Villa Giardini Ecoparque: luxo, beleza e sustentabilidade em seu casamento

Se está a procura de um espaço único, espetacular, que se preocupa com a sustentabilidade e proteção ambiental, conheça o Villa Giardini Ecoparque!

  • Espaços
  • Sponsored
  • Noivos

Os casamentos sustentáveis têm se tornado uma grande preferência entre os noivos que se preocupam com o meio ambiente, mesmo para aqueles que sonham com uma troca de votos de aspecto cinematográfico. Pensando nisso, o Villa Giardini Ecoparque desenvolve projetos que estimulam a preservação ambiental, se tornando o espaço ideal para quem deseja celebrar o amor em um espaço arrebatador que se mantém em perfeita harmonia com a natureza.

salvarVilla Giardini EcoparqueAgende uma visita no Villa Giardini Ecoparque
Villa Giardini Ecoparque – Foto: Ernani Rocha Fotografias

Localizado no ponto alto do Lago Norte em Brasília, o Villa Giardini Ecoparque é uma das poucas empresas do mercado de casamentos e eventos sociais do Brasil dedicadas à sustentabilidade e proteção ambiental. O espaço foi idealizado pela artista plástica Dhyana Giardini e seus filhos, o arquiteto Cauê Giardini, e a Chef Ana Terra Giardini, filha e netos do grande paisagista Roberto Nehring. A iniciativa do empreendimento foi criar um novo conceito de espaço para eventos em Brasília, onde a natureza, cultura e sustentabilidade pudessem caminhar juntas como agentes propulsores do desenvolvimento humano sustentável.

Dedicado à preservação e proteção do espaço natural, o jardim atua como tema central deste complexo que detém uma área de 36.000m² de parque em meio à mata de cerrado nativo, que foi mantida e preservada em 65% do terreno. O Villa Giardini Ecoparque ainda incorpora plantas nativas e de outras regiões em seu paisagismo e oferece à Capital Federal um espaço onde a arquitetura e paisagem se fundem e criam um cenário único e encantador.

salvarVilla Giardini EcoparqueAgende uma visita no Villa Giardini Ecoparque
Villa Giardini Ecoparque – Foto: Augusto Felix

Além do espaço para eventos, o grupo Giardini desenvolve uma série de atividades que buscam a preservação ambiental e um estilo de empresa sustentável e autossuficiente. Sua missão é partilhar valores socioambientais enquanto planta sonhos e emoções, estimulando o contato com a natureza e as diferentes formas de preservar o espaço natural. Alguns dos projetos desenvolvidos no espaço são: Projeto Casando com a Natureza, Árvore de Família, Sementes da Villa, Villa Preservada, entre outras iniciativas que contribuem com a conscientização ecológica e fomento da sustentabilidade de maneira integrada e consciente.

salvarVilla Giardini EcoparqueAgende uma visita no Villa Giardini Ecoparque
Villa Giardini Ecoparque – Foto: divulgação

Projeto Casando com a Natureza

Este projeto viabiliza a composição de celebrações privadas em profundo contato com a natureza, fazendo parte de uma iniciativa ecológica que engloba desde a produção até o evento em si. Sua proposta é a realização de festas voltadas para um maior contato entre o público e o ambiente natural, ao inserir noivos e convidados em espaços de jardins que se encontram em grande sintonia com a natureza e o cerrado do Villa Giardini Ecoparque.

salvarVilla Giardini EcoparqueAgende uma visita no Villa Giardini Ecoparque
Villa Giardini Ecoparque – Foto: divulgação

Árvore de Família

Escolher o Villa Giardini Ecoparque para iniciar uma nova família é proporcionar uma experiência única e significativa que marcará para sempre a história do casal. O projeto Árvore de Família é uma oportunidade de compartilhar essa vivência por meio de um convite aos casais Giardini a plantarem sua própria árvore nos jardins da Villa, simbolizando a união que será selada no local e contribuindo para um futuro em harmonia com a natureza.

As cerimônias de plantio ocorrem semestralmente, permitindo que os casais escolham sua árvore a partir de uma lista disponibilizada pelo setor de paisagismo do parque. Um juramento é recitado pelos noivos, frente a árvore, e a muda é identificada com uma plaqueta da espécie, nome do casal, data do plantio e casamento da nova família.

“Ao plantar uma árvore aqui, estão plantando o futuro. Sabendo que a sombra de cada árvore plantada, os seus filhos contarão a sua história aos seus netos, compartilhando responsabilidade sócio ambiental e semeando um futuro melhor.” comenta Dhyana Giardini.

salvarVilla Giardini EcoparqueAgende uma visita no Villa Giardini Ecoparque
Villa Giardini Ecoparque – Foto: divulgação

Balão semente (plantando o amanhã)

Esta é uma iniciativa importante que possui um simbolismo muito interessante. O balão semente é uma ideia que une a beleza e sustentabilidade de forma consciente e ecológica. Nos casamentos em que o casal opta por soltar balões de gás durante a saída da cerimônia, é adicionado um grupo de sementes em cada balão. Ao estourar após o voo, as sementes caem no solo e poderão crescer e se desenvolver na natureza, oferecendo um simbolismo muito especial à cerimônia de casamente e formação da família. É importante ressaltar que os balões utilizados pelo Villa Giardini Ecoparque são de látex biodegradável com cordão de barbante natural, não oferecendo riscos à natureza e a à fauna local.

salvarVilla Giardini EcoparqueAgende uma visita no Villa Giardini Ecoparque
Villa Giardini Ecoparque – Foto: divulgação

Arquitetura sustentável

A arquitetura do Villa Giardini Ecoparque foi concebida para promover a integração entre o homem e a natureza de forma profunda e harmônica através de um projeto racional, eficiente e sustentável. O projeto do salão de banquetes do espaço, assinado pelo arquiteto Cauê Giardini, incorpora uma série de iniciativas que buscam a eficiência energética e bioclimatismo. O Palazzo Giardini, como é conhecido, se apoia nos seguintes recursos:

  • Aproveitamento da iluminação e ventilação natural, não necessitando de grandes esforços para aclimatação e iluminação.
  • Faz reuso de todas as águas utilizadas em toaletes cozinhas e dependências, passando por um sistema de reciclagem e reaproveitamento na irrigação paisagística.
  • Captação de água da chuva para irrigação paisagística.
  • Uso de energia fotovoltaica, convertendo luz em eletricidade na iluminação noturna. O projeto também incorpora técnicas e recursos sustentáveis, como uso de tintas naturais a base de terra nas paredes e fachadas, tijolos de adobe feitos no próprio local com terra local, dentre outras práticas que valorizam o mercado regional e a identidade nacional.

Além disso, a própria arquitetura em si permite uma experiência única aos convidados do evento em um espaço natural, preservado e belo. Com posição privilegiada dentro do parque, o jardim de cerimônias da Villa descortina uma irresistível vista para o Lago Paranoá e a cidade de Brasília, em uma ampla área ajardinada que se debruça sobre os 10.000m² de mata do cerrado nativa do parque, que é registrada e preservada. Não obstante, o Palazzo, se apoia nos mesmos princípios arquitetônicos, em um verdadeiro jardim coberto, criando um microclima e aproximando convidados a um espaço natural e humanizado. 

salvarVilla Giardini EcoparqueAgende uma visita no Villa Giardini Ecoparque
Villa Giardini Ecoparque – Foto: divulgação

Redução do lixo gerado durante o evento

O grupo Giardini possui várias outras iniciativas que contribuem para a preservação ambiental e redução de lixo gerado no evento como, por exemplo, a preferência por papéis reciclados e de reflorestamento em todos os itens de papelaria e staff interno. Essa iniciativa ainda vai além, chegando aos papéis utilizados nas toaletes e dependências sanitárias, constituídos de material reciclado e biodegradáveis, e se estende aos principais produtos de limpeza utilizados na manutenção do espaço e sabonetes toaletes, constituídos por materiais naturais e não agressivos ao meio ambiente, uma vez que o espaço capta e reutiliza toda água servida nas dependências após um processo de tratamento.

salvarVilla Giardini EcoparqueAgende uma visita no Villa Giardini Ecoparque
Villa Giardini Ecoparque – Foto: divulgação

Reciclagem e transformação dos resíduos após o evento

A decoração e criação visual dos eventos assinados pelo Villa Giardini Ecoparque, também possuem como premissa o quesito sustentabilidade. Na parte floral, a empresa prioriza produtores locais e regionais, estimulando o desenvolvimento econômico da região. Uma iniciativa que, além de consciente, é humana e racional, diminuindo os deslocamentos de produção. É importante ressaltar que todos os insumos da parte floral são convertidos em adubo de alta qualidade após o uso, tanto os resíduos florais como os arranjos que, após o evento, passam por um tratamento de compostagem orgânica realizado no próprio parque, retornando à terra para nutrir seus jardins e plantações. Essa inciativa contribui para redução de quase 40% dos resíduos gerados em um evento, transformando lixo em um produto natural e de alto valor simbólico no ciclo de produção floral.

Essa mesma inciativa se estende à cozinha, cujo lixo produzido após o evento é destinado a cooperativas de reciclagem. São coletados desde os resíduos orgânicos à plásticos, vidros, óleo de cozinha e metal, reduzindo mais de 40% do lixo gerado, o que totaliza 80% de reaproveitamento quando somado ao resíduo floral. Esse percentual ainda aumenta quando são somados os 10% dos resíduos dos sanitários e toaletes, feitos de material biodegradável, que vão direto para a estação de tratamento e compostagem. Dessa forma, a empresa consegue realizar um evento com redução que chega quase à totalidade do lixo gerado durante o mesmo.

salvarVilla Giardini EcoparqueAgende uma visita no Villa Giardini Ecoparque
Villa Giardini Ecoparque – Foto: divulgação

Produção orgânica própria 

O Villa Giardini Ecoparque também concentra suas atividades na produção de gêneros agrícolas orgânicos, plantas ornamentais e na produção própria de flores. Dessa forma, trabalha para se tornar autossuficiente em demandas internas, constituindo um ciclo de vida saudável para várias demandas do complexo. Seu projeto mais recente é o Lavandário, constituído por mais de 1.500 pés de Lavandula Dentata, a primeira plantação em larga escala de lavanda em todo o Centro Oeste. Além de fornecer flores de lavanda frescas para a floricultura do grupo Giardini, este campo se mostra como um cenário irresistível para fotografias com uma vista cinematográfica para o Lago Paranoá, estimulando o contato com o meio ambiente e a natureza.

salvarVilla Giardini EcoparqueAgende uma visita no Villa Giardini Ecoparque
Villa Giardini Ecoparque – Foto: divulgação

Se sonha com uma celebração incrível e deseja colaborar com o meio ambiente, não deixe de entrar em contato com o Villa Giardini Ecoparque. Agende uma visita e se surpreenda com um dos lugares mais belos, conscientes e sustentáveis do Brasil.

Escolha os fornecedores que você quer contatar.

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!