5
A cozinha do Ollivia
1 de 6
Ollivia Gastronomia
Ollivia Gastronomia
1 de 6
Ollivia Gastronomia
Ollivia Gastronomia
1 de 6
Ollivia Gastronomia
Ollivia Gastronomia
1 de 6
Ollivia Gastronomia
Ollivia Gastronomia
1 de 6
Chef Henrique Benedetti
Chef Henrique Benedetti
1 de 6

Descrição

Ollivia Gastronomia

Uma experiência gastronômica única em Poços de Caldas (MG)

 

É momento de parar. Resgatar o olho no olho, o abraçar, as singelas, longas e preciosas conversas à mesa. O saborear lentamente. A taça de vinho. O almoço de domingo. O verde. As frutas. A vida. Essa é a proposta do Ollivia Gastronomia, restaurante e espaço de eventos, localizado no centro de Poços de Caldas (MG).

Instalado na centenária Chácara Viti, que há décadas ficou conhecida como ponto de parada de viajantes para comprar frutas colhidas na hora e depois tornou-se uma adega, o local por si só já é uma experiência. O encantador casarão mantém todas as características originais da arquitetura rústica, preservando o charme de todos os cantos do salão.

Na mesa, a experiência se completa, tornando-se realmente única. Sob os cuidados do prestigiado chef Henrique Benedetti, a gastronomia brasileira contemporânea da casa reflete a diversidade de ótimos ingredientes da região. Suas criações são marcadas pelos ricos sabores do Brasil, mas revelam também as influências de diversos países e cozinhas que ajudaram a construir a trajetória do chef. De sua cozinha, saem receitas preparadas com técnicas de vanguarda e sofisticação, sem excessos, sempre com os melhores e mais frescos produtos locais. O resultado é um só: deleite puro. Mas um deleite bem mineiro, cheio de bossa.

 

Natureza

A arquitetura, autêntica e de estilo rústico, é marcada pelo ambiente amplo, de pé-direito alto, muita madeira, grandes barricas de vinho e objetos que remetem à vida na fazenda. A presença da natureza é um dos pontos altos. Na entrada, um jardim de lavandas recebe os clientes. O salão privado é cercado por um aprazível jardim e, aos fundos, há um pomar e um galinheiro, onde as crianças se divertem, vendo bichinhos, que, durante o dia, circulam por ali.

 

Fartura de produtos

O chef Henrique Benedetti se considera um privilegiado. A região de Poços é pródiga em excelentes ingredientes, que vão desde culturas tradicionais em Minas Gerais, como café, queijos, frutas e legumes, doce de leite, suínos, entre outros. Para além da tradição, a gastronomia da região do sul de Minas, onde fica a cidade, está se renovando também com produção de azeites premium, macadâmias, cafés especiais, cervejas artesanais... todo um universo de produtos interessantes para qualquer apreciador da boa mesa. Por conta disso, os cardápios do Ollivia sempre priorizam esses ingredientes, valorizando os pequenos produtores locais e fortalecendo a gastronomia da região.

 

À la carte e menu-degustação

Embora não seja um formato muito explorado na cidade, Henrique Benedetti acredita que os menus-degustação são a melhor forma de apresentar seu trabalho autoral, que mescla influências que vão da europeia (Itália e Espanha) à mexicana e tailandesa, permeadas por um forte viés brasileiro e tropicalista. Em porções reduzidas e com uma diversidade maior de pratos, o chef pode desenvolver com mais liberdade seu estilo, utilizando os melhores ingredientes do dia e da estação. Por conta disso, no Ollivia, ele oferece um menu à la carte, mas também menus criados diariamente, que são harmonizados com vinhos da região.

Entre os destaques do cardápio à la carte, estão o Leitão Duroc, corte magro da pancetta, acompanhado de purê de banana-da-terra, rabanete, mostarda e rôti; o mil-folhas de mandioca, com pirão de costela bovina, molho de pimentão assado, couve e pipoca de canjiquinha; e a truta grelhada, guarnecida por macadâmias, espinafre e purê de batata-doce roxa. O peixe, produzido localmente, em um criadouro da Serra de São Domingos, é servido espalmado, sem espinhos e com pele crocante. Outro sucesso do cardápio do Ollivia é a deliciosa moqueca, servida apenas aos sábados e domingos, acompanhada de banana-da-terra, farofas, arroz e vinagrete. 

O cardápio de bebidas também ganha destaque, com coquetéis, cervejas especiais e uma carta de vinhos que conjugam com a alta gastronomia da casa.

 

Eventos sociais e corporativos

Com um charmoso salão privado, cercado por um jardim e decorado com objetos que conferem um ar rústico e bucólico ao ambiente, o Ollivia tem vocação para receber eventos de diversos formatos. Para completar a experiência, o chef Henrique Benedetti cria menus específicos para cada cliente, em formatos que vão do coquetel a menus-degustação harmonizados com vinhos. De miniweddings a eventos corporativos, jantares e festas grandiosas, como a já tradicional festa de Réveillon, a casa já é um dos espaços de eventos mais procurados da cidade.

 

Sobre Henrique Benedetti

Nascido em Poços de Caldas, Minas Gerais, o chef de cozinha Henrique Benedetti está com 36 anos. Desde cedo, acompanhava sua avó na cozinha e, com ela, aprendeu a delícia que é deixar as pessoas felizes com a comida. Ali, ao lado da dona Tereza, Henrique aprendeu receitas bem mineiras e italianas, como dobradinha, torta de chicória, guisados, pães, biscoitos à base de nata, antepastos. Uma certeza foi se estabelecendo: queria ser cozinheiro quando adulto.

Suas primeiras experiências com a gastronomia aconteceram em Orlando (Flórida) e em Boston (Massachusets), ambas nos Estados Unidos, onde morou por quatro anos, trabalhando em hotéis, bares, restaurantes e em produção de eventos. Por dois anos, trabalhou com o chef Peter Davis, no Henrietta’s Table, no The Charles Hotel, em Cambridge (Massachusets). Ao retornar para o Brasil, logo se inscreveu em um curso de gastronomia. Formou-se em 2005 pelas Faculdades ASSESC (atualmente Estácio de Sá), em Florianópolis (SC). Logo depois, foi estagiar no Grupo D.O.M., do chef Alex Atala, em São Paulo (SP). Em poucos meses, foi contratado e permaneceu como um dos braços-direitos do premiado chef por cerca de 4 anos (de 2007 a 2011), tornando-se chef da cozinha de produção e, logo depois, chef de eventos. Uma nova temporada fora do país veio com uma experiência inesquecível: um estágio no restaurante três-estrelas Michelin Quique DaCosta, em Alicante, na Espanha. De linha vanguardista, a famosa casa agregou à trajetória de Henrique uma vivência marcante com arrozes, paellas e frutos do mar. Em 2012, ao abrir seu novo restaurante, Áttimo, em São Paulo, o também premiado chef Jefferson Rueda convidou Henrique para acompanhá-lo na empreitada. Após um ano, veio o convite para assumir sua primeira casa como chef, o Obá, instalado nos Jardins, em São Paulo (SP). Durante três anos, foi o responsável pelo cardápio e por chefiar a equipe de cozinha da casa, focada em quatro culinárias: tailandesa, mexicana, brasileira e italiana. A experiência foi essencial para consolidar o trabalho autoral de Henrique Benedetti, que se traduziu em um rico e diverso cardápio em sua mais recente empreitada: o Ollivia Gastronomia. No restaurante, instalado em uma charmosa chácara no centro de Poços de Caldas (MG), sua terra natal, o chef pratica uma gastronomia brasileira contemporânea, valorizando os ingredientes locais e apresentando pratos que mesclam técnicas avançadas e clássicos do receituário do Brasil.

 

Detalhes

  • Capacidade
    50
  • Casamento econômico
  • Quais são as principais características das instalações?

    Jardim, Varanda, Tenda, Ao ar livre
  • Qual é o número máximo de convidados por casamento?

    50
  • Gama de preços do serviço

    Casamento econômico
  • Qual o horário limite para a finalização do evento?

    0:30
  • Quais tipos de menus oferecem?

    Menu para vegetarianos, Menu infantil
  • Quais as condições para contratar as bebidas da festa?

    Algumas bebidas incluídas, Taxa de rolha
  • Quais as condições de pagamento?

    50% na assinatura do contrato 50% até 15 dias antes do evento Adicionais (bebidas alcoólicas, adicionais e convidados, etc) podem ser acertados após o evento em dinheiro ou cartão ou transferência bancária em até 5 dias corridos.
  • Qual é o seu diferencial?

    Espaço pitoresco e único; não cobramos aluguel de salão; cardápio assinado e executado pelo renomado Chef Henrique Benedetti.
  • Em que ano a atividade foi iniciada?

    2009
  • Que tipo de casamento se adequa mais ao seu espaço de casamento?

    Espaços Verdes
  • Qual é o número máximo de convidados acomodados sentados?

    50
  • O banquete do casamento pode ser realizado ao ar livre?

    Banquete ao ar livre
  • É possível que os noivos contratem um DJ e fotógrafo à sua escolha?

    Por estarmos em um bairro residencial, não permitimos DJs ou bandas. Apenas voz e violão.
  • O preço do aluguel do espaço está incluído no valor do menu ou é à parte?

    Não cobramos aluguel do espaço, apenas o valor para gastronomia e bebidas.
  • O cocktail do casamento pode ser realizado ao ar livre?

    Cocktail ao ar livre

Opiniões (0)

Deixe a sua opinião

Já utililizou? Deixe sua opinião

0.0
0 opiniões

Endereço: Ollivia Gastronomia - Minas Gerais:

Avenida João Pinheiro, 1135 37701-387 Poços de Caldas 035 3712 8077