BR Login
BR

Serviços de Buffet para casamento: conheça todos eles e escolha o seu!

Os quitutes servidos em um casamento podem ser um diferencial importante para que a ocasião se torne ainda mais INESQUECÍVEL! Mas, para que a experiência seja completa e incrível, além de um cardápio de dar água boca, o modelo de serviço para o buffet e a apresentação dos pratos devem ser impecáveis. 

Com tantos orçamentos e detalhes para checar, é importante conhecer as tradicionais opções de serviços para decidir qual se encaixa perfeitamente no seu planejamento e estilo de casamento.

Maria & Amélias Eventos Gastronômicos Saiba mais sobre “Maria & Amélias Eventos Gastronômicos ”
Maria & Amélias Eventos Gastronômicos – Foto divulgação

Tradicional e elegante: o clássico não sai de moda!

  • Serviço à francesa

Essa é uma opção de buffet formal, ideal para festas tradicionais e requintadas. Este serviço consiste em um jantar na qual as baixelas com a comida são disponibilizadas diretamente pelos garçons aos convidados, que se servem na quantidade desejada.

A principal característica desse jantar é que os convidados terão dispostos à mesa, diversos tipos de pratos e talheres que deverão ser utilizados conforme a sequência dos pratos, na maior parte das vezes, composto por entrada, prato principal e sobremesa.

Atenção: Pode ser uma opção mais cara que as demais, já que requer um número superior de garçons que devem ser SUPER experientes. O local também é fator crucial, buscando ser espaçoso para a circulação da equipe que irá servir.

“Serviço empratado e a francesa são muito parecidos e o prato vêm montado da cozinha. A francesa é considerado o serviço mais requintado e cerimonioso, portanto, usado em eventos chiques e formais com uma grande quantidade de garçons”, comenta Maria Amélia Guinim, do Maria & Amélias Eventos Gastronômicos.

Descubra restaurantes para o seu casamento em SP: 11 restaurantes para o seu casamento em São Paulo: aconchego deslumbrante!

Foto: Melissa Jill
Família RaposoSaiba mais sobre “Família Raposo”
Família Raposo – Foto: divulgação facebook
  • Serviço à inglesa 

A opção inglesa também é considerada formal, semelhante ao francês. A diferença é que os garçons servem os convidados em seus respectivos lugares, levando as baixelas com a comida em mesas móveis, ou seja, pequenos carrinhos. O prato deve ser finalizado pelo garçom, que monta um a um, estruturando a guarnição.

O serviço também exige um grande número de garçons e local espaçoso para a circulação da equipe. Além disso, tende a ser mais demorado, pois necessita de máxima atenção do profissional no momento de empratar.

Modelos incríveis de casamento: Como fazer um mini wedding íntimo e MEGA charmoso como se fosse na SUA casa!

Maria & Amélias Eventos GastronômicosSaiba mais sobre “Maria & Amélias Eventos Gastronômicos”
Maria & Amélias Eventos Gastronômicos – Foto: Divulgação

Simples e bonito

  • Serviço Empratado 

Nessa opção, os convidados também são servidos pelos garçons em seus lugares, mas os pratos chegam prontos da cozinha, decorados, montados e elaborados pela equipe de buffet.

Para essa ocasião, é disponibilizado para os convidados um menu impresso com o descritivo de todos os pratos que serão servidos. O serviço contacom um grande número de profissionais na cozinha para montar os pratos, além de garçons para servir os convidados individualmente.

Foque na identidade do casal e surpreenda os convidados: Como escolher o menu do casamento respeitando ao máximo o estilo do casal: dicas práticas!

Saint Morit's Buffet e EventosSaiba mais sobre “Saint Morit's Buffet e Eventos”
Foto: Divulgação Saint Morit’s Buffet e Eventos
Rappanui GastronomiaSaiba mais sobre “Rappanui Gastronomia”
Rappanui Gastronomia – Foto: divulgação
  • Serviço Americano

 Ele é o famoso self-service, super conhecido pela popularidade de modelo, principalmente em restaurantes. Pode ser uma boa opção para um local menor ou para economizar com a contratação de garçons.

É uma forma bem prática de servir um número grande de convidados. O modelo tem a característica de possuir um menu variado com saladas, massas, carnes, peixes e guarnições.

Os garçons também podem ser contratados para auxiliar os convidados que irão se servir, porém em menor quantidade. Para evitar filas no buffet, disponibilize duas ou mais ilhas de alimentos.

“O serviço a inglesa tem toda a sua pompa e elegância, ainda é bem utilizado por festas de famílias mais tradicionais e que gostam muito de curtir o momento do jantar, o brasileiro tem uma certa dificuldade de ficar muito tempo “preso” à mesa, então sugiro este serviço para casamentos menores e com foco para o jantar.” diz  Renata Rodrigues do Sain´t Morits

Captains BuffetSaiba mais sobre “Captains Buffet”
Captains Buffet – Foto: divulgação
Família RaposoSaiba mais sobre “Família Raposo”
Família Raposo – Foto: divulgação

Despojados e encantadores

  • Jantar volante ou coquetel

Nessas propostas, o serviço é mais informal. Os convidados ficam em pé degustando quitutes em modelo finger food, ou seja, petiscos e pequenos pratos fáceis de degustar e que não necessitam do uso de talheres.

Em média, são disponibilizados aos convidados de três a seis porções de pratos quentes, além de entradas, pequenos lanches e canapés. É usual, também, o uso de ilhas ou pontos gastronômicos nas quais se servem variadas opções de pratos.

O serviço é interessante para uma proposta mais descolada e rápida. Pode ser utilizada para pequenos casamentos visto que não é exigido que todos os convidados fiquem sentados.

Agrade a todos com: Drinques sem álcool no seu casamento: seus convidados vão adorar!

Agapes Buffet e RestauranteSaiba mais sobre “Agapes Buffet e Restaurante”
Agapes Buffet e Restaurante – Foto: divulgação
Atlântico BuffetSaiba mais sobre “Atlântico Buffet”
Atlântico Buffet – Foto: divulgação
Barollo GastronomiaSaiba mais sobre “Barollo Gastronomia”
Barollo Gastronomia – Foto: divulgação

Seja qual for a sua decisão, conte com profissionais experientes que conheçam bem o assunto. Eles podem indicar o tipo de serviço ideal para a sua festa de casamento! Veja também como escolher o menu do casamento respeitando ao máximo o estilo do casal: dicas práticas!

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação