos convidados fora da cidade e do estado onde vão  casar ou quando se trata de uma festa bem grande.

Veja os 6 ERROS financeiros que podem TERMINAR com o seu casamento: o 4 é uma bomba-relógio!

Bee EventosSaiba mais sobre “Bee Eventos”
Bee Eventos – Foto: Chocolate

Seus conviados com mais conforto e melhor uso do espaço

Para Iris Duran “mesa vazia é sinal de “evento micado”. Evitar pessoas sem acomodação ou desconfortáveis é o topo da prioridade de um evento, daí a importancia de saber quantos virão realmente.

  • “Com uma boa lista de confirmação dá para saber qual é o tipo de público que virá e ajustar o número de mesas. Se há mais idosos, tem que haver mais assentos. Os jovens preferem ficar em pé, enquanto as crianças, numa hora determinada, já querem dormir.”, diz a responsável da Bee Eventos.

 Apesar de que nos Mini Weddings é mais fácil acertar nas assistências, nos salões menores, onde o espaço fico restrito, é crucial  o espaço das mesas vazias.

  • “O espaço de mesas vazias pode ser crucial para o aumentar a pista de dança e acrescentar um lounge mais charmoso”, diz a assessora Bia Figueiredo.
Bia FigueiredoSaiba mais sobre “Bia Figueiredo”
Bia Figueiredo – Foto: Divulgação Bia Figueiredo

4. Buffet sem desperdícios

Com o número de pessoas esperadas mais próximo possível das presentes, dá para deixar seu buffet de casamento melhor preparado, evitando sobras e faltas. Outra vantagem é o pagamento do buffet, por exemplo.

  • Todos os buffets cobram pelo número de pessoas confirmadas, e sem ele, é bem provável que os noivos tenham que pagar pelas pessoas que não foram”, diz o responsável da Elegância Eventos.

Chris Rosa também relembra que geralmente os buffets estão aptos para atender um aumento de 10 a 15% dos convidados, tanto no que se refere à comida, quanto àbebida, então é pouco provável que falte qualquer um dos dois.

  • “Mas, uma coisa é poder oferecer bebida e comida e outra é ter garçons o suficiente para servir, alerta a cerimonialista.

Veja como escolher o serviço e o menu do seu casamento: as melhores dicas!

Chris RosaSaiba mais sobre “Chris Rosa”
Cerimonial: Chris Rosa – Foto: Recanto das Flores

Então por que confirmar?

Muita gente prefere confiar na confirmação voluntária, mas Bia Figueiredo acha importante relembrar que

  • “o RSVP passivo – aquele no qual o convidado disponibiliza um telefone e um site, não é realmente válido porque não é da cultura do brasileiro confirmar presença. Só uma média de 10% confirma“.

O prórpio Zankyou oferece uma ferramenta para seus convidados confirmarem presença que pode ser também efetiva, mas temos que ter em conta que, especialmente os convidados mais velhos, não estão acostumados ao uso da internet.

Elegância Eventos Saiba mais sobre “Elegância Eventos ”
Elegância Eventos – Foto: Danusa Rhoden

O sucesso de um evento vai muito além de uma bela recepção ou um lindo jantar. O sucesso precisa estar estampado no rosto de satisfação dos anfitriões e seus convidados, nos comentários e agradecimentos dos dias seguintes. Por isso, o segredo é encontrar uma boa assessoria de casamentos e o seu RSVP trará apenas benefícios para seu grande dia ser um sucesso! Se inspire nesses 48 tipos de convites de casamento para 2016 e comece a montar a sua lista de convidados!

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Comentários (1)

Kátia Aline
6 set de 2015

Confirmamos a nossa presença e agradecemos a consideração e carinho aos noivos Larissa e Luiz Guilherme!

Responder

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação