Traje para noivos: saiba identificar os diferentes tipos!

Terno, fraque, meio-fraque e smokingEngana-se quem pensa que o traje do noivo é uma simples combinação de peças ou que dá menos trabalho para escolher. Os homens estão cada vez mais vaidosos e preocupados com o look que usarão para se casar. Mas, convenhamos, é muito fácil confundir o nome dos diferentes traje! Por isso, fizemos a matéria sobre traje para noivos: saiba identificar os diferentes tipos!

Como escolher o traje do noivo: dicas para que ELES também sejam protagonistas!

Foto: Javier Arroyo Atelier Fotográfico.

Terno: clássico e elegante

Esta é a versão mais clássica dos casamentos e oferece poucas chances de erro, pois é muito elegante. É um traje constituído por três peças – calça, paletó e colete. A variação fica por conta do tipo de tecido e cores.

“O terno deve sempre ser bem ajustado ao corpo. Chamamos de FITTED, não deve ser SLIM. Pretendemos confeccionar um traje de festa e não um traje de passarela”, diz o estilista Eduardo Guinle.

É ideal para casamentos a qualquer hora do dia, seja em celebrações formais ou descontraídas. Para a noite, prefira tons como marinho, cinza escuro e chumbo. Para o dia, cinza claro ou bege. Use uma camisa branca, de preferência. O colete e a gravata são itens opcionais; eles são usados para conferir mais elegância ao noivo. A cor da gravata fica a seu critério. Evite modelos de terno chamativos e aposte em acessórios de qualidadeQuando o noivo decide usar um terno, os padrinhos também podem usar um terno ou somente o colete.

Colete de noivo: dicas de Eduardo Guinle para usá-lo SEMPRE!

Eduardo GuinleSaiba mais sobre “Eduardo Guinle”
Terno: Eduardo Guinle | Foto: Divulgação.
Foto: Enfok2.

Fraque, perfeito para homens altos

Conhecido como “pinguim”, o fraque é um casaco com cauda na altura do joelho, corte triangular na frente e botão na altura da cintura. Usado tradicionalmente durante o dia nos casamentos ingleses, é utilizado nos casamentos noturnos brasileiros.

O traje, normalmente de cor escura, é composto pelo paletó de cauda longa, camisa branca, colete, gravata de cor clara e calça da cor (ou não) do casaco. O ideal é que seja usado por homens altos, devido à longa cauda. Se essa for a sua escolha, os pais e padrinhos poderão usar fraque ou meio-fraque sem medo de errar.

Como ser um noivo MODERNO, estiloso e elegante: trajes diferentes para homens distintos!

Black Tie NoivosSaiba mais sobre “Black Tie Noivos”
Fraque: Black Tie Noivos | Foto: Divulgação.
Só a RigorSaiba mais sobre “Só a Rigor”
Fraques: Só a Rigor | Foto: Divulgação.

Meio-fraque, uma invenção brasileira

O meio-fraque foi inventado pelos brasileiros para tirar um pouco da formalidade característica do fraque e dar ao noivo um toque mais descontraído nas festas mais tradicionais. A cauda desse traje é mais curta do que a do fraque, com um corte quadrado na frente (tipo um jaquetão) e com apenas um botão. A calça normalmente é cinza riscada de preto e o colete pode ser da mesma cor do paletó ou num tom mais claro.

Esse traje é usado em casamentos noturnos por causa da formalidade e é indicado para homens baixinhos porque não achata a silhueta. Quando o noivo escolhe usar o meio-fraque, pais e padrinhos devem usar o meio-fraque ou o terno.

Acessórios para noivos 2017: seja o mais elegante no seu casamento!

Feira da NoivaSaiba mais sobre “Feira da Noiva”
Meio-fraque: Espaço São Caetano via Feira da Noiva | Foto: Divulgação

Smoking, um clássico americano

O smoking é um traje tipicamente americano e recomendado apenas para festas black-tie. É considerado o traje mais formal, por isso é pouco usado pelos noivos daqui.

O look é composto por paletó curto com lapelas de seda ou cetim, calça da mesma cor e do mesmo tecido do casaco, faixa ou colete, camisa e gravata (borboleta, na maioria das vezes). O casaco deve ser preto ou azul escuro. Uma sugestão importante: quando se usa colete, não se utiliza a faixa; e vice-versa. Se o noivo opta por usar o smoking, pais e padrinhos também deverão usá-lo. Avise aos convidados que eles devem preparar uma roupa de pompa para a ocasião.

Como combinar terno e LAPELA: dicas dos experts para ser o noivo mais elegante!

Black Tie NoivosSaiba mais sobre “Black Tie Noivos”
Smokings: Black Tie Noivos | Fotos: Divulgação.

Agora que você já sabe as diferenças entre os trajes que podem ser usados no dia do seu casamento, veja o guia de fornecedores Zankyou com as melhores lojas de trajes para noivos no Brasil. Você vai encontrar marcas como Eduardo Guinle, Feira da Noiva, a Rigor e Black Tie Noivos.

Confira outras dicas para você ser o homem mais elegante da festa. Saiba como escolher o traje do noivo de acordo com seu biotipo – dicas de Eduardo Guinle, descubra 7 razões para noivos estilosos AMAREM gravatas borboleta e veja como ser um Noivo Boho Chic – ousadia e MUITO estilo!

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação