Vestidos de noiva simples: um modelo perfeito para cada estilo de casamento

Se você é avessa a muitos detalhes e sempre pensou em ter um vestido de noiva simples, conheça as muitas possibilidades dentro deste perfil. Agora se não é o seu caso, quem sabe você não se apaixona e muda de ideia?

  • Vestidos de noiva
  • Tendências
  • International
  • Noiva
  • 2020
  • Galleries

Na definição do dicionário, simples pode ser algo “que se opõe ao que é composto”, que é “constituído por elementos homogêneos” ou “de mesma natureza elementar”. Também pode definir “o que não é complicado”, o que é fácil, até rudimentar. Mas o que seria um vestido de noiva simples? Será que ele é o estilo ideal para o seu casamento? Pois entenda, porque ele pode ser exatamente o que você sempre sonhou!

Vestidos de noiva simples e suas mil e uma versões

Para a estilista carioca Julia Parker, um vestido de noiva simples seria um vestido com pouca estrutura, poucos bordados, com no máximo três materiais. Mas, veja bem, isso em absoluto quer dizer que se trata de um modelo inferior ou menos especial. “Um vestido de noiva simples muitas vezes transmite esse lifestyle mais natural, leve, fluido, sem ostentação. É ideal para mini weddings, casamentos na praia ou no campo, celebrações de dia ao ar livre”, explica Julia.

Um vestido de noiva simples pode ter também outros estilos e indicações, como a gente comenta a seguir.

salvarNoiva com vestido Julia Parker
Vestido Julia Parker / Foto: Los Padrinos

Vestidos de noiva simples para casamento no civil

Uma situação que normalmente pede um vestido de noiva simples curto é o casamento civil no cartório. Apesar do predomínio do comprimento curto, eles podem ser também de comprimento midi ou longo, nos mais variados estilos. Assim podemos ter um vestido de noiva simples com renda, um vestido de noiva simples vintage, um vestido de noiva simples e elegante, um vestido de noiva leve e extremamente feminino; combinando desde com noivas discretas até com noivas descoladas. A liberdade é grande!

salvarVestido de noiva Emanuelle Junqueira
Vestido Emanuelle Junqueira / Foto: Divulgação

Vestidos de noiva simples para casamento clássico

Um vestido de noiva simples pode cair muito bem, por exemplo, em casamentos clássicos e extremamente formais. Assinado por Clare Waight Keller, da Givenchy, o modelo usado por Meghan Markle em seu casamento com Harry, em 2018, é prova disso. A peça usada pela então Duquesa de Sussex tinha uma estética simples e talvez pudesse parecer pouco elaborada para toda pompa e circunstância dignas da realeza britânica, mas reunia pontos que a estilista Vanessa Abbud, de São Paulo, considera fundamentais.

“Um vestido de noiva simples é aquele que, em primeiro lugar, respeita a decisão da noiva de ter um vestido realmente simples. E não significa que ele vai ser feito em um tecido menos nobre. Significa ser um vestido com um bom corte, em uma boa modelagem, em uma boa escolha de tecidos. Com estes três fatores e, claro, a sensibilidade em relação ao estilo da noiva, a gente consegue ter um vestido que ao olhar dos outros pode parecer mais simples do que ele realmente é”, diz a estilista à frente do Vanessa Abbud Atelier.

salvar
Gloria Coelho / Foto: Divulgação

Vestidos de noiva simples e acessível

Um vestido de noiva simples e bonito pode ser sim, em alguns casos, mais acessível. Foi o caso do modelo escolhido pela produtora de moda Susana Almeida, para seu casamento em Ribeirão Preto. Ela, que inicialmente cogitou usar um vestido branco comprado em uma fast fashion como a Zara, acabou se realizando com um modelo da linha Crie, de Julia Parker.

“Como escolhemos fazer apenas um jantar para amigos em uma pizzaria após a cerimônia na igreja, comecei com a ideia de comprar um vestido simples e genérico. Mas à medida que o casamento ganhava forma e evoluíamos na decoração, vi que a ocasião merecia algo mais especial e personalizado, mesmo que simples”, conta Susana.

Foi então que ela conheceu o trabalho de Julia e se encantou pela possibilidade de customizar um dos modelos da linha Crie. Por coincidência, ele tinha o shape que Susana sonhava. O passo seguinte foi a deliciosa tarefa de escolher um tule de poá e pedir que a estilista adicionasse bordados de pérolas na gola e um cinto de folhas bordadas para acompanhar.

“Apesar de não ser um modelo exclusivo em sua essência, fizemos com que ele tivesse a minha cara. Ficou perfeito! Fiquei muito emocionada ao me vestir no dia, pois me senti completa, realizada, verdadeiramente uma noiva. Com certeza não teria tido essa sensação se houvesse mantido o plano inicial”, recorda.

salvar
Susana Almeida com vestido Crie por Julia Parker / Foto: Tiago Silva
salvar
Susana Almeida com vestido Crie por Julia Parker / Foto: Tiago Silva

Pegadinhas comuns

Uma noiva que tem em mente um vestido simples precisa ficar atenta a algumas pegadinhas comuns quando o assunto é este estilo. São pequenas confusões que podem dificultar a comunicação até a chegada do vestido ideal ou dar uma ideia equivocada do que se esperar. Mas fique tranquila porque, abaixo, a gente comenta os principais mal-entendidos!

Vestido simples e barato? Pode ser, mas nem sempre!

Como na história de Susana Almeida, vimos que um vestido de noiva simples e bonito pode ser mais acessível. Ela escolheu uma base pronta que permitia certo grau de personalização, mas poderia ter optado por focar no shape que havia idealizado e ter aberto mão de alguns detalhes mais elaborados, caso o orçamento tivesse estourado. Poderia ser um vestido de noiva sereia simples, por exemplo, ou um vestido de noiva tomara que caia e sem adornos. Tudo dependeria do gosto da noiva. Mas não adianta achar que porque é um vestido mais enxuto ele será um vestido de noiva simples e barato.

“O preço não tem ligação direta com a escolha de um vestido simples. Às vezes, a noiva quer um vestido supersimples usando os materiais mais nobres e caros que existem. E assim ele pode não ficar no valor que tinha em mente antes de chegar ao ateliê. De qualquer forma, quando existe um limite de orçamento, sempre converso com a cliente para buscar materiais que tenham preço seja compatível com que a noiva está disposta a gastar e também com o tamanho e estilo do casamento”, tranquiliza Julia Parker.

Vestido de noiva simples x vestido de noiva minimalista

Frequentemente associado aos vestidos de noiva minimalistas, os vestidos simples não são necessariamente a mesma coisa. “Um vestido de noiva minimalista seria um vestido mais liso, sem renda, no qual a modelagem é o ponto alto. Cada recorte importa. E são os recortes, ou a ausência deles, que dão a elegância”, comenta Julia.

Cabe explicar que um vestido de noiva simples não é necessariamente leve ou fluido, e pode sim ser uma peça ultra-elegante e para a noite. Vamos de Meghan Markle de novo, com um Stella McCartney frente única escolhido como segundo vestido de noiva para a recepção? “Importante saber que você pode ter um vestido simples e minimalista. Eu amo. Mas eles não são sinônimos. Existem vestidos simples nada minimalistas e vice-versa”, completa.

A expert Vanessa Abbud comenta também sobre a versatilidade da escolha de um vestido simples que segue a linha minimalista. “Eu indicaria um vestido simples, nesta estética minimalista, para um casamento à noite, a tarde, de manhã, para um almoço. Respeitando o estilo da noiva e escolhendo o tecido certo, ele poderia ser encaixado em qualquer ocasião. Isso porque com um mesmo corte, poderia usar um crepe francês para um casamento de final de tarde, uma zibeline para um casamento à noite ou um georgette de seda para um almoço. Os três seriam fiéis  à ideia de um vestido simples”, comenta.

salvar
Maria Mendes / Foto: Divulgação

Parece mais não é

Vanessa alerta para a complexidade de determinadas técnicas e a falta de compreensão destas aos olhos leigos. “Não é porque um vestido parece simples que ele vai ser feito em um tecido mais em conta ou algo do gênero. Às vezes, fazer um vestido de corte reto com modelagem impecável, liso, em um tecido como o crepe francês, é mais difícil que fazer um inteiro bordado. Porque em alguns casos a gente consegue esconder com o bordado um pequeno defeito, uma ruguinha. E um vestido com corte perfeito precisa ter uma costura que o acompanhe neste sentido”, pondera.

Ainda de acordo com ela, existe uma série de efeitos que podem dar uma impressão de um vestido mal feito, caso não sejam muito bem executados. “Vestidos que trabalham com muitos recortes, como os meus, demandam muita atenção no que diz respeito à maneira como ele é costurado. Porque um vestido de muitos recortes pede um cuidado redobrado para a costura, para a proporção. Pois só assim caem no corpo perfeitamente”, reforça.

Outro exemplo é a opção por nervuras. “Nós aqui no Vanessa Abbud Atelier somos as rainhas das nervuras e fazemos testes em muitos tipos de tecido, mas para um resultado impecável, elas precisam ser exatas, ter as medidas certinhas de um lado para o outro”, complementa, deixando clara a importância da escolha de um profissional capacitado para a conquista de um vestido simplesmente perfeito.

salvar
Vestido Vanessa Abbud Atelier / Foto: Divulgação

Referências, sempre!

Depois de tudo que apresentamos, você acha que os vestidos de noiva simples fazem o seu tipo? Caso ainda tenha ficado na dúvida, acompanhe as muitas sugestões da nossa galeria e, de quebra, fique por dentro desta tendência para 2020. Como sempre no mercado de casamentos, tudo começa com uma boa pesquisa de fornecedores e referências! Além de linda, você vai garantir um look superatual.

* Post publicado em 08/06/2017. Última atualização em 12/02/2020.

Escolha os fornecedores que você quer contatar.

Ateliê Julia Parker Estilistas de vestidos de noiva
Vanessa Abbud Atelier Estilistas de vestidos de noiva